▬ questÃo 21 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ (prova tipo 4)

10
▬ QUESTÃO 21 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ (PROVA TIPO 4) O gráfico a seguir apresenta o perfil longitudinal do principal rio da bacia Amazônica, relacionando a altitude sobre o nível do mar, em metros, com a extensão do rio a partir da foz, em quilômetros. Dentre outras informações importantes, a variação média da altitude em relação à extensão pode ser relevante para classificar esse rio em relação ao relevo cortado por ele. Desse modo, o perfil representado no gráfico corresponde a um rio de (A) planície, com variação média de 3,75 mm/km. (B) planície, com variação média de 37,5 mm/km. (C) planície e de planalto, com variação média de 3,75 mm/km.

Upload: oakes

Post on 14-Jan-2016

49 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

▬ QUESTÃO 21 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ (PROVA TIPO 4) O gráfico a seguir apresenta o perfil longitudinal do principal rio da bacia Amazônica, relacionando a altitude sobre o nível do mar, em metros, com a extensão do rio a partir da foz, em quilômetros. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: ▬ QUESTÃO 21 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬  (PROVA TIPO 4)

▬ QUESTÃO 21 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ (PROVA TIPO 4)O gráfico a seguir apresenta o perfil longitudinal do principal rio da bacia Amazônica, relacionando a altitude sobre o nível do mar, em metros, com a extensão do rio a partir da foz, em quilômetros.

Dentre outras informações importantes, a variação média da altitude em relação à extensão pode ser relevante para classificar esse rio em relação ao relevo cortado por ele.Desse modo, o perfil representado no gráfico corresponde a um rio de

(A) planície, com variação média de 3,75 mm/km.(B) planície, com variação média de 37,5 mm/km.(C) planície e de planalto, com variação média de 3,75 mm/km.(D) planalto, com variação média de 3,75 mm/km.(E) planalto, com variação média de 37,5 mm/km.

Page 2: ▬ QUESTÃO 21 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬  (PROVA TIPO 4)

▬ QUESTÃO 22 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ (PROVA TIPO 4)Em uma turma, originalmente com 18 estudantes, a altura média dos alunos era de 1,61 m. Essa turma recebeu um novo aluno com 1,82 m e uma aluna com 1,60 m. Com isso, a altura média, em metros, dos estudantes dessa turma passou a ser de:

(A) 1,68(B) 1,66(C) 1,64(D) 1,62(E) 1,60

Page 3: ▬ QUESTÃO 21 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬  (PROVA TIPO 4)

▬ QUESTÃO 23 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ (PROVA TIPO 4)Leia o texto a seguir.

Considerando-se que as medidas de uma colher de sopa de açúcar e uma colher de café de sal são equivalentes a 12 g e 2 g, respectivamente, conclui-se que essa receita de soro caseiro contém, aproximadamente,

(A) 6,60×1022 átomos de hidrogênio.(B) 4,62×1023 átomos de hidrogênio.(C) 6,70×1025 átomos de hidrogênio.(D) 1,03×1022 átomos de cloro.(E) 2,10×1025 átomos de cloro.

Page 4: ▬ QUESTÃO 21 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬  (PROVA TIPO 4)

▬ QUESTÃO 24 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ (PROVA TIPO 4)Leia o texto a seguir.

O cubo Lifang possui volume de a³. Sendo assim, a pirâmide Yangma possui volume a³/3, pois possui a mesma base e a mesma altura que o cubo inicial. Portanto, para se calcular o volume da figura Bienuan basta dividir o volume de Yangma por 2. Então, o volume desejado da figura Bienuan é: a³/6.

(A) a³(B) a³/4(C) a³/3(D) a³/2(E) a³/6

Page 5: ▬ QUESTÃO 21 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬  (PROVA TIPO 4)

▬ QUESTÃO 25 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ (PROVA TIPO 4)Uma mola ideal, com 50 cm de comprimento (quando completamente relaxada), é presa ao teto por uma de suas extremidades. Na extremidade oposta, pendura-se um bloco de madeira de 100 g. Quando o sistema (mola e bloco) está em equilíbrio estático, a extremidade da mola que prende-se ao bloco fica a 65 cm do teto. Partindo destaposição de equilíbrio, o bloco é levantado 10 cm verticalmente e então é solto. Considere a função h(t) que representa, em cada instante, a altura do bloco, em cm, relativaà posição de equilíbrio (h=0), com o tempo t medido a partir do momento em que o bloco é solto (t=0). Considerando o exposto, conclui-se que o gráfico de h(t) é:

Função horário do sistema massa-mola: x = A.cos( o + wt). Portanto, letra D.

Page 6: ▬ QUESTÃO 21 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬  (PROVA TIPO 4)

▬ QUESTÃO 26 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ (PROVA TIPO 4)Um vidraceiro propõe a um cliente um tipo de vitral octogonal obtido a partir de um quadrado com 9 m de lado, retirando- se, de cada canto, um triângulo retângulo isóscelesde cateto com 3 m, conforme indicado na figura a seguir.

O vitral octogonal será feito com dois tipos de vidro: fumê (em cinza escuro na figura) e transparente (em cinza claro na figura). A razão entre a área da região preenchida com vidro transparente e a preenchida com vidro fumê, nesta ordem, é:

(A) 1/3(B) 2/3(C) 3/4(D) 1(E) 3/2

Page 7: ▬ QUESTÃO 21 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬  (PROVA TIPO 4)

▬ QUESTÃO 27 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ (PROVA TIPO 4)O mapa a seguir, representado num plano quadriculado, mostra a dominação espanhola, holandesa e portuguesa, na América do Sul, no século XVI.As regiões destacadas no mapa com a mesma cor representam

a área geográfica colonizada por determinado paíseuropeu. Calculando-se, aproximadamente, com base namalha quadriculada, a área das regiões indicadas nomapa, conclui-se que a área da região de colonização

(A) espanhola é menor que treze vezes a área de colonização holandesa.(B) espanhola é maior que cinco vezes a área de colonização portuguesa.(C) portuguesa é maior que a metade da área de colonização espanhola.(D) holandesa é maior que um décimo da área de colonização espanhola.(E) holandesa é menor que um quinto da área de colonização portuguesa.

Page 8: ▬ QUESTÃO 21 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬  (PROVA TIPO 4)

▬ QUESTÃO 28 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ (PROVA TIPO 4)A tabela a seguir apresenta a quantidade de pessoas da população economicamente ativa (PEA) no Brasil, nos anos de 2001 a 2009. Já o gráfico apresenta, no mesmo período, a taxa de desocupação, que é o porcentual de pessoas da PEA desempregadas.

Com base nas informações apresentadas, conclui-se que a quantidade absoluta de desocupados no Brasil, no ano de 2009, foi

(A) superior à quantidade de desocupados em 2001.(B) superior à quantidade de desocupados em 2003.(C) inferior à quantidade de desocupados em 2004.(D) inferior à quantidade de desocupados em 2006.(E) inferior à quantidade de desocupados em 2008.

Page 9: ▬ QUESTÃO 21 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬  (PROVA TIPO 4)

▬ QUESTÃO 29 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ (PROVA TIPO 4)A figura a seguir representa uma abelha, no ponto P, entrando nos alvéolos hexagonais de sua colmeia.

Considere que a abelha caminhe sobre as linhas tracejadas, somente no sentido indicado pelas setas, e nunca passe mais de uma vez pelo mesmo ponto. Nestas condições, a abelhatem apenas uma maneira de ir de P a A, uma maneira de ir de P a B, duas maneiras de ir de P a C etc. Continuando esta sequência numérica, o número de maneiras de ir de P a E, de Pa F e de P a G, respectivamente, é:

(A) 5, 10 e 13(B) 5, 8 e 13(C) 4, 8 e 12(D) 4, 5 e 6(E) 3, 4 e 5

Page 10: ▬ QUESTÃO 21 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬  (PROVA TIPO 4)

▬ QUESTÃO 30 ▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬ (PROVA TIPO 4)No plano cartesiano, a curva de equação y = x² −2x +1 intercepta o círculo de raio 1 e centro (1,1) em três pontos, A, B e C. Então, a área do triângulo ABC é:

(A) 2,5(B) 2(C) 1,5(D) 1(E) 0,5

..12

1.2auA