= utf-8 b tcotrfvmtybfwevsq8onq0lpuyatiefow4fmsvnfifrfwfrvquwuzg9j =

22
ESTÁCIO/FIB - CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA CADERNO DE ATIVIDADES DISCIPLINA: ANÁLISE TEXTUAL 1٥ SEMESTRE PROFESSOR: REINALDO MIRANDA PERÍODO DE AVALIAÇÕES: TRABALHO AV1. ___/ ___/ 12 PROVA AV1. ___/ ___/ 12 TRABALHO AV2. ___/ ___/ 12 PROVA AV2. ___/ ___/ 12 PROVA AV3. ___/ ___/ 12

Upload: esmeraldo-barreto

Post on 30-Dec-2014

48 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: = Utf-8 b Tcotrfvmtybfwevsq8onq0lpuyatiefow4fmsvnfifrfwfrvquwuzg9j =

ESTÁCIO/FIB - CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA

CADERNO DE ATIVIDADES

DISCIPLINA: ANÁLISE TEXTUAL1٥ SEMESTRE

PROFESSOR: REINALDO MIRANDA

PERÍODO DE AVALIAÇÕES:

TRABALHO AV1. ___/ ___/ 12PROVA AV1. ___/ ___/ 12

TRABALHO AV2. ___/ ___/ 12 PROVA AV2. ___/ ___/ 12

PROVA AV3. ___/ ___/ 12

ESQUEMA DOS ELEMENTOS DO

Page 2: = Utf-8 b Tcotrfvmtybfwevsq8onq0lpuyatiefow4fmsvnfifrfwfrvquwuzg9j =

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

COMUNICADOR EMISSOR, TRANSMISSOR, CODIFICADOR, REMETENTE, LOCUTOR, FALANTE.

RECEBEDOR RECEPTOR, DESTINATÁRIO, DE (S) CODIFICADOR, INTERLOCUTOR, OUVINTE.

CANAL

EMISSOR MENSAGEM RECEPTOR

CÓDIGO

CONTEXTO

CÓDIGO VERBAL (COMPREENDE A FALA E A ESCRITA)

CÓDIGO NÃO-VERBAL OUTRAS FORMAS DE EXPRESSÃO (GESTOS, MÍMICA, SINAIS, DANÇA, CORES, NOTAS MUSICAIS etc ).

CANAL NATURAL (ÓRGÃOS SENSORIAIS)

CANAL TECNOLÓGICO ESPACIAL RÁDIO, TELEVISÃO, TELEFONE, FAX, TELEFONE, INTERNET.

CANAL TECNOLÓGICO TEMPORAL TEXTOS, FOTOS, LIVROS, FITAS GRAVADAS.

REGISTROS OU NÍVEIS DE LINGUAGEM

LÍNGUA FALADA CULTA, COLOQUIAL, VULGAR OU INCULTA, REGIONAL

LÍNGUA ESCRITA LÍNGUA PADRÃO, COLOQUIAL, VULGAR OU INCULTA, REGIONAL.

LINGUAGEM GRUPAL GÍRIA OU TÉCNICA ( ESTÃO PRESENTES TANTO NA FALA QUANTO NA ESCRITA.

A GRAMÁTICA DA LÍNGUA PORTUGUESA

GRAMÁTICA NATURAL Compreende o conjunto de regras internalizadas pelo falante (sobretudo na oralidade), a partir das experiências naturais, isto é, das relações informais no meio em que convive cotidianamente.

Ex. “NÓS FOI NO CINEMA ONTEM”

GRAMÁTICA NORMATIVA Compreende o conjunto de regras sistematizadas pelo falante (sobretudo na escrita), a partir de normas prescritas para uso adequado da língua, ou seja, nas relações que exigem formalidade.

Ex. “NÓS FOMOS AO CINEMA ONTEM.”

Page 3: = Utf-8 b Tcotrfvmtybfwevsq8onq0lpuyatiefow4fmsvnfifrfwfrvquwuzg9j =

PARTICÍPIO DO VERBO É assim ou assado?

O particípio é uma forma nominal que indica uma ação já realizada. Às vezes, há dúvidas quando o particípio apresenta duas formas. Como fazer?

Ex.: 1. O computador foi instalado pelo técnico. (só existe uma forma)2. O computador foi pago ou pagado (?) à vista.

Para casos iguais a este, há uma dica: basta verificar o verbo que antecede o particípio.

VERBOS TER e HAVER PARTICÍPIO REGULAR ( ido/ ado )VERBOS SER... ESTAR... PARTICÍPIO IRREGULAR ( outras formas )

Portanto: O COMPUTADOR FOI PAGO À VISTA. Verbo ser

Complete com as formas adequadas de particípio:

1. A polícia havia _______ (dispersar) os ladrões.2. As folhas estavam ______ (dispersar) pelo chão da sala.3. As chuvas tinham ________(extinguir) o fogo, mas algumas brasas ficaram _______(acender).4. A raça humana seria ______ (extinguir) pelas explosões nucleares.5. A gerência tinha ________ (imprimir) uma rigorosa estratégia de vendas.6. Esta obra foi ______ (imprimir) na França.7. A História do Brasil está bem ______ (descrever) naquele livro.8. Eles têm _____ (gastar) muito durante os passeios ao shopping.9. No fim do mês perceberam que tinham _____ (ganhar) menos do que lhe prometeram.10. O torneio foi ____ (ganhar) com muito sacrifício.11. O professor ainda não havia ______(completar) a lista de presença, embora todos estivessem com

a sua lista _______(completar).12. A fim de evitar problemas, o cheque não foi _____ (aceitar) pelo vendedor.13. Até o final da matrícula, a faculdade ainda não havia _____(aceitar) os requerimentos.14. A essa hora, o delegado já terá _____ (prender) os bandidos.15. Se os bandidos forem _____ (soltar), todos entrarão em pânico.16. O submarino estava ______(submergir) há vinte e dois dias.17. Devido à crise econômica, o governo não tem ____ (pagar) as contas em dia.18. As crianças foram _____(salvar) na hora exata.19. Os homens do corpo de bombeiro ainda não tinham_____(salvar) as crianças.20. Só realizariam prova os alunos que tivessem _____(fazer) a inscrição.21. Eu jurei que não tinha ____(falar) aquelas barbaridades a seu respeito.22. Todos os alunos de SI estão ____ (isentar) da mensalidade, pois esta já está___ (pagar).23. Os políticos corruptos deveriam ser ______ (expulsar) do seu país.24. Quando a luz voltou, já haviam _____(suspender) as aulas.25. Depois da tempestade, as roupas foram ficando ____(enxugar).

Page 4: = Utf-8 b Tcotrfvmtybfwevsq8onq0lpuyatiefow4fmsvnfifrfwfrvquwuzg9j =

OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - CONCORDÂNCIA VERBAL

1. Não___________ (bastaria – bastariam).aos gerentes das filiais pelos vários estados o preenchimento daquelas propostas.

2. No momento da seleção, ___________ (exigiu-se / exigiram-se) documentos comprobatórios do Curriculum Vitae.

3. Se _____________(houvesse – houvessem) melhores condições, ___________ (poderia – poderiam) existir melhores resultados.

4. ___________ (deve – devem) haver alguns meses que o diretor foi empossado.

5. ___________ (apropriou-se / apropriaram-se) do imóvel os posseiros.

6. Enquanto ________ (crescia – cresciam) a expectativa dos acontecimentos, _____________(esperava-se / esperavam-se) que ____________(participasse – participassem) do congresso representantes de vários países.

7. “Os Sertões” _______ (foi publicado - foram publicados) em 1902.

8. A manchete já _____________(surpreendia – surpreendiam) os leitores; ainda por cima _________(vinha – vinham) os depoimentos que nos _____________ (deixava – deixavam) preocupados.

9. ___________ (houve - houveram ) muitos problemas durante a conferência dos dados.

10. Os Estados Unidos _____ (vive – vivem) em constante debate nos últimos anos. _____ (fala-se/ falam-se) muito em terrorismo, o que _________(amedronta – amedrontam) os americanos.

11. Para surpresa dos técnicos, __________ (descobriu-se / descobriram-se) interferências absurdas durante a execução da obra.

12. O Bahia e o Vitória __________ (competiu – competiram) no último domingo.

13. Ainda não se _________ (oferece – oferecem) serviços de qualidade no turismo brasileiro.

14. Somos estudantes e ________ (vimos - viemos) de longe para falar com o presidente.15. Se no circo ________ (houver – houverem) feras, levarei as crianças para vê-las.16. O Bahia ou o Vitória ______(disputará – disputarão) o troféu no Campeonato Brasileiro.17. ______ (basta – bastam) quatro digitadores no setor de vendas.18. Quem causou todo o estrago ______ (foi – fui) eu.19. Hoje _______( é / são) quinze de agosto.20. Se você ______ (vim – vier) a Salvador, procure-me.21. Estados Unidos _____ (é – são), em parte, responsável pelo clima de tensão no mundo. 22. ________ (resta- restam) alguns minutos para o final da aula.23. Nos jornais _________ (aparece – aparecem) notícias alarmantes sobre a violência.24. A maioria dos muçulmanos _______ (é / são) de religião fundamentalista.25. Os muçulmanos têm resistência ao ocidente. A maioria ______ (é/ são) radical em suas idéias.26. _____ (deve – devem) existir motivos para a sua insatisfação na empresa.27. Já ________ quatro meses que eu retornei daquela viagem.28. Quatro metros _____ (é – são) o suficiente.

Page 5: = Utf-8 b Tcotrfvmtybfwevsq8onq0lpuyatiefow4fmsvnfifrfwfrvquwuzg9j =

OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - COMO ESCREVER MELHOR

a) TRAZ ou TRÁS1. Havia por _______ de suas palavras uma outra intenção mal definida.2. Somente sua presença _______ segurança a todos nós.3. Seu mais recente trabalho _______ um estudo sobre a personalidade humana.4. O torcedor passou por ________ da trave e agrediu o goleiro.5. Normalmente fico na parte de ______ quando viajo de ônibus.6. A revista Veja _______ esta semana uma reportagem que mostra o que acontece por _______

dos bastidores da política brasileira.

b) HÁ ou A1. _____ muitos anos aconteceu uma tragédia neste lugar.2. Avistei-a com um amigo _____ alguns passos de nós.3. Trazia já ____ bastantes dias um rosto cansado e triste.4. Sobre a mesa _______ um bilhete, explicando que ela voltará daqui ____ duas semanas.5. Apesar de toda a crise, ainda _____ esperança no semblante dos brasileiros.6. ____ melhores perspectivas de emprego ____ todos que se empenharam.7. Na sala _____ alunos posicionados ______ a uma certa distância.8. O clube ficava _____ vinte quilômetros da nossa casa.9. Se ______ queixas quanto ao atendimento, pedimos desculpas.

c) MAU ou MAL1. Os alunos obtiveram _____ resultado no exame, pois estudaram pouco2. A criança _______ orientada torna-se um adulto de ______ caráter.3. Os pneus foram _____ colocados pelo borracheiro.4. Por causa de um _____ funcionamento da glândula, precisou ir ao médico.5. Tinha uns ______ hábitos, como o de fumar excessivamente.6. O deputado expôs ______ a sua defesa para a CPI.7. Fumar representa um grande ______ para a saúde de todos.8. Devido ao seu _____ comportamento, os colegas o receberam ______.9. A guerra é um ______ para a humanidade e vem acompanhada do ódio, que é um _____

sentimento. 10. O jogador sentiu-se _____ durante a partida.11. Não pudemos finalizar o campeonato, por causa do _____ tempo.

c) MAS – MAIS ou MÁS1. Comemos ______ alimentos do que devíamos, _____ estava uma delícia.2. Todos foram selecionados, ______ nem todos foram convocados.3. Não há ______ nada a ser feito. Será preciso um pouco _____ de tempo.4. As pessoas _____ terminam sendo vítimas da sua própria maldade.5. O presidente afirma que a economia vai bem, ______ a inflação nos assusta.6. Apesar dos fatos, nem todas as madrastas são _______.7. Chegaremos _____ tarde, ____ haverá tempo para um jantar.8. Os homens mentem _____ que as mulheres. É o que dizem as ______ línguas.

Page 6: = Utf-8 b Tcotrfvmtybfwevsq8onq0lpuyatiefow4fmsvnfifrfwfrvquwuzg9j =

EXERCÍCIOS – CONCORDÂNCIA E PONTUAÇÃO

1. Reescreva as frases abaixo, substituindo as palavras em destaque pelas palavras entre parênteses, modificando a concordância.

a) Não deixa de ser impressionante o fato de que o país sobrevive à crise. ( os indícios).

b) Se a situação continuar assim, entrará em cogitação a discussão sobre o parlamentarismo.

( os debates ).

c) Ontem foi escolhido, depois de cinco horas de deliberação, o rumo econômico da empresa.

( as diretrizes ).

d) Se não tomassem providências, estaria colocada a questão de quem restabeleceria a ordem.

( os dilemas ).

e) Foi feito o levantamento de preços, mas mesmo assim ocorreu uma série de irregularidades.

( as tomadas / irregularidades ).

f) Está comprovadíssima a fraude na construção do prédio. ( os roubos ).

g) Neste conceito está implícita a noção que coloca o homem como ator principal da cena ecológica.

( os princípios ).

h) Não pode ser mantido para sempre o modelo de desenvolvimento econômico que nos acompanha.

( as coordenadas ).

i) Aos meios de comunicação cabe a tarefa de ajudar o cidadão a identificar os verdadeiros problemas e

de dar a ele subsídios para solucioná-los. ( desafios ).

j) Foi se avolumando a pilha de reclamações. ( as reclamações ).

2. No texto abaixo foram suprimidas onze (11) vírgulas. Pontue-o corretamente.

CHEFE AUTORITÁRIO SÓ TRAZ PREJUÍZOS

Se os funcionários da sua empresa andam desmotivados com medo de opinar com

autoestima em baixa e manifestando doenças cujas origens são psicossomáticas é bom prestar

muita atenção. O problema certamente está relacionado com o chefe imediato deles. (...) “O chefe

de hoje mais do que comandar deve inspirar confiança ser leal ao grupo e dividir os prêmios e as

críticas” diz John Cymbaum consultor em gestão e recursos humanos.

Jornal A Tarde, Salvador, domingo, 30/10/2005)

COMO ESCREVER MELHOR - EXERCÍCIOS ESTRUTURAIS - VERBOS

Page 7: = Utf-8 b Tcotrfvmtybfwevsq8onq0lpuyatiefow4fmsvnfifrfwfrvquwuzg9j =

Muitos verbos da língua portuguesa são utilizados inadequadamente. Vamos treinar o uso correto de alguns deles.

1. Se você se_________ (DESFAZER - futuro) dos problemas que o atormentam e ________ (TRANSPOR – futuro) as dificuldades, terá êxito.

2. Conforme o diretor ________ (PREVER – passado), os cofres não __________ (CONTER – passado) a quantia esperada pelos acionistas.

3. O governo __________ (INTERVIR – passado) nas negociações diante do caos aéreo.

4. No ano passado, o Banco Central ________ (RETER – passado) parte do CPMF para ação social do governo.

5. Se Nelson Jobim __________ (MANTER – futuro) a palavra, o caos nos aeroportos será solucionado. Tomara que o ministro não se ______________ (CONTRADIZER – presente).

6. Os médicos solicitaram a João que se ______________(ABSTER – passado) do cigarro e do álcool. Porém, mesmo que se ______________ (DISPOR – passado) a seguir o conselho, seria impossível eliminar os vícios.

7. Tive que trocar a roupa que ganhei, pois eu não ______ (CABER – presente). Caso a loja não _______ (DISPOR – presente) de outra numeração, levarei outro produto.

8. “Tendo em vista a minha insatisfação com o treinamento concedido à nova equipe, ____________(REQUERER – presente) a substituição do monitor.”

9. Quando os policiais ___________ (INTERVIR – passado) na briga, a tragédia já havia acontecido.

10. Tenho consciência do meu valor como profissional, por isso não _________(COMPETIR – presente) com colegas desonestos.

11. É necessário que a Igreja _________(INTERVIR – presente) na política, haja vista ser este o seu papel social: a luta pela igualdade.

12. O presidente do Senado se _________(MANTER – passado) no cargo, apesar das críticas contrárias à sua permanência.

13. Logo que a crise parecia contornada no Congresso, ______________(SOBREVIR – passado) novos problemas.

14. Seu trabalho não está a contento. ________-lhe (ADVERTIR – presente) que faça um curso de aperfeiçoamento, algo que você ________(OPTAR – presente) no setor em que atua.

15. Não ______ (SER – presente) ingênuo. Assim que você ________(PROPOR – futuro) uma remuneração decente aos seus colaboradores, eles renderão muito mais.

16. Se o líder da equipe de vendas ______ (OBTER – futuro) uma meta satisfatória, espero que a diretoria ________ (ESTAR – futuro) disposta a negociar novos percentuais.

17. A funcionária do setor jurídico ______ (INTERMEDIAR – presente) as negociações com os funcionários demitidos em função da greve. No último encontro, ela __________(DESDIZER – passado) as informações passadas pela chefia de Recursos Humanos.

OFICINA DE LÍNGUA PORTUGUESA - MELHORANDO O NÍVEL DE LINGUAGEM

Page 8: = Utf-8 b Tcotrfvmtybfwevsq8onq0lpuyatiefow4fmsvnfifrfwfrvquwuzg9j =

As frases abaixo apresentam pequenos problemas quanto ao nível da linguagem. Modifique o que considerar necessário para uma boa linguagem.

1. O pessoal da banda chegaram atrasado para o show e o público já tava perdendo a paciência.

2. O nosso grupo tinha uma vocalista, mas ela já estava ficando meia cansada.

3. Aí a gente preferimos manter a banda somente com cantores do sexo masculino.

4. Quando o produtor mandou nós fazer três apresentação na mesma noite, a maioria não gostaram da ideia.

5. Normalmente o nosso show tem a duração longa. Tipo assim, é 3 horas da manhã e o público tá gostando. Então a gente continua.

6. Todos aqui é influenciado pelo partido alto, mas existem outros estilos. Afinal, o nosso grupo é da Bahia, um estado que produz ritmos novos a cada momento.

7. Durante a formação do grupo, houveram muitas pessoas que era contra a nossa ideia.

8. O nosso público é variado, na faixa etária de idade entre 18 e 60 anos.

9. O show depende muito do público. Quando notamos que tem menas pessoas na casa, tornamos o show mais intimista.

10.Quando uma garota pediu pra mim cantar uma música do nosso primeiro show, eu fiquei emocionado

11.Queremos agradecer a todos que dão estímulo para a nossa carreira. Muito obrigada!

Page 9: = Utf-8 b Tcotrfvmtybfwevsq8onq0lpuyatiefow4fmsvnfifrfwfrvquwuzg9j =

Níveis de linguagem A unidade na diversidade

(língua) (usos pelos falantes)

Para que o ato de comunicação seja eficiente é indispensável, entre outros requisitos, o uso adequado do nível de linguagem.

A língua, enquanto código ou sistema, permite uma multiplicidade de usos, que podem ser adotados pelos falantes, em consonância com as exigências situacionais da comunicação.

As variações observadas na utilização da língua, sejam sociais ou individuais, recebem o nome de variantes lingüísticas ou dialetos.A diversidade na utilização de uma mesma língua pelos conjuntos de falantes é decorrente de vários fatores:

a) FATORES REGIONAIS referem-se às influências geográficas. Você já percebeu que o português falado no sul do país difere do falado no norte. Num mesmo estado, há diferenças entre a língua utilizada por um cidadão que vive na capital e a empregada pelo habitante da zona rural. A linguagem rural tende, cada vez mais, a aproximar-se da linguagem urbana, em virtude da influência niveladora dos meios de comunicação (televisão, Internet etc). Existem também os regionalismos, isto é, vocábulos ou expressões típicas de determinada região.

b) FATORES CULTURAIS referem-se às influências sociológicas, relacionadas às classes sociais. O grau de escolarização e a formação cultural do indivíduo são fatores que determinam o uso da língua. Uma pessoa culta certamente utilizará a língua de maneira diversa de uma pessoa inculta.

c) FATORES NATURAIS referem-se às influências de ordem natural, tais como a idade e o sexo. Uma criança não usa a língua da mesma maneira que um jovem, adulto ou ancião. A maioria das mulheres, por exemplo, devido a tabus morais, emprega bem menos palavrões que os homens. Claro que com a inserção da mulher no mercado e em maior contato com o universo masculino, esta diferença tende a diminuir.

d) FATORES CONTEXTUAIS referem-se às influências do contexto em que o falante se encontra (tipo de assunto, ambiente e de ouvinte). Um mesmo falante altera o registro de sua fala de acordo com a situação. Numa roda de amigos em que se discute futebol, o falante usará um nível de linguagem diferente do utilizado na reunião com a diretoria da empresa.

Todas as formas de utilização da língua devem ser respeitadas. Não se admite o chamado preconceito lingüístico, visto que o papel fundamental de uma língua é o de estabelecer comunicação entre os interlocutores. Importante é saber fazer o bom uso, adequando o seu vocabulário, falando e escrevendo com clareza, de modo que a sua mensagem seja, de fato, compreendida por todos.

INCOERÊNCIA TEXTUAL

Page 10: = Utf-8 b Tcotrfvmtybfwevsq8onq0lpuyatiefow4fmsvnfifrfwfrvquwuzg9j =

Ocorre quando, em um texto, o autor não consegue estabelecer lógica de pensamento, em que

as idéias estão desconexas, comprometendo a compreensão por parte do leitor.

Leia o texto seguinte e responda às questões propostas:

A CHEGADA

João vivia em uma pequena casa construída no alto de uma colina, cuja frente dava leste. Desde o pé da colina, se espalhava em todas as direções, até o horizonte, uma planície coberta de areia. Na noite em que completava 30 anos, João, sentado nos degraus da escada colocada à frente de sua casa, olhava o sol poente e observava como a sua sombra ia diminuindo no caminho coberto de grama. De repente, viu um cavalo que descia para sua casa. As árvores e as folhagens não o permitiam ver distintamente; entretanto, observou que o cavalo era manco. Ao olhar mais de perto, verificou que o visitante era seu filho Guilherme, que há 20 anos tinha partido para alistar-se no exército, e, em todo este tempo, não havia dado sinal de vida. Guilherme, ao ver seu pai, desmontou imediatamente, correu até ele, lançando-se nos seus braços e começando a chorar.

(Texto cedido pela professora Maria Kato)

1. O autor demonstra ter domínio da linguagem escrita. Que elementos apontam para essa conclusão?

2. Apesar de, aparentemente, bem redigido, o texto apresenta sérios problemas relacionados à coerência, o que o torna inadequado. Vejamos:

a) A cena narrada ocorre à noite. No entanto, o que João olhava à sua frente?b) João morava em uma colina diante de um cenário desértico. Que elementos do texto

contrariam essa informação?

c) A frente da casa dava para o leste. Que fato do texto é incoerente com essa informação?

d) João vivia no alto de uma colina. De que modo ele viu o cavalo chegar?

e) João está completando 30 anos. A informação condiz com a chegada do filho?

f) As folhagens impediam a boa visão de João, mas ele observou uma característica detalhada

no cavalo.

PONTUAÇÃO – USO DA VÍRGULA

Coloque as vírgulas, quando necessário:

1. Meu primo completará 30 em maio e vai fazer uma festa de arromba.

2. Meu primo completará 30 em maio e eu faço aniversário em setembro.

Page 11: = Utf-8 b Tcotrfvmtybfwevsq8onq0lpuyatiefow4fmsvnfifrfwfrvquwuzg9j =

3. Belo Horizonte 20 de abril de 2005.

4. Meu filho saiba que numa situação dessas é necessário acima de tudo muita discrição.

5. A questão é saber quando será descoberta a cura das doenças que hoje ainda matam.

6. O arco-íris que com tantas cores pairava sobre as nossas cabeças transformou o céu

nublado numa paleta de pintor.

7. José Bonifácio o “Patriarca da Independência” orientou a educação do jovem príncipe herdeiro.

8. Corre minha filha porque do contrário perderemos o trem.

9. Aquela criança se lhe permitíssemos fazer tudo o que quisesse nos deixaria loucos.

10. A filosofia de Comte afirma que o espírito humano no que se refere ao conhecimento da

realidade passou por três estágios culturais.

11.A autora ganhou prêmios literários e versos humorísticos seus foram lidos na rádio local.

12.No pampa onde vive o homem da campanha o cavalo além de ser utilizado como meio de

transporte é também instrumento de trabalho.

13.Deitei dormi mas ainda não descansei.

14.A menina correu chorosa em direção ao pai.

15.Observe além disso a paisagem o clima a alegria do povo.

16.Quando descobrimos suas intenções resolvemos em reunião secreta afastá-lo do cargo.

17.Os Maias uma das melhores obras de Eça de Queiroz é um documento real-naturalista

pois insere na literatura um caso de patologia social.

18.Com muita paciência ele conversou com o velho ouviu-lhe as queixas e de acordo com as

possibilidades atendeu à sua reivindicação.

19.Não podendo acreditar naqueles elogios tão falsos o pianista contrariado retirou-se da

festa.

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIA PROF. REINALDO

GÊNERO TEXTUAL

REFERE-SE Á MODALIDADE, OU SEJA, ÀS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS E PREDOMINANTES EM CADA TEXTO.

1. TEXTO INFORMATIVO TEM COMO OBJETIVO TORNAR O LEITOR INFORMADO ACERCA DE UM ASSUNTO, UM FATO, UM EVENTO.

EX.: JORNAIS, REVISTAS, MAPAS, GUIAS

Page 12: = Utf-8 b Tcotrfvmtybfwevsq8onq0lpuyatiefow4fmsvnfifrfwfrvquwuzg9j =

2. TEXTO BIOGRÁFICO APRESENTA CARACTERÍSTICAS RELATIVAS A UM INDIVÍDUO, UMA PERSONALIDADE.

EX.: BIOGRAFIAS, MEMORIAIS, CURRÍCULOS, DIÁRIOS

3. TEXTO INSTRUCIONAL ORIENTA O LEITOR SOBRE VARIADOS ASSUNTOS.EX.: RECEITAS, MAPAS, GUIAS, HORÓSCOPO

4. TEXTO CIENTÍFICO É RESULTADO DE PESQUISAS, ESTUDOS, ESTATÍSTICAS, EXPERIÊNCIAS.

EX.: ARTIGOS CIENTÍFICOS, TESES, MONOGRAFIAS.

5. TEXTO DOCUMENTAL TEM VALOR DE DOCUMENTO, TEM REGISTRO COMPROBATÓRIO. EX.: CARTAS COMERCIAIS/OFICIAIS, RELATÓRIOS, LAUDOS, PROCESSOS, LEIS.

6. TEXTO PUBLICITÁRIO VEICULA UM PRODUTO, UMA IMAGEM CUJA INTENÇÃO É A DE CONVENCER O RECEPTOR.

EX.: PROPAGANDA, PANFLETO, OUTDOOR, FOLDER.

7. TEXTO ILUSTRATIVO A IMAGEM TRADUZ OBJETIVA OU SUBJETIVAMENTE ALGUM SIGNIFICADO PARA O LEITOR.

EX.: DESENHOS, TELAS, ESCULTURAS, SINAIS DE TRÂNSITO.

8. CHARGE É UM TEXTO ILUSTRATIVO “TEMPORAL”, ISTO É, REFERE-SE AOS FATOS EM EVIDÊNCIA.

EX.: TIRAS DE JORNAL, CARICATURAS

9. CARTUM É UM TEXTO ILUSTRATIVO “ATEMPORAL”, ISTO É, PODE SER COMPREENDIDO EM QUALQUER MOMENTO.

EX.: TIRAS DE JORNAL, CARICATURAS

10. TEXTO POÉTICO PROVOCA EMOÇÕES E SENSAÇÕES NO LEITOR, OBJETIVA E SUBJETIVAMENTE.

EX.: POEMAS, MÚSICAS, ROMANCES, OBRAS DE ARTE

PARÔNIMOS Palavras semelhantes, sentidos diferentes.

Preencha os espaços com os termos adequados.

1. De acordo com o último _______, somos quase 200 milhões de brasileiros. (CENSO – SENSO).2. Na ______ de posse, o ex-presidente Collor pediu perdão aos brasileiros. ( SEÇÃO - SESSÃO – CESSÃO)3. Vamos assistir a um _________ da Orquestra Sinfônica da Bahia. (CONSERTO - CONCERTO)

Page 13: = Utf-8 b Tcotrfvmtybfwevsq8onq0lpuyatiefow4fmsvnfifrfwfrvquwuzg9j =

4. Não se deve _________ as pessoas, pois todos merecem respeito. (DESCRIMINAR – DISCRIMINAR)5. O fazendeiro resolveu mudar o testamento em que fizera a _______ dos bens. ( SEÇÃO - SESSÃO – CESSÃO)6. O povo derrotado na guerra foi obrigado a ________ para outros países. ( EMIGRAR – IMIGRAR )7. Falou com o diretor para ________ o meu requerimento. ( DEFERIR – DIFERIR )8. No Brasil, os menores infratores são _____________. (DESCRIMINADOS – DISCRIMINADOS)9. Uma pessoa educada sabe agir com ___________. ( DISCRIÇÃO – DESCRIÇÃO )10. Os alimentos devem ser guardados na ____________. ( DISPENSA – DESPENSA )11. Decidiram finalmente _______ o deputado corrupto. ( CAÇAR - CASSAR )12. Com o racionamento, voltaram as lâmpadas ____________. ( FLUORESCENTES – FLORESCENTES )13. No início do século XX, os ____________ italianos chegaram ao Brasil. (IMIGRANTES – EMIGRANTES)14. O povo não agüenta mais tantas _______e tantos impostos. ( TAXAS – TACHAS )15. Precisava comprar um presente e fui à ________ de CDs. ( SEÇÃO - SESSÃO – CESSÃO)16. Quando o erro é muito grande, é inútil tentar ____________. (RATIFICÁ-LO - RETIFICÁ-LO)17. Sempre que tentava fugir, era apanhado em ___________ ( FLAGRANTE - FRAGRANTE )18. Ele não conhece nada sobre o assunto, pois ainda é _____________ no cargo. (INSIPIENTE -

INCIPIENTE)19. No almoxarifado, ele confirmou que o estoque estava bem _________ (SURTIDO - SORTIDO)20. Os jogadores se reuniram no _________ antes de iniciar a partida. (VESTIÁRIO – VESTUÁRIO)21. O local estava totalmente _________ de mosquitos. ( ENFESTADO – INFESTADO )22. No crime, o X-9 é aquele sujeito que _________ o companheiro. (DILATA – DELATA)23. Na atual __________, ninguém sabe em que governo confiar. (CONJETURA – CONJUNTURA)24. Muitas pessoas não fazem cruzeiros marítimos, depois que o Titanic _________(EMERGIU – IMERGIU)25. No _________ de Mariana, há roupas casuais e trajes finos. ( VESTIÁRIO –VESTUÁRIO )26. Com tantos conflitos no mundo globalizado, é ___________ uma 3ª guerra (EMINENTE – IMINENTE).27. No calor, os corpos se __________. (DELATAM – DILATAM)28. Na hora do rush, o __________ é intenso nas imediações do Iguatemi. (TRÁFICO – TRÁFEGO)29. Os auditores investigaram o desvio de uma soma _____ dos cofres públicos. ( VULTOSA – VULTUOSA )30. Não se deve ________ uma pessoa somente porque esta é subordinada. ( DISTRATAR – DESTRATAR )31. Todos os alunos que requerem _________ , são encaminhados ao CAF. ( DISPENSA – DESPENSA )32. Diante dos problemas no país, os brasileiros estão perdendo o _______ de humor. (CENSO – SENSO).33. Seu texto está muito bem escrito. Por isso estou apenas ___________(RATIFICANDO – RETIFICANDO)34. A _________ dos itens deve ser feita de acordo com as referências. ( DESCRIÇÃO –DISCRIÇÃO )35. A proprietária da casa encomendou um _________ em estilo colonial. ( LUSTRO – LUSTRE ).

PROCESSOS SEMÂNTICOS = Referem-se aos significados POLISSEMIA = Mais de um significado

Substitua os verbos em destaque nas frases abaixo por outro de sentido específico, fazendo modificações

necessárias. Observe o contexto em que as palavras se encontram.

Page 14: = Utf-8 b Tcotrfvmtybfwevsq8onq0lpuyatiefow4fmsvnfifrfwfrvquwuzg9j =

A) VERBO TER

1. Meu vizinho tem um carro importado. 5. Aquela moça tem medo de barata.

2. O candidato não tinha documentos. 6. Tenho a função de fiscal na empresa.

3. O livro tem mais de cem páginas. 7. Ele não tem tempo para se divertir.

4. A máquina tinha algum defeito? 8. O que você tem, meu amigo?

B) VERBO FAZER

1. Deus fez o mundo em seis dias. 5. Sua opinião faz falta nas reuniões.

2. A prefeitura vai fazer banheiros nas praias. 6. A fábrica fez muito no último ano.

3. Aquela senhora fazia bonecas de barro. 7. O cantor fez bonito na noite de estreia.

4. Fez uma crônica em meia hora.

C) VERBO DAR

1. O que ganho não dá para as despesas. 4. Dei com a solução do problema.

2. O bandido se “deu mal” nos seus planos. 5. Depois de muitos cálculos, deu X por Y.

3. Suas teorias deram-lhe fama. 6. O jornal dava notícias sem credibilidade

4. Eles se davam muito bem quando casaram. 7. Dá para você me ajudar nessa tarefa?

.

D) VERBO PÔR 1. O sacerdote põe a batina antes de rezar a missa. 6. O engenheiro pôs uma loja de presentes.

2. A lojista pôs diversos quadros na parede. 7. Nunca ponha “n” antes de “p” e “b”.

3. Decidiu que iria pôr o dinheiro no banco 8. O assaltante se pôs atrás da porta.

4. Tonto, pôs as mãos nas costas da cadeira. 9. Os colegas sempre lhe põem a culpa

5. O deputado pôs os parentes no congresso. 10. Quem quer vender algo, põe anúncio nos

jornais.

COMO SE FAZ UM RESUMO ?

Resumir um texto é reproduzir, em poucas palavras, o que o autor expressou amplamente. É a síntese das ideias do texto e não das palavras ou frases. Fazer resumos é útil para se aprender a relacionar as ideias principais do texto e entender com clareza o assunto.

Page 15: = Utf-8 b Tcotrfvmtybfwevsq8onq0lpuyatiefow4fmsvnfifrfwfrvquwuzg9j =

CUIDADOS NA ELABORAÇÃO DO RESUMO

a- Não iniciar com expressões do tipo "O autor diz...", "O texto mostra…".b- Não apresentar juízos críticos, opiniões próprias.c- Não colocar exemplos nem explicações desnecessárias.d- Manter a progressão em que as ideias aparecem, observando os elementos conectores.e- Utilizar linguagem clara e objetiva.f- Evitar transcrição de frases do texto.g- A extensão do resumo deve ter de 10 a 15 por cento da extensão do texto original.

ETAPAS NO PROCESSO DO RESUMO

a- Leitura integral para tomar contato com o texto.b- Esclarecimento de eventuais dúvidas de vocabulário.c- Releitura para identificação do tema e sua delimitação.d- Destaque das palavras-chave das ideias de cada parágrafo.e- Elaboração do esquema das ideias do texto, atentando-se para o relacionamento entre elas.f- Montagem do texto, seguindo a progressão das ideias.

OBSERVAÇÃO:

- Se o texto a ser resumido for de pequena extensão, basta fazer o esquema das ideias principais de cada parágrafo.- Se o texto for de grande extensão, um livro, por exemplo, será necessário apreender seu conteúdo através das partes ou capítulos.

Num mundo cada vez mais exigente em matéria de absorção de informação, reter parte daquilo com que temos contato é muito importante. Nesse aspecto, aprender a resumir textos com qualidade é necessário. Muitos dos meus leitores aqui ainda estão na graduação ou pós e o contato com textos na internet ou mesmo com livros ainda é muito grande. Siga o roteiro que apresento abaixo e maximize a retenção de informações.

Antes de qualquer coisa, é sempre bom lembrar que ler não é apenas passar os olhos no texto. Retirar do texto aquilo que realmente importa facilita inclusive o trabalho de memorização do conteúdo. No nosso caso, resumir nada mais é do que tirar do texto aquilo que ele de melhor nos oferece.

Como resumir um texto?

- Ler todo o texto para ser capaz de dizer de que ele trata;

- Reler uma ou mais vezes, grifando frases ou palavras importantes. Com o tempo, numa primeira leitura isso poderá ser feito;

Page 16: = Utf-8 b Tcotrfvmtybfwevsq8onq0lpuyatiefow4fmsvnfifrfwfrvquwuzg9j =

- Separe os conceitos dos exemplos. Identifique aquilo que é usado apenas como suporte à tese apresentada;

- Estude os conectivos e as relações estabelecidas por eles. Saiba identificar um conectivo que indique adversidade, conclusão, explicação, afirmação...

- Um texto bem escrito permite que se faça um resumo de cada parágrafo, visto que cada um apresenta uma ideia diferente. Anote as ideias de cada parágrafo e verifique se formam um todo coerente;

- Resumir não é apenas cortar o que se acha dispensável. Elimine "apenas" os exemplos dados como suporte à argumentação;

- Preocupe-se quando o examinador limita o número de linhas. O tamanho do resumo varia conforme o assunto abordado. "É possível" resumir uma fábula numa única frase, mas isso é "impossível" num tratado teórico.

Os resumos são textos que diferem de outros pela finalidade. Se o seu conseguiu fazer com que as ideias principais fossem preservadas, parabéns.