ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/edicao_1162.pdf · partir das 19h, na sede do lions clube...

12
Ouvidor 17 de Fevereiro de 2018 • Nº 1162 www.jornalouvidor.com.br Ano 27 Jornal Acerte seu relógio!!! Furto deixa famílias em pânico e natureza fica comprometida Na tentativa de furto de combustível nos dutos da Petrobras houve vazamen- to do produto, uma área de proteção ambiental e trechos do Rio Parateí fo- ram atingidos. O rio é a principal fonte de abas- tecimento de criação de animais e plantação de famílias do Bairro Itapeti, em Santa Isabel, como a de Alice Silva (Foto). Ór- gãos ainda não dimen- sionaram o tamanho do dano ambiental. Leia mais na Pág. 09 PM desmancha crime na região - Polícia Militar de Arujá em parceria com a PM de Santa Isabel desativaram, nesta semana, um desmanche clandestino no Bairro Cachoeira. Leia mais na Pág. 12. Mais um macaco morto - Filhote de Bugio foi encontrado morto no Bairro Ouro Fino em Santa Isabel. A suspeita é febre amarela. Leia Mais na Pág. 12 Foto: Érica Alcântara BASQUETE – A secretaria de Es- portes de Santa Isabel promove na próxima sexta-feira, dia 23/02, às 14h30, uma Seletiva de Basquete Masculino, para a categoria sub 15, a se realizar na quadra externa. Preparatória para torneio promovi- do pela TV Diário. TRANSPORTE - O horário de ve- rão chega ao fim neste final de se- mana. À meia-noite de sábado (17/02) para domingo (18) os reló- gios deverão ser atrasados em uma hora. Com isso, as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP vão operar por uma hora a mais até a meia-noite do novo ho- rário (1 hora da madrugada do anti- go horário de verão). A partir de domingo (18) as linhas cumprirão a tabela horária normalmente. BINGO – A Comunidade São Be- nedito Samambaia promove Bingo no domingo, 18/02, a partir das 15h, no Salão Paroquial da Matriz de Santa Isabel. BINGO 2 – O Lions Clube promo- ve Bingo no domingo, 18/02, a partir das 19h, na Sede do Lions Clube de Santa Isabel. SAÚDE - Secretaria de Saúde de Arujá realizará na próxima semana mutirões de exame de Papanicolau e agendamento de mamografia. A 1ª Unidade Básica de Saúde a rece- ber o serviço é do Barreto, dia 24, das 8h às 13h. UNIVESP – Convocados para 1ª chamada do polo da UNIVESP de Arujá, devem efetivar a matrícula até a próxima segunda (19). Mais informações pelo site: www.vu- nesp.com.br/uvsp1703.

Upload: lamnga

Post on 07-Feb-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1162.pdf · partir das 19h, na Sede do Lions Clube de Santa Isabel. ... SANTO NOME – Na primeira sessão de Câmara de 2018, em Arujá,

Ouvidor17 de Fevereiro de 2018 • Nº 1162 www.jornalouvidor.com.brAno 27

JornalAcerte seu relógio!!!

Furto deixa famílias em pânicoe natureza fica comprometida

Na tentativa de furto de combustível nos dutos da Petrobras houve vazamen-to do produto, uma área de proteção ambiental e trechos do Rio Parateí fo-ram atingidos. O rio é a principal fonte de abas-tecimento de criação de animais e plantação de famílias do Bairro Itapeti, em Santa Isabel, como a de Alice Silva (Foto). Ór-gãos ainda não dimen-sionaram o tamanho do dano ambiental. Leia mais na Pág. 09

PM desmancha crime na região - Polícia Militar de Arujá em parceria com a PM de Santa Isabel desativaram, nesta semana, um desmanche clandestino no Bairro Cachoeira. Leia mais na Pág. 12.

Mais um macaco morto - Filhote de Bugio foi encontrado morto no Bairro Ouro Fino em Santa Isabel. A suspeita é febre amarela. Leia Mais na Pág. 12

Foto

: Éric

a Al

cânt

ara

BASQUETE – A secretaria de Es-portes de Santa Isabel promove na próxima sexta-feira, dia 23/02, às 14h30, uma Seletiva de Basquete Masculino, para a categoria sub 15, a se realizar na quadra externa. Preparatória para torneio promovi-do pela TV Diário. TRANSPORTE - O horário de ve-rão chega ao fim neste final de se-mana. À meia-noite de sábado (17/02) para domingo (18) os reló-gios deverão ser atrasados em uma hora. Com isso, as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP vão operar por uma hora a mais até a meia-noite do novo ho-rário (1 hora da madrugada do anti-go horário de verão). A partir de domingo (18) as linhas cumprirão a tabela horária normalmente.BINGO – A Comunidade São Be-nedito Samambaia promove Bingo no domingo, 18/02, a partir das 15h, no Salão Paroquial da Matriz de Santa Isabel.BINGO 2 – O Lions Clube promo-ve Bingo no domingo, 18/02, a partir das 19h, na Sede do Lions Clube de Santa Isabel.SAÚDE - Secretaria de Saúde de Arujá realizará na próxima semana mutirões de exame de Papanicolau e agendamento de mamografia. A 1ª Unidade Básica de Saúde a rece-ber o serviço é do Barreto, dia 24, das 8h às 13h.UNIVESP – Convocados para 1ª chamada do polo da UNIVESP de Arujá, devem efetivar a matrícula até a próxima segunda (19). Mais informações pelo site: www.vu-nesp.com.br/uvsp1703.

Page 2: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1162.pdf · partir das 19h, na Sede do Lions Clube de Santa Isabel. ... SANTO NOME – Na primeira sessão de Câmara de 2018, em Arujá,

2 Jornal Ouvidor - Sábado / 17 de Fevereiro de 2018

EditorialRoberto DrumondNo pé do ouvido!

Intervençãoou cortina?

Essa sexta-feira o país acordou com a notícia de que o governo federal havia decretado intervenção na segurança do Rio de Janeiro. Um general de exército foi designado para tomar decisões de caráter estratégico destinadas a con-ter a onda de violência que acomete o Estado. Na prática é o governo federal assumindo o que a constituição entrega para a administração estadual: a segurança pública.

Há muito se fala que o Rio de Janeiro vive uma guerra civil. Embora o conflito armado entre o banditismo e a polí-cia possa parecer uma guerra, ela é desprovida de uma ideo-logia, de um propósito. A guerra civil, em seu conceito cor-reto, é o conflito armado entre duas ideologias diferentes dentro do mesmo país ou estado. É o conflito de visões di-vergentes que de batem em busca de se impor à derrotada.

O conflito nas terras cariocas é fruto da omissão do estado, da corrupção e da desorganização da sociedade. No Rio de Janeiro o crime organizado superou o próprio Estado, passando a ditar regras em parte do município determinando o direito de ir e vir, impondo a própria lei e executando segundo os seus interesses. E arregimentou nesse processo agem de governantes, membros das polí-cias e das forças armadas.

A intervenção declarada na madrugada não terá o efeito que o carioca e o brasileiro certamente esperava de uma ação de força. O interventor será apenas um militar direcio-nando as forças policiais segundo o seu entendimento. A experiência do exército brasileiro no combate ao banditismo é limitada à governança assumida no Haiti por ocasião da intervenção da ONU (Organização das Nações Unidas) na-quele país. Por 13 anos o Brasil comandou a força de paz que tinha como objetivo evitar o conflito armado entre gan-gues e entre os diversos grupos de interesse na organização daquele país caribenho.

Nem mesmo essa experiência o General designado para a intervenção no Rio de janeiro poderá se utilizar. Sua ação estará limitada a utilizando-se os recursos do próprio Estado do Rio, direcionar as ações policiais com o apoio (entenda--se como apoio o não envolvimento armado) de forças do exército. Ou seja, é apenas uma troca de comando em um momento que o Governo brasileiro precisa de visibilidade internacional ou, uma cortina de fumaça para evitar uma derrota na Câmara dos deputados.

A constituição brasileira proíbe qualquer alteração em seu texto quando algum dos componentes da federa-ção estiver sob intervenção. Assim, não poderá haver votação das mudanças nas leis previdenciárias enquanto durar a intervenção.

No resumo dessa ópera, a intervenção é necessária mas o Governo não tem maioria no Congresso para aprovar as mu-danças assim, ao invés de se submeter ao vexame de se ver derrotado, faz a intervenção.

O governo diz que estou errado, que vai dar um tempo na intervenção. Mas veremos!

IPTU – Em 2018, Arujá adotou uma maneira diferente de rece-ber o IPTU, ou as pessoas pagam nos bancos onde a Prefeitura é conveniada, ou para evitar filas depositavam o dinheiro na conta da Prefeitura e assim apresentavam o comprovante de depósito. O vereador Renato Caroba (PT), disse que o pagamento do IPTU por meio de depósito bancário é inconstitucional e afronta o Código Tributário do Município: “Isso vai contra determina-ção da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) ”, disse.SANTO NOME – Na primeira sessão de Câmara de 2018, em Arujá, um vereador esqueceu que ao ser eleito se tornou figura pública e no final de seu discurso na Tribuna exigiu que ninguém fale o seu nome sem o seu consentimento prévio, vamos apoiar o vereador e desta vez não vamos citar seu Santo Nome em vão.FICA QUIETO! – “Se não sabe o que falar, então fica quieto”, boa lição da mãe de um vereador de Arujá, citada na sessão do dia 07/02. Ainda não se sabe se o mesmo aprendeu o significado do ensinamento materno, afinal o edil subiu na tribuna na onda dos colegas, como possivelmente não leu a reportagem, só lhe restou usar ditado popular como subterfugio de argumento. Vereador, aprende com a mamãe, se não sabe o que falar, fica quieto!!! WAZE – Paraíba Car prometeu ir ao Ministério Público denun-ciar a reportagem que apresenta o modo como ele publicamente negociou o uso do carro da Câmara. Aparentemente o vereador ainda não encontrou o endereço do Fórum. Já existem aplicati-vos de GPS gratuitos e nem precisam de R$50,00, fica a dica!!!!FAKES – Igaratá está na onda da net. Nas redes sociais está acontecendo uma briga entre fakes associado à política. Um mete o pau, outro elogia, sempre a mesma ladainha, mas nin-guém mostra as caras. Quanta estupidez? É o problema da inter-net: dá voz aos covardes!CHUCHU – Ainda na briga dos Fakes, o assunto mais comen-tado é o chuchu, o insulto que parece brincadeira levou a uma grande discussão, mas parece que o feitiço voltou contra o feiti-ceiro, a Hashtag #SomosTodosChuchu pegou e deu dor de cabe-ça para quem começou com isso.CHUCHU 2 – O Perfil que parece ser falso soltou uma foto com um chuchu e um vinho numa piscina. O interessante é que outra pessoa também postou em suas redes sociais uma selfie mostran-do o mesmo chuchu e o mesmo vinho que também reapareceram sobre uma mesa de confraternização do grupo. Uma coincidên-cia que matou o anonimato.CHUCHU 3 – Parece que o suposto Fake depois da crise do chuchu nas fotos postadas, começou a dar desculpas para evitar mais desconfiança ao seu redor. Falando que o povo não é bone-co, mas é fácil falar assim quando realmente não é boneco, mas sim uma pessoa que se esconde. A casa vai cair!MAU EXEMPLO – O vereador Gilmar do Mercado teria sido flagrado em torno da Praça 30 de Dezembro dirigindo a cami-nhonete do estabelecimento que trabalha falando ao celular. Mas que exemplo o vereador dá à população? O que esperar...“TOLDINHO” – Na última sessão de câmara de Igaratá o bafa-fá rolou solto, todos os vereadores soltaram suas verdades e mentiras. Algumas verdades foram ditas na cara dura, como a do vereador Coquinho que foi apelidado pelo público presente como “Toldinho” da Saúde, pela verba “desviada” na aquisição de um toldo para a Câmara Municipal. Quem falou a verdade foi o vereador Jair.“TOLDINHO” 2 – O vereador “Toldinho” reclamou indevida-mente em rede social que não tinha como trabalhar por falta de uma mesa e blá blá, agora não fala mais nada. O vereador Jair provou que além de ter mesas, “Toldinho” usa as redes sociais para reclamar durante o horário de serviço. Deveria estar traba-lhando! Além de Toldinho, é Pinóquio.NENHUM NEM OUTRO – O vereador Jair surpreendeu por seu desempenho na última sessão. Seu alvo foi o vereador Co-quinho. Ao contar que o vereador usa a rede social em horário de expediente demonstra que além de não trabalhar como servidor,

também não atua como vereador.AMBULÂNCIAS – Igaratá foi contemplada com três ambulân-cias no valor de R$120 mil cada uma. A primeira enviada por emenda do deputado Helio Nishimoto a pedido dos vereadores Jair e Tonhão. Outra do deputado Gileno Gomes que, no aniversário da cidade, ouviu o pedido feito pelos vereadores Emerson e Tiago. A última ambulância foi emenda do deputado André do Prado.PAGOU SIM – O Presidente da Câmara de Santa Isabel, Alen-car Galbiatti, disse que o secretário de Cultura Tiago Pierre ga-rante que nunca esteve ao lado da Prefeita por interesses econô-micos, mas ele ouviu do próprio secretário de Turismo, Sérgio Sidorco, que o mesmo recebeu R$8 mil para ajudar na campanha da mesma.TROCA-TROCA – Embora a prefeitura de Santa Isabel até às 18h de ontem não tenha divulgado abertamente quem é o novo secretário de Finanças, Alencar já na quinta-feira, 15/02, revelou que Sidorco não gostou nenhum pouco da mudança. Além disso, a Prefeita prometeu reduzir secretarias, mas não conseguiu nada além de um troca-troca de gestão. PERMUTA - Alencar falou na semana passada que as mudanças que aconteceram na secretaria de Educação também são fruto de engrenagens políticas e não em benefício dos estudantes. O Pre-sidente insinuou que a irmã da Prefeita Fábia Porto está traba-lhando na Prefeitura de Igaratá em troca da permanência da Lilie-ne no comando da Pasta em Santa Isabel.DESAFIO - O vereador Alencar usou a Tribuna nesta semana para desafiar a secretaria de Cultura: “Me convida para ir até a sua secretaria, quero fiscalizar as licitações promovidas por esta Pasta para realizar o carnaval”. LICENÇAS – Alencar disse que empresários estão reclamando que há anos solicitaram licenças ambientais junto a prefeitura, que já liberou a mesma documentação para outros novatos. “Há suspeitas de ilegalidades nestes processos emitidos por esta ges-tão e vou levar a denúncia ao Ministério Público”, disse.LICENÇAS 2 – O presidente da Câmara defendeu o requeri-mento do vereador Gabriel solicitando cópia destas licenças. Quase mudo, Gabriel só se manifestou após o vereador Paulinho pedir que ele pelo menos se defendesse o seu requerimento.LICENÇAS 3 – Alencar revelou que Reinaldo sugeriu a ele que fiscalizasse as ações de sua antecessora, a arquiteta Sandra Igara-si, colocando em cheque a gestão da mesma e ainda insinuou que alguns parlamentares reeleitos na última eleição têm parte no crescimento dos condomínios clandestinos que surgiram no perí-odo em que ela comandou a Pasta. Citou como exemplo o Santa Luzia e o Estância Kennedy.FOGO – Pelo Ademar eu não boto a mão no fogo, mas pela Sandra coloco até as duas, foi assim que Alencar defendeu a Ar-quiteta. Por sorte, Ademar estava tranquilo e não demonstrou qualquer manifestação de ciúmes. Alencar não confirmou se vai aproveitar o passeio no MP para também pedir investigações so-bre a gestão de Igarasi.PALANQUE – Paulinho Investigador fez um pedido simples ao presidente da Casa de Leis. “Pare de fazer da Câmara seu espaço de autopromoção e jogadas políticas”, aparentemente o Vereador suspeita que o Presidente utiliza os recursos públicos para se manter em evidência. Se a suspeita for verdadeira, prevarica o edil que não a denúncia.DEDO DURO – Paulinho também pediu ao Presidente para dei-xar em sua casa a bola de cristal, que antes da sessão já avisa quando um requerimento será aprovado ou não. Alencar não teve dúvida, apontando para Maurício Platz revelou, “foi ele quem me contou tudo”.MULTA – A Câmara de Santa Isabel pode ser condenada a pa-gar uma multa de R$4 mil unidades fiscais. Segundo Alencar, o presidente que o antecedeu cometeu erros que agora o legislativo terá de pagar. PROBLEMAS – Duas reclamações se destacaram durante o carnaval de Santa Isabel, a primeira que faltou fiscalização do Conselho Tutelar no controle à venda e consumo de bebidas al-coólicas para menores de idade; a segunda que o PEM prometeu cumprir horários de ônibus que é incapaz de seguir e os proble-mas com o itinerário da empresa continuam aumentando.

Page 3: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1162.pdf · partir das 19h, na Sede do Lions Clube de Santa Isabel. ... SANTO NOME – Na primeira sessão de Câmara de 2018, em Arujá,
Page 4: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1162.pdf · partir das 19h, na Sede do Lions Clube de Santa Isabel. ... SANTO NOME – Na primeira sessão de Câmara de 2018, em Arujá,

4 Jornal Ouvidor - Sábado / 17 de Fevereiro de 2018

ESTADO DE SÃO PAULO – COMARCA DE SANTA ISABEL OFICIAL DO REGISTRO DE IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS E CIVIL DE PESSOAS JURÍDICAS

(MUNICÍPIOS DE ARUJÁ – IGARATÁ – SANTA ISABEL)EDITAL

NOTIFICACÃO EXTRAJUDICIAL / ALIENAÇÃO FIDUCIÁRIAPRAZO 15 (QUINZE) DIAS.PROTOCOLO: 131.204 DE 06/12/2017 (MATRÍCULA 18.643)NOTIFICANTE:EMGEA – EMPRESA GESTORA DE ATIVOS (SUCESSORA DA CAIXA ECONOMICA FEDERAL) . NOTIFICADO (A) :NUBIA PORTELA MOREIRARUA ISABEL MARIA LOBO, Nº 78, CENTRO, SANTA ISABEL/ SP

Oficial do Registro de Imóveis da Comarca de Santa isabel/ SP, (Municípios de Arujá, Igaratá e Santa Isabel), na forma do Art. 26, § 1º, da Lei 9.514/97, NOTIFICO Vossa Senhoria, para que, no prazo de 15 (quinze) dias, a contar do recebimen-to desta, efetue a purga do débito discriminado na “Planilha de Cálculo anexa, posicionado até 29/01/2018, correspondente a R$ 1.631.221,36, sujeito à atualização monetária, aos juros de mora e às despesas de cobrança até a data do efetivo pagamen-to, somando-se, também, o encargo que vencer no prazo da notificação, não estando incluso as despesas com a notificação, diligência e edital caso seja necessário publicar”, referente ao instrumento particular de venda e compra com alienação fidu-ciária, nº 1.4444.0139292-1, datado de 26/10/2012, firmado entre Vossa (s) Senhoria (s) e a CAIXA ECONOMICA FEDE-RAL, registrado nesta Serventia sob nº “R.8”, “R.9” e “AV.10”, da Matrícula nº 18.643, tendo sido dado como garantia de alienação fiduciária, o imóvel situado na Rua Isabel Maria Lobo, nº78, Santa Isabel/SP.

Outroassim, informo que o não pagamento da dívida acima citada no prazo estipulado, implicará na adoção de me-didas por parte da credora-fiduciária, com a consolidação da propriedade, para seu nome. (Lei 9.514/97, Art. 26. “Ven-cida e não paga, no todo ou em parte, a dívida e constituído em mora o fiduciante, consolidar-se-à, nos termos deste artigo, a propriedade do imóvel em nome do fiduciário”).

Caso Vossa Senhoria, já tenha purgada a mora, por gentileza desconsidere esta notificação. (Lei 9.514/97, art. 26, § 5º - Purgada a Mora no Registro de Imóveis, convalescerá o contrato de alienação fiduciária.)

A liquidação deverá ser junto a credora- fiduciária ou na serventia registral (vide endereço abaixo).

FRANCISCA DE CARVALHO DIAS, 77 anos natural de Jacareí – SP

ELOY DE PONTES, 90 anos natural desta cidadeISABELLY ALCÂNTARA DE SOUZA, horas de

vida natural desta cidadeJURACI DA SILVA, 63 anos natural desta cidade

Apresentaram os documentos exigidos pelo Código Civil, artigo 1525. Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

EDITAL DE PROCLAMASSinara Ieda Pizza, Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Santa Isabel – SP, Fone: 4657-5855. FAÇO SABER que pretendem se casar:

ALEX LEMES DE SOUSA E NAIARA CRISTINA CALDEIRA, ambos brasileiros, solteiros, ele na-tural de Arujá – SP, filho de Benedito de Sousa e de Roseli Lemes de Sousa, ela natural desta cidade, filha

de Benedito Carlos Caldeira e de Cleide Siqueira, residentes e domiciliados à Rua Ocidente nº332 Bairro – Cruzeiro

Edital de Convocação A Associação da Casa do Artesão de Santa Isabel, convi-da a todos associados para eleição da mora diretoria do ano Biênio de 2018 a 2020, no dia 28/02/2018 às 10:00hrs na Av. Republica, 118, Bairro – Centro

Água, cuide bem desse bem. Porque cada gota vale muito.

EDITAL PARA CONHECIMENTO DE TERCEIROS PRAZO DE 10 (DEZ) DIAS PROCESSO Nº 0011147-49.2010.8.26.0462 O DR. VALMIR MAURICI JUNIOR, MM. JUIZ DE DIREITO EM EXERCÍCIO DA 2ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE POÁ/SP, NA FORMA DA LEI, FAZ SABER A TODOS QUANTO O PRESENTE WDITAL VIREM OU DELE CONHECIMENTO TIVEREM E INTERESSAR POSSA QUE PERANTE ESTE JUÍZO E CARTÓRIO RESPECTIVO SE PROCESSA A AÇÃO DE SERVIDÃO ADMINISTRATIVA REQUERIDA PELA COMPANHIA DE SANEAMENTO BÁSICO DO ESTADO DE SÃO PAULO CONTRA ODILIA RODRIGUES GOMES, MÔNICA GOMES OMALLEY E CHISTIANE GOMES MORTAGUÁ, OBJETIVANDO PARTE DO IMÓVEL OBJETO DA MATRÍCULA 50.542 DO RI DE POÁ, COM ÁREA DE 501,61M2. O PROCESSO ESTÁ EM ANDAMENTO. FOI PLEITEADO O LEVANTAMENTO 100% DA VERBA INDENIZATÓRIA DEPOSITADA. O MM. JUIZ DETERMINOU A EXPEDIÇÃO DO PRESENTE EDITAL COM PRAZO DE 10 (DEZ) DIAS, NOS TERMOS DO ART. 34 DA LEI 3.365/41, PARA CONHECIMENTO DE TERCEIROS, QUE TERÃO O PRAZO DE DEZ DIAS, CONTADO DA DATA DA PUBLICAÇÃO DO PRESENTE PARA OPOR EVENTUAL CONTRARIEDADE, QUE DEVERÁ SER DIRIGIDA A ESTE JUÍZO, NO FORUM LOCAL, SITO NA AV. NOVE DE JULHO, 478, POÁ-SP. O PRESENTE SERÁ PUBLICADO NA FORMA DA LEI, BEM COMO AFIXADO NO LOCAL DE COSTUME. NADA MAIS. DADO E PASSADO NESTA CIDADE DE POÁ, AOS 16 DE JANEIRO DE 2018.

Page 5: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1162.pdf · partir das 19h, na Sede do Lions Clube de Santa Isabel. ... SANTO NOME – Na primeira sessão de Câmara de 2018, em Arujá,

Jornal Ouvidor - Sábado/ 17 de Fevereiro de 2018 5

Bruno [email protected]

LUCIANO HUCKAté segunda ordem, o apresenta-

dor de televisão Luciano Huck de-sistiu de sua candidatura à presidên-cia da república. Segundo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Huck seria o “novo” que a política está reclamando. Mas este não teria suportado sequer a primei-ra denuncia que saiu nos jornais, de que foi favorecido – ainda que por norma geral – em empréstimo do BNDS. A alegação para a saída é que foi uma exigência da TV Globo. Se confirmasse a candidatura, seria afastado da condução do programa, mesmo perdendo o pleito, o que ocorreria também com sua esposa, Angélica.

O triste desse episódio não foi a desistência do apresentador. Triste é não haver candidato com o mínimo de preparo para o cargo à vista. Ainda nesta semana, o banco Bradesco, uma insti-tuição sólida, modelo para o sistema bancário mundial, escolheu o sucessor do seu atual presidente. A escolha recaiu, como tradi-ção no banco, em funcionário com quarenta anos de carreira, cer-tamente com conhecimento de tudo o que ali ocorre, eis que co-meçou como contínuo. O mesmo acontece com qualquer empresa, mesmo que esta tenha um ou dois funcionários. Pede-se o currí-culo do candidato. E para o preenchimento de cargos públicos? É necessário concurso para ser admitido em qualquer cargo. No entanto, para o exercício de cargos públicos eletivos de relevância busca-se o critério de simpatia popular, pois é isso que parte do povo, lamentavelmente, busca.

Apesar da situação por que passa o país, certamente o Bra-sil ainda não é uma “lata velha”, como ocorre nos programas televisivos comandados pelo apresentador Huck, nos quais a pessoa pede uma reforma para seu veículo, todos em situação lamentavelmente.

O exercício da presidência da república requer experiência na área pública, que é absolutamente diferente da administra-ção de empresas privadas. Nessas, busca-se o retorno do capi-tal investido, através do lucro. Nos governos, deve-se buscar o bem estar da população, mesmo que o investimento não apre-sente qualquer retorno. Existem ainda as relações de natureza política, sem as quais não se pode viver num regime democrá-tico. Há, sim, troca de cargos por apoio político, como ficou demonstrado na recente formação do governo da Alemanha. Não é só no Brasil que isso acontece.

Fez bem Luciano Huck em sair da disputa. Ele seria massacra-do, tanto durante a campanha, como se fosse eleito.

Luis Carlos Corrêa Leite

Carnaval de paz paraas famílias da região

Apenas cinco ocorrên-cias criminais foram

registradas durante os festejos de carnaval em Igaratá e Santa Isabel. Famílias aproveitaram

as atrações duranteos festejos

Cinco dias de muita festa e ale-gria assim as prefeituras de Igaratá e Santa Isabel classificaram o car-naval em suas cidades. Famílias aproveitaram as atrações nas pra-ças e áreas destinadas ao evento, blocos tomaram as avenidas com marchinhas tradicionais e até para a própria Polícia Militar a festa foi de paz, com apenas cinco ocorrên-cias criminais registradas nos dois municípios.

Em Igaratá a festa foi realizada na Praça de Eventos, segundo a secretaria de Esporte e Turismo da cidade, responsável pela organiza-ção, a média de público foi de 7 mil pessoas por dia. O Comandan-te da PM de Igaratá, Sargento Pi-mentel destaca que foram registra-das duas ocorrências criminais durante os dias de festa: “Um mo-tociclista foi detido e teve sua ha-bilitação apreendida na Av. Fran-cisco Lourenço, na madrugada de terça-feira, 13/02. Em outro caso tivemos uma prisão por tráfico de drogas na quarta-feira, 14, na Rua Altino de Souza, o infrator T.W.S foi flagrado com 0,33 gramas de maconha e R$354,00”, explicou. Ambos os casos foram registrados na Delegacia de Polícia da cidade.

O prefeito da cidade, Celso Pa-lau afirmou que ainda esse ano, os eventos como a festa junina e o aniversário da cidade, voltarão ao centro permitindo maior participa-ção popular: “As obras do nosso centro de saúde já estão em fase final e podemos começar a plane-

Mais de 40 mil pessoas prestigiaram o carnaval em Santa Isabel

jar os próximos eventos do modo como devem ser feitos, mais perto do povo, mas com as mesmas ga-rantias de segurança e bem-estar para as famílias”.

Resgate as tradiçõescarnavalescas

Em Santa Isabel as festas fica-ram concentradas na praças Fer-nando Lopes e Bandeira, com dois palcos para shows e apresentações a cidade ainda teve em sua Aveni-da República o desfile de oito blo-cos carnavalescos que agitaram as mais de 40 mil pessoas que presti-giaram os festejos da cidade.

Segundo a secretaria Munici-pal de Cultura, ao todo mais de 70 servidores trabalharam na organi-zação do evento: “O investimento aproximado na contratação de em-presa especializada na montagem de palcos, som, iluminação, brin-quedos infláveis, banheiro quími-co, entre outras estruturas básicas, foi de R$78 mil”, informou o se-cretário da Pasta, Tiago Pierre.

Numa ação de conscientiza-ção sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) a secretaria de Saúde do município distribuiu nos locais da festa e nos portais da cidade, mais

de 20 mil preservativos. Para o 1º Tenente da Polícia

Militar de Santa Isabel, Ronildo Lopes a cidade só tem o que come-morar com o carnaval onde foram baixíssimos os registros de ocor-rências: “Registramos apenas três casos, sendo um de lesão corporal, após uma briga entre dois homens, uma mulher que declarou que teve seus pertences furtados no local da festa e um procurado pela justiça que foi detido pela PM, em aborda-gem feita a um dos bares próximos a Praça da Bandeira. Não tivemos sequer um registro de furto ou rou-bo de celular que é muito comum ter estes casos onde há grade con-centração de pessoas. A cidade promoveu um carnaval de paz”, disse o Comandante.

Matinês agitaram ArujáCrianças de todas as idades brin-

caram e dançaram nas matinês que a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Arujá promoveu duran-te o feriado prolongado de carnaval. As fantasias dos pequenos foram o principal destaque da folia.

As matinês ocorreram no do-mingo,11/02 e na terça-feira, 13 e fizeram pais, e outros familiares das crianças caírem na dança.

Page 6: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1162.pdf · partir das 19h, na Sede do Lions Clube de Santa Isabel. ... SANTO NOME – Na primeira sessão de Câmara de 2018, em Arujá,
Page 7: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1162.pdf · partir das 19h, na Sede do Lions Clube de Santa Isabel. ... SANTO NOME – Na primeira sessão de Câmara de 2018, em Arujá,
Page 8: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1162.pdf · partir das 19h, na Sede do Lions Clube de Santa Isabel. ... SANTO NOME – Na primeira sessão de Câmara de 2018, em Arujá,

8 Jornal Ouvidor - Sábado / 17 de Fevereiro de 2018

Page 9: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1162.pdf · partir das 19h, na Sede do Lions Clube de Santa Isabel. ... SANTO NOME – Na primeira sessão de Câmara de 2018, em Arujá,

Jornal Ouvidor - Sábado/ 17 de Fevereiro de 2018 9

Bruno [email protected]

Érica Alcâ[email protected]

Vazamento de combustível comprometea natureza e aterroriza famílias

Fato ocorreu na noite de terça--feira, 13, em Santa Isabel o

odor do combustível pôde ser sentido a quilômetrosde distância, famílias

abandonaram suas casascom medo de explosão

“O cheiro de combustível invadiu nossas casas e não sabíamos de onde vinha, as pesso-as e até os animais começaram a desmaiar e passar mal, só deu tempo mesmo de recolher as crianças e uma fralda para o nosso bebê”. O depoimento de Carmelita Paula resume o de-sespero que atingiu na noite de terça-feira, 13/02, as famílias do Bairro Itapeti, em Santa Isabel, após um vazamento nos dutos de com-bustível da Petrobrás.

O vazamento ocorreu em decorrência da tentativa de furto de combustível nos dutos que passam próximo ao Bairro do Itapeti, Es-trada Arthur Cytrynowicz. Ao notarem que não conseguiriam concluir a ação, os bandidos fugiram deixando para traz ferramentas e pe-daços de tubos, conexões que, possivelmente, seriam utilizadas no furto. O caso foi registra-do na delegacia de polícia da cidade.

Rapidamente a Transpetro, responsável pelo monitoramento dos dutos, mobilizou sua equipe de profissionais para trabalhar na con-tenção do vazamento e reparo imediato da tu-bulação. Agentes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) acompanham os trabalhos direto do local do vazamento e monitoram a área, que ainda na manhã de quarta-feira, 14/02, foi declarada com alto ín-dice de explosividade. Como medida de segu-rança cerca de 15 famílias que moram próxi-mas a área atingida foram acolhidas pela Transpetro num hotel do município.

Vazamento pode comprometervida do Rio Parateí

Técnicos que trabalharam na contenção do vazamento declararam que não foi possível impedir que o combustível atingisse o Rio Pa-rateí. Apenas um laudo da CETESB irá deter-minar o quanto oficialmente o rio e a Área de proteção Permanente (APP), por onde o líqui-do passou, ficaram comprometidas.

O secretário de Meio Ambiente de Igaratá e membro do Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul, Juarez Vasconcelos, explica que o Parateí pode ter sua vida aquáti-ca seriamente comprometida dependendo do volume de combustível que desaguou no rio: “É preciso um estudo detalhado que identifi-que o quanto de combustível se misturou as águas, se houve um grande volume de derra-mamento podemos em alguns dias ter mortan-dade de peixes e demais espécies que vivam no rio ou as margens dele. Esse pode ser um efeito como o que tivemos em Minas Gerais na cidade de Mariana, ocorrido em novembro de 2015, porém em menor escala”, alertou.

O Parateí nasce na Serra do Itaberaba, pas-sa por Arujá, Santa Isabel e deságua em Jaca-reí. Juarez explica que ele é uma afluente do

Rio Paraíba do Sul, este último é fonte de abastecimento humano para algumas áreas de São José dos Campos.

Algumas famílias do Bairro Itapeti depen-dem do rio, para Juarez é preciso que haja um acompanhamento dessas pessoas por parte da Transpetro e da Defesa Civil de Santa Isabel, a fim de impedir que elas tenham contato direto com a água, caso tenha ocorrido a contaminação.

Dario Neto, Diretor de Defesa Civil de San-ta Isabel, informa que as famílias voltaram para suas casas na manhã de ontem: “O município solicitou a Transpetro que faça uma análise cri-teriosa da água do rio e também dos poços de cada uma das residências para garantir que não há riscos para a saúde dessas famílias”, diz.

Prefeitura vai multar Transpetro O secretário de Meio Ambiente de Santa Isa-

bel, Reinaldo Nunes, garante que vai notificar e multar a Transpetro por conta da área de APP que foi desmatada pela Companhia para ter aces-so aos dutos: “Existe um caminho exclusivo para que a Transpetro tenha acesso a tubulação, isso dispensa o desmatamento de áreas legalmente protegidas. Faremos uma notificação e multa para que ela recomponha essa área de alguma forma. Foi mais um dano ambiental desnecessá-rio para Santa Isabel”, defende Reinaldo.

Transpetro já recuperou o DutoEm nota a Transpetro informa que o volume

total do vazamento de combustível ainda está sendo estimado pela Empresa e as autoridades ambientais. “Mas o reparo no duto já foi con-cluído e oleoduto opera normalmente. Equipes de contingência com cerca de 70 profissionais continuam trabalhando no recolhimento do pro-duto vazado e na limpeza do local”, diz.

A Transpetro destaca que colabora com as investigações das autoridades e sua maior pre-ocupação é a segurança das famílias, “pois in-tervenções criminosas nos dutos podem trazer riscos para a comunidade”, alerta.

Sobre o desmatamento constatado pela equipe de Meio Ambiente da Prefeitura de Santa Isabel, a Transpetro garante que utilizou um acesso já existente e com a autorização do proprietário da área.

Por meio do telefone 168, a população pode entrar em contato com a companhia caso identifique qualquer movimentação suspeita na faixa de dutos ou em terrenos próximos ou queiram enviar dúvidas, reclamações ou su-gestões. A ligação é grátis e o telefone funcio-na 24 horas por dia, sete dias por semana.

Cetesb acompanha a ocorrênciaA CETESB informa que ainda acompanha

a ocorrência e avalia as medidas adotadas pela empresa e os impactos causados, uma vez que, mesmo tendo sido eliminado o vazamento, ainda estão sendo adotadas as medidas emer-genciais para contenção e recolhimento do produto vazado. Desta forma, após a realiza-ção destes trabalhos, serão avaliadas as ações administrativas a serem adotadas. Alimento da terra e a contaminação da horta

Alice Silva Oliveira, 64 anos, mora na re-gião há 25 anos. Ela se recusou a ser hospeda-da no hotel de referência indicado pela Trans-petro. “Tentaram invadir a casa da minha filha quando fomos para a rua em busca de ar fres-co, arrebentaram a porta e quando chegamos estavam dentro da casa. Por sorte, nada leva-ram, só deixaram o medo”, contou.

Apaixonada pela vida na roça, Alice se-meia no quintal, às margens do Rio Parateí, parte da alimentação de sua família. Alface, alfava, cheiro verde, taioba, abacaxi, figo, li-chia, morango e muito mais, a chuva tem rega-do a plantação, mas usualmente é do rio que ela retira a água da horta. “Ninguém mandou a gente parar de usar a água do rio, com ela con-tinuamos a cuidar dos patos, gatos, galinhas e cachorros”, explica.

Alice diz que não se recorda de qualquer

acidente com o Duto nesta proporção. “Dentro de casa o nariz e os olhos ardiam, todas as rou-pas ficaram com o cheiro de combustível e uma estranha sensação de náusea”, descreve.

Nos três primeiros meses do ano passado a Transpetro registrou 78 casos de intervenções clandestinas em seus dutos que percorrem vá-rias regiões do país. Só em São Paulo no mes-mo período foram registradas 27 tentativas de furtos das quais 14 resultaram em algum tipo de vazamento.

Page 10: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1162.pdf · partir das 19h, na Sede do Lions Clube de Santa Isabel. ... SANTO NOME – Na primeira sessão de Câmara de 2018, em Arujá,

10 Jornal Ouvidor - Sábado / 17 de Fevereiro de 2018

O Jornal Adverte: Não faça negócios por telefone. Exija suas garantias. Os anúncios são de responsabilidade dos anunciantes

CLASS OUVIDORSERRALHERIA

SÃO JORGEFabricação e manutenção de portões automáticos, corrimão em ferro e aço inox, escadas 4655-4559/99838-0641 wpp

VENDO TERRENO160m² c/ poço c/ casa, 3cômodos, lavand, Centro, tr 4657-3997/97463-0978

CORTO GRAMARoço pasto, limpo lote, faço jardina-gem c/ roçadeira a gasolina 95025-5883/97458-7459 tr. Deuzin

VENDO CASA3cômodos construindo em cima, ou troco p/ chácara Bº Eldorado, Av. do Ônibus, área de 460m² 99986-9955/96902-6123

VENDO CASA4cômodos, Av. Brasil ou troco p/ chá-cara 95303-7412

VENDO KOMBIAno 96/97 branca em ótimo estado R$8mil 99949-3836/98546-1692

VENDO 2 CASASBº Torre, 2dorm, sl, coz, terreno 300m², doc ok, R$250mil 4657-8499

HIGIENIZAÇÃOHigienização de sofás, cadeiras, col-chões, tapetes e estofados automoti-vos 99816-3132 whats

VENDO APTOEm Mogi, próx ao Shopping, 2dorm, sl, coz, wc e lavand, piscina e área de lazer R$260mil ou R$160 ps. Di-vida R$720,00 mensal 97340-4531

VENDO TERRENO250m² c/ escritura, Bº Eldorado R$30mil 97340-4531

Campanha pelasaúde pública

A empresa responsá-vel pela coleta de lixo em Santa Isabel, iniciou nesta semana uma campanha especialmente dedicada a qualidade de vida e saúde pública do município. A Campanha Jogue o Lixo no Lixo quer incentivar a população a zelar pelas lixeiras comunitárias como meio de precaver doenças e diminuir os ris-cos de acidente com os funcionários da Coleta.

No início da noite de ontem, a equipe da Terra Plana repassou para a re-dação do Jornal Ouvidor imagens registradas no dia 05 de fevereiro, no Bairro Chácara das Ver-duras em Santa Isabel. O vídeo foi transmitido ao vivo e as manifestações

são de apoio a uma mu-dança na educação e na cultura popular.

Segundo técnicos da Terra Plana, a situação de-gradante destas lixeiras ocorre semanalmente e os trabalhadores envolvidos na coleta sofrem com os ris-cos provocados pela falta de cidadania.

Os funcionários da Terra Plana pedem apoio da popu-

lação para que despeje o lixo somente dentro da lixeira e denuncie os ca-tadores de reciclagem que espalham a sujeira, pois espalhar o lixo é co-locar o próprio bairro em risco atraindo animais perigosos e proliferado-res de doenças. Para mais informações, o WhatsApp da Terra Pla-na é (11) 994130-3928.

Page 11: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1162.pdf · partir das 19h, na Sede do Lions Clube de Santa Isabel. ... SANTO NOME – Na primeira sessão de Câmara de 2018, em Arujá,

Jornal Ouvidor - Sábado/ 17 de Fevereiro de 2018 11

Serviços municipais em foco

“Dentro de dois meses a população deve sentir uma grande mudança na área

de serviços e zelado-ria”, diz Leandro Larini

Em janeiro deste ano a Secretaria de Serviços Mu-nicipais de Arujá, sob o co-mando de Leandro Larini, reiniciou com força total o cronograma de atividades da pasta. “Estamos empenha-dos em atividades que bene-ficiam a segurança, a mobili-dade urbana e multiplique a qualidade de vida da popula-ção. Em dois meses a popu-lação já sentirá a diferença”, afirma o Secretário.

Em diversos pontos da cidade, em que as vias públi-cas em sua grande maioria já é detentora de pavimentação asfáltica, a Secretaria de Ser-viços realiza a operação ta-pa-buraco. “Contamos com o apoio da comunidade que muitas vezes é aquela voz a

nos indicar os pontos que ne-cessitam de nossa interven-ção”, diz Larini.

A zeladoria de praças e jar-dins, também está em pleno funcionamento. Para Larini, a praça é um ponto de encontro da família, onde as pessoas po-dem confraternizar e manter a tradições típicas do interior. “Estamos dedicando atenção especial nestes locais”, ressalta.

A reorganização do trânsito visa garantir mais mobilidade com segurança, Larini investe em sinalização e conservação das vias, também oferece edu-cação de trânsito aos estudantes

da rede municipal, quando a Secretaria de Educação soli-cita o apoio de sua pasta. Nas últimas semanas, antes de iniciar as aulas, equipes de capina e manutenção da Secretaria de Serviços dedi-caram atenção especial para realizar a manutenção das 39 unidades escolares. “Como a Educação não pos-sui uma equipe para essa fi-nalidade, nós realizamos em parceria, até que a Pasta de-fina como este serviço será prestado. O importante para nós é garantir o bem-estar das crianças”, diz.

“Você é o Repórter”Envie sua foto e/ou denúncia pelo Whatsapp do Jornal Ouvidor: (11) 98904-6228

Descarte ilegal na porta da escola - Na Rua das Viole-tas, Bairro JD. Novo Éden em Santa Isabel estão usando um trecho da calçada para descar-tar irregularmente entulho, lixo e inservíveis. O registro feito por uma moradora do bairro mostra um homem reti-rando lixo do seu carro e des-pejando na calçada da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Pref. Waldir José Cabral Saueia. “Fizeram da

calçada lixeira pública isso é la-mentável”, disse a Denunciante.

Mande você também sua de-

núncia, elogio, crítica e/ou sugestão para o WhatsApp do Ouvidor (11) 98904-6228.

Troca de SecretáriosÀs 18h21 desta sexta-feira, 16/02, a prefeita Fábia Por-

to anunciou a mudança de gestão da secretaria Municipal de Finanças. O novo titular da Pasta veio de São Bernardo do Campo, chama-se Vagner Minervino da Rocha, Bacha-rel em Ciências Contábeis, MBA em Administração Pú-blica na FIPECAFI.

Aparentemente, Sérgio Sidorco continua no comando do Turismo e com a nova configuração a Prefeitura de San-ta Isabel passa a contar com 14 secretarias. Em abril do ano passado, após completar 100 dias de governo, Fábia reduziu o número de Pastas sob a seguinte alegação: “O município passa a ter 10 secretários, gerando mais economia e eficiên-cia na gestão da cidade”, informou na ocasião.

Page 12: Ouvidorjornalouvidor.com.br/public/pdfs/Edicao_1162.pdf · partir das 19h, na Sede do Lions Clube de Santa Isabel. ... SANTO NOME – Na primeira sessão de Câmara de 2018, em Arujá,

12 Jornal Ouvidor - Sábado / 17 de Fevereiro de 2018

PM fecha desmanche em Santa Isabel

Uma pessoa foi presa durante ocorrência. Águia da Polícia

Militar ajudou na buscados suspeitos

Uma pessoa foi presa pela Polícia Mi-litar de Arujá nesta quarta-feira, 14/02, suspeita de atuar em um desmanche de veículos situado próximo a um aterro sa-nitário localizado em Santa Isabel.

De acordo com a Polícia Militar, po-pulares acionaram a PM através do dis-que-denúncia (181). Durante a averigua-ção foram encontradas diversas pessoas

no desmanche que, ao notar a presença das viaturas, correram para dentro da mata que rodeia o local, dificultando o tra-balho de captura.

Segundo o Capitão PM de Arujá, Ro-drigo Fernandes, o helicóptero Águia foi acionado para ajudar na busca dos suspei-tos, no entanto, só um foi encontrado.

No local havia peças de carros, moto-res, bloqueadores de sinal, painel de auto-móveis e outros itens. O Boletim de Ocor-rência foi registrado em Santa Isabel. A PM ressalta que é importante a participa-ção da comunidade em denunciar qual-quer atitude suspeita.

Presos por furtarfios em Arujá

Criminosos são de Suzano e de Itaquaquecetuba, todos foram pegos em flagrante

Seis pessoas foram presas em fla-grante delito nesta semana em Arujá por furtarem fios no Bairro Recanto Primavera. A ocorrências aconteceu durante a noite e de acordo com a Polí-cia Militar, os infratores são da região de Suzano e Itaquaquecetuba.

A PM conta que durante a ronda de ro-tina, os policiais encontraram com os in-divíduos na prática do crime de furto. Um veículo foi apreendido na ocorrência e dentro dele um enorme emaranhado de fios. Todos foram detidos e conduzidos à Delegacia de Polícia da Cidade de Arujá.

Mais um macacomorto em Santa IsabelFato ocorreu na segunda-feira

no Bairro Ouro Fino, amos-tras do macaco foram envia-

das para análise doinstituto Adolfo Lutz

Nesta semana foi registrado mais um aparecimento de macaco encontrado morto em Santa Isabel. De acordo com as secretaria de Saúde, o animal era um filhote da espécie Bugio e estava próxi-mo ao ponto final de ônibus do Bairro Ouro Fino. Secretaria enviou amostras

do primata para análise do Estado.Este é o segundo macaco encontrado

morto em Santa Isabel em menos de um mês, a secretaria ainda aguarda que o Instituto Adolfo Lutz envie o resultado da causa da morte do macaco encontrado no Bairro Pedra Branca, há cerca de duas semanas. Uma equipe de endemias esteve no bairro reali-zando operação de bloqueio de casa em casa.

As vacinas contra a febre amarela con-tinuam disponíveis nos postos de saúde de Santa Isabel das 8h às 17h de segunda a sexta-feira. Mais informações no telefone (11) 4656-4444.