· encontro de casais com cristo (ecc) objetivo: evangelizar as famílias, a partir da própria...

44

Upload: lamphuc

Post on 10-Jan-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem
Page 2:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem
Page 3:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem
Page 4:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem
Page 5:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

5

EDITORIAL

A nossa comunidade Franciscana desde o ano de 1977 exerce a presença evangelizadora neste Santuário e continua seu empenho e dedicação na evangelização, na vida pastoral, confor-me o apelo vigente de nossos tempos. As necessidades emergentes da atualidade nos impele ao grande desafio, sendo a meta de nossa presença franciscana. Diante desta realidade os frades ministram os santos sacramentos, acompanham a vida de pastoral, visitas as co-munidades paroquiais da cidade e da zona rural.

Neste importante subsídio estão as orientações organizativa do SANTUÁRIO SÃO JOSÉ, com cronograma organizativo para reali-zação da ação pastoral, da realização dos sacramentos: Eucaristia, Confissão, Batismo e Matrimônio. Estão presentes as informações necessárias sobre os coordenadores diversos, informações e progra-mação do ano de 2019.

Frei Gilberto de Jesus Rodrigues OFM.Conv.

Pároco

Niquelândia-GO, 01 de Janeiro de 2019

Page 6:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

6

I – Organograma Paroquial

Paróquia e Santuário São JoséData de ereção canônica -1755Diocese de Uruaçu – GOFesta 19 de Março São JoseEndereço: Santuário São JosePraça da Matriz 19 Centro 76420000– NIQUELÂNDIA – GOTel.: (62) 3354-2338Convento: 3354 1395Site da Paróquia e Santuário São José:www.paroquiaesantuariosaojose.com.br

Pároco:Frei Gilberto de Jesus RodriguesVigário Paroquial:Frei Jose MariaFrei JailtonFrei Zbigniew (Sacristão)

Page 7:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

7

I - Conselho Paroquial (CPP)

Objetivo: Tem um papel consultivo e ajudar na orientação e incen-tivo dos trabalhos paroquiais; auxiliando o Pároco nos trabalhos ad-ministrativos referentes à Comunidade paroquial. Membros constitutivos do CPP (Conselho Pastoral Paroquial):Presidente: Frei Gilberto de JesusValtuir e ElieneRonaldo e SandraJúnio Maciel e AnaJoelinaAdriana e FlavioReunião: De acordo com o calendário da paróquia.

II - Pastorais

01. PASTORAL DA FAMÍLIA (Pré-Matrimônio; Pós-Matrimônio)Objetivo: Oferecer cursos de preparação para pais e padrinhos e orientá-los a viver melhor os sacramentos e as virtudes teologais, enfatizando batismo e a fé. Incentivar e apoiar a criação e implan-tação das atividades paroquiais, tais como: evangelização de casais, encontro de pais, avós, mães, namorados... para um aprofundamento espiritual e engajamentos nos serviços da comunidade paroquial.

02. PASTORAL DA CRIANÇAObjetivo: Promover, juntamente coma a Pastoral familiar, a união fa-miliar através do incentivo ao acolhimento da criança antes e depois do nascimento. Executar projetos de geração de renda para possibi-litar melhores condições de vida da família. Evangelizar com a cate-quese do ventre materno. Desenvolver programas de saúde com al-ternativas alimentares. Alfabetizar e estimular outras atividades de acolhida e solidariedade comunitária para as populações carentes ou esquecidas.

Page 8:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

8

03. PASTORAL DO DÍZIMOObjetivo: Motivar o paroquiano, no contexto da dimensão comuni-tária participativa, a assumir a contribuição de forma sistemática e mensal, para a manutenção da celebração, do apostolado, da carida-de com os necessitados e demais encargos do templo.

04. PASTORAL DA CATEQUESE:Objetivo: Promover a educação e o crescimento da fé, realizando uma experiência cristã profunda para uma maior interação comu-nitária e o crescimento humano da vida eclesial dentro do contexto atual da modernidade.

05. PASTORAL DA JUVENTUDE (Grupo Jovem Josac)Objetivo: Implementar atividades de evangelização para jovens, in-centivando-os para os serviços paroquiais, despertando o carisma e a vocação através de uma espiritualidade sólida.

06. PASTORAL DA LITURGIA E CANTOObjetivo: Proporcionar aos fiéis por meio do Louvor uma profunda Comunhão com Deus, um clima de oração, onde se celebra o Mistério do Sacrifício, ou seja, vida, morte e ressurreição de Cristo.

07. PASTORAL DA COMUNICAÇÃO (PASCOM)Objetivo: Promover e evangelizar através dos meios de comunica-ção. Servir e manter informado as pastorais, movimentos, serviços e comunidade, além de divulgar algumas atividades paroquiais, por meio de Jornalzinho e outros meios.

08. PASTORAL DA SOBRIEDADEObjetivo: Orientar, direcionar e acompanhar pessoas com algum ví-cio. Tentando uma nova integração na sociedade de uma forma digna e cristã.

09. PASTORAL DA ACOLHIDAObjetivo: Tem a função de orientaras pessoas para a celebração e

Page 9:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

9

o ritual. Exerce um papel fundamental de ajudar as pessoas a com-preender a sua vocação cristã; favorece a celebração, as procissões e eventualidades no decorrer da celebração.

III – Movimentos

01. APOSTOLADO DA ORAÇÃOObjetivo: Conduzir seus membros a uma sólida piedade tendo por carisma o culto especial ao sagrado Coração de Jesus. A vivência da Eucaristia, devoção a Maria Santíssima e ao Espírito Santo, como meio de transformar a própria vida e a da comunidade através de súplicas e reparações, e a orações segundo as grandes intenções da Igreja.

02. LEGIÃO DE MARIAObjetivo: Buscar a santificação dos seus membros com uma espiri-tualidade Mariana, através das visitas domiciliares, da recitação do Terço, da assistência a grupos de jovens do apostolado de Evangeli-zação das famílias.

03. SOCIEDADE SÃO VICENTE DE PAULO (Vicentinos)Objetivo: Santificar seus membros por meio do exercício da carida-de, sob a forma de prestação de serviços as irmãos carentes; evange-lizar e atender às necessidades financeiras imediatas, com o cuidado de promove a pessoa do assistido até que este possa prover a pró-pria subsistência. Essa promoção se faz no plano material e, sobre-tudo, no plano espiritual, sem descriminação de raça, cor, credo ou posição social. As atividades são realizadas através das Conferências.

04. RENOVAÇÃO CARISMÁTICA (RCC)Objetivo: Evangelizar a partir de uma experiência pessoal com Deus mediante a efusão do Espírito Santo, procurando o crescimento des-sa graça através das maneiras com que Ele se expressa, e oferecer o uso dos carismas para uma vida de santidade e serviço.

Page 10:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

10

05. ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC)Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem consigo mesmos, com os filhos, com a comunidade e com Cristo, tendo em vista o que é ser Igreja hoje.

06. MOVIMENTO SACERDOTAL MARIANOObjetivo: Proporcionar aos sacerdotes e leigos a oportunidade de se consagrarem ao Imaculado Coração de Maria através da realização de “Cenáculos” específicos do Movimento.

07. TERÇO DOS HOMENS (Louvor dos homens)Objetivo: É um movimento que iniciou no nordeste e que se expan-diu para todo o Brasil e tem como objetivo unir os homens da comu-nidade para prestar o seu louvor a Deus e Nossa Senhora através dos terços semanais e o testemunho de vida.

08. RENASCERObjetivo: Seu objetivo maior está em ajudar jovens e casais a reen-contrar a caminhada cristã através de encontros e acompanhamen-tos. Buscar incentivar a pessoa a uma intimidade de Cristo pela ora-ção.

09. MILÍCIA DA IMACULADAObjetivo: Seu objetivo primordial está em conquistar o mundo in-teiro para Cristo pela Imaculada conforme o ideal de São Maximilia-no. Através de grupos incentivam a consagração a Nossa Senhora e a oração do terço.

10. SEGUE-ME Objetivo: Visa ajudar os jovens com o Encontro anual para desper-tar a fé e motivá-los a vida cristã, sendo um instrumento importante na paróquia. O Segue-me acompanha os jovens através de seus círcu-los que tem o apoio de casais que colabora.

Page 11:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

11

11. ENCONTRO DE ADOLESCENTES COM CRISTO-EAC.Objetivo: Através de trabalho assíduo dos casais visa unir os ado-lescentes que terminaram a primeira comunhão dentro do espírito cristão e incentivando a viver em suas famílias e orientando a cami-nhada cristã na vida da Igreja.

12. EJC- ENCONTRO DE JOVENS COM CRISTOObjetivo: Através de encontro desperta no jovem o amor a fé, a vida cristã e vida sacramental. Torna-se um importante meio de agregar jovens na vida paroquial despertando-os e incentivando com olhar jovem a amar a Cristo e ao próximo.

13. ORDEM TERCEIRA (ofs)Objetivo: A Ordem Terceira Franciscana não é uma pastoral mas uma opção de vida no carisma franciscana das pessoas que .se casa-ram com votos de pobreza, castidade e obediência. Busca viver uma vida de oração e entrega e imitar os passos de São Francisco de Assis.

IV – Ministérios/Serviços

01. MINISTRO EXTRAORDINÁRIO DA SAGRADA COMUNHÃO EU-CARÍSTICA – MESCEObjetivo: Estimular o zelo pela Eucaristia através da oração, do ser-viço ao culto e liturgia eucarística, além de conscientizar e evangeli-zar através das visitas aos doentes, levando-lhes o consolo de Cristo Sacramentado na Eucaristia. Encargo de distribuir a Santa Comu-nhão nas missas e levar o Sagrado Viático aos enfermos.

02. GRUPO DE COROINHASObjetivo: Proporcionar ao adolescente maior integração e formação cristã para melhor desempenho das suas atribuições litúrgicas e des-pertar possíveis vocações para o serviço do Reino e da Comunidade.

Page 12:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

12

03. EQUIPE DE LITURGIAObjetivo: Organizar a comunidade, visando à formação litúrgica, a preparação e a realização das celebrações (missas, celebração dos sacramentos, horas santas, procissões etc.)

04. EQUIPE DE PROMOÇÃO E EVENTOS (Festeiros)Objetivo: Realizar atividades que possibilitem o entrosamento na comunidade; angariar fundos para viabilizar obras da Igreja (Cons-trução do Templo) e evangelização da comunidade através dos mo-mentos de confraternização.

05. EQUIPE DE PATRIMÔNIO DA PARÓQUIAObjetivo: Organizar e controlar o uso ou empréstimo da cozinha do salão, bem como os utensílios, panelas, e outros materiais que se fi-zeram necessários à realização de almoços e eventos em geral, orga-nizados pelos movimentos, serviços ou pastorais.

V – Funcionamento Paroquial

SECRETARIA PAROQUIAL:Segunda-Feira à Sexta-Feira: ......... 08 às 11h / 13h às 17hSábado: ........................................................ 08h às 11h

MISSAS E CONFISSÕES NO SANTUÁRIO Domingo: ................................................... 07h / 09h / 18h / 20h.Segunda-Feira à Sexta: ...................... 19hTerça-Feira à Sábado: ......................07h

ADORAÇÃO E CONFISSÕESQuinta-Feira: ............................................ 15h às 18:30h

MISSAS NAS COMUNIDADESSegunda-Feira: ........................................ 19h MatrizTerça-Feira: ............................................... 07h Matriz........................................................................... 19h MatrizQuarta-Feira: ........................................... 07h Matriz

Page 13:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

13

........................................................................... 19h Matriz

........................................................................... 19h Divino Espirito Santo (1ª e 3ª Quatas-feiras)Quinta-Feira: ............................................ 07h Matriz........................................................................... 19h Matriz........................................................................... 19h TraírasSexta-Feira: ............................................... 07h Matriz........................................................................... 19h Matriz........................................................................... 19h S. LuziaSábado: ........................................................ 07h Matriz........................................................................... 16h (Porções / Cocal /

Rio Vermelho / Barro Preto / Dom Bosco)

........................................................................... 19h S. Francisco

........................................................................... 19h S. Clara Domingo: .................................................... 07h Matriz........................................................................... 07h S Efigênia........................................................................... 09h Divina Misericórdia........................................................................... 09h Matriz........................................................................... 10h S Vicente ........................................................................... 17h S Sebastião........................................................................... 17h S Maximiliano Quebra Linha

(2º / 4º)........................................................................... 18h Matriz........................................................................... 19h S. António........................................................................... 19h S. Sebastião (Faz Tudo)........................................................................... 20h Matriz

MISSAS NA ZONA RURAL

TERÇA – FEIRA1ª Terça: ACABA VIDÃO ....................... 14h2ª Terça: MACHADINHO ...................... 14h 3ª Terça: RAIZAMA ................................. 14h4ª Terça: ACABA VIDINHA .................. 14h

Page 14:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

14

QUARTA – FEIRA2ª Quarta: PRESIDIO .............................. 09h4ª Quarta: ACABA VIDA ....................... 14hTodas as quartas Missa na Capela Divino Espirito Santo – FAZ TUDO: 19h

QUINTA – FEIRATodas as quintas Missa no Traíras .. 19h

SÁBADO1º Sábado; BARRO PRETO .................. 16h2º Sábado: POÇÕES ................................ 16h3º Sábado: COCAL E DOM BOSCO ... 16h4º Sábado: RIO VERMELHO ............... 16h

DOMINGO2º e 4º Domingo: QUEBRA LINHA .. 17hTodos os domingos Missa na Capela São Sebastião – FAZ TUDO

VI – O que é Paróquia, Pároco, Vigário Paroquial, Diácono e Irmão?

A Paróquia: (Cân. 515) é uma comunidade de fiéis, consti-tuída de uma maneira estável na Igreja particular e seu cuidado pastoral é confiado ao Pároco, como o seu pastor próprio, sob a autoridade do Bispo Diocesano.

É o lugar onde os fiéis são congregados pela celebração domi-nical da Eucaristia. A Paróquia inicia o povo cristão na expressão or-dinária da vida litúrgica, reúne- se nessa celebração, ensina a doutri-na salvífica de Cristo, a prática da caridade do Senhor, as obras boas e fraternidade.

“Não poder rezar em casa como na Igreja, onde se encontra o povo reunido, onde o jeito é lançado de um só coração. Há ali algo mais, a união dos exércitos, a harmonia das almas, o vínculo da cari-dade, as orações dos presbíteros” (S. João Crisóstomo).

O pároco: (Cân. 519) é o pastor próprio da paróquia a ele confiada;

Page 15:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

15

exerce o cuidado pastoral da comunidade que lhe foi entregue, sob a autoridade do Bispo diocesano, em cujo ministério de Cristo é cha-mado a participar, a fim de exercer em favor dessa comunidade o múnus de ensinar, santificar e governar com a coordenação também de outros presbíteros ou diáconos e com a colaboração dos fiéis lei-gos, de acordo com o direito”.

O vigário paroquial: (Cân. 545) “Para o adequado cuidado pastoral da paróquia, sempre que for necessário ou oportuno, pode-se dar ao pároco um ou mais vigários paroquiais que, como cooperadores do pároco e participantes da sua solicitude, prestam sua ajuda no ministério pastoral, de comum acordo e trabalho como pároco”. O vigário paroquial pode ser constituído por dar sua ajuda no exercício de todo o ministério pastoral, tanto na paróquia inteira como numa determinada parte dela, ou para determinado grupo de fiéis.

O diácono: (Vat. II 73-74) No grau inferior da hierarquia, encon-tram-se os diáconos. São-lhe impostas as mãos não para o sacerdó-cio, mas para o serviço. Os diáconos participam de modo especial na missão e na graça de Cristo. São marcados pelo sacramento da Ordem com um sinal (caráter) que ninguém poderá apagar e que os configura a Cristo que se fez “diácono”, isto é, servidor de todos. Cabe aos diáconos, entre outros serviços, assistir ao Bispo e aos Presbíte-ros na celebração dos divinos mistérios, sobretudo a Eucaristia, dis-tribuírem a Comunhão, assistir ao Matrimônio e a abençoá-lo, pro-clamar e pregá-lo, presidir os funerais e consagrar-se aos diversos serviços da caridade.

O irmão consagrado: (Cân. 573) “Aquele que professa os conselhos evangélicos e tem uma forma estável de viver, seguindo mais de per-to a Cristo sob a ação do Espírito Santo, consagram-se totalmente a Deus sumamente amado, para assim, dedicados por título novo es-pecial à sua honra, à construção da Igreja e à Salvação do mundo”.

Page 16:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

16

VII - Dos Dias de Festa

Cân. 1246 Símbolo dois SS) 1. O domingo, dia em que por tra-dição apostólica se celebra o mistério pascal, deve ser guardado em toda a Igreja como o dia de festa por excelência. Devem ser guar-dados igualmente o dia do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, da Epifania, da Ascensão e do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, de Santa Maria, Mãe de Deus, da sua Imaculada Conceição Aparecida e Assunção, de São José, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, e, por fim, de Todos os Santos.

Símbolo 2. Todavia, a Conferência dos Bispos, com a prévia aprovação da Sé Apostólica, pode abolir alguns dias de festa de pre-ceito ou transferi-los para o domingo.

Cân. 1247 No domingo e nos outros dias de festa de preceito, os fiéis têm a obrigação de participar da missa; além disso, devem abster-se das atividades e negócios que impeçam o culto a ser pres-tados a Deus, a alegria própria do dia do Senhor e o devido descanso da mente e do Corpo.

Cân. 1248 símbolo 1. Satisfaz ao preceito de participar da mis-sa quem assiste à missa em qualquer lugar onde é celebrada em rito católico, no próprio dia de festa ou na tarde do dia anterior.

Símbolo 2. Por falta de ministro sagrado ou por outra grave causa, se a participação na celebração eucarística se tornar impos-sível, recomenda-se vivamente que o fiéis participem da liturgia da Palavra, se houver, na igreja paroquial ou em outro lugar sagrado, ce-lebrada de acordo com as prescrições do Bispo diocesano; ou então se dediquem a oração por tempo conveniente, pessoalmente ou em família, ou em grupos de família de acordo com a oportunidade.

Page 17:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

17

VIII – Documentos necessários para marcar o Batismo

- Certidão de nascimento da criança;- Certidão de adoção ou guarda quando a criança for adotada;- Comprovante do curso pais e padrinhos;- Certidão de Casamento religioso dos Padrinhos.- Identidade pais e padrinhos.- Taxa: - OBS: Crianças maiores de 7 anos deverão ser encaminhadas à ca-tequese e somente no ano em que for fazer a 1ª Eucaristia serão ba-tizadas.

IX – Documentos necessários para o Casamento Religioso

01. Entrada Os documentos exigidos pela secretaria da Paróquia deverão ser entregues em horário comercial. Somente as secretárias serão responsáveis pela recepção dos mesmos.

Os documentos são os seguintes:

• Certidão de batismo para fins matrimoniais. (Os noivos ob-terão esta certidão nas paróquias onde foram batizados e sua validade é de seis meses).

• Comprovante do curso de noivos (validade 01 ano)• Protocolo do casamento civil (sem efeito religioso)• Xérox: Identidade (noivos e testemunhas), Comprovante

de residência (noivos e testemunhas).

02. Entrevista• Depois que forem entregues todos os documentos, marca-

remos as entrevistas com os noivos, necessário a presença dos dois. As entrevistas ocorrem nos dias de semana neste dia é marcado o dia e data e o local do casamento.

Page 18:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

18

03. Prazos Os prazos de entrada na documentação dever ser:

• Processo Civil: dar entrada no cartório com três meses de antecedência do casamento religioso.

• Processo Religioso: levar os documentos exigidos à Igreja mais próxima da residência da noiva ou do noivo, para a organização do processo, três meses antes da realização do casamento.

04. Taxa: ver na secretaria

X – Documentos necessários para o Casamento Comunitário

01. Entrada Está inscrito no Caso Especial participar do encontrão do Caso Especial e recebera formação semestral dos casais do Caso Especial e apresentar as documentações exigidas pela secretaria da Paróquia que deverão ser entregues em horário comercial. Somente a secreta-ria será responsável pela recepção dos mesmos.

Os documentos são os seguintes:

• Certidão de batismo para fins matrimoniais. (Os noivos ob-terão esta certidão nas paróquias onde foram batizados e sua validade é de seis meses).

• Comprovante de membro em formação do Caso Especial• Protocolo do casamento civil (sem efeito religioso)• Xérox: Identidade (noivos e testemunhas), Comprovante

de residência (noivos e testemunhas).• A testemunha deve ser casada na Igreja, deve trazer o cer-

tificado de casamento das testemunhas

Page 19:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

19

02. Entrevista Depois que forem entregues todos os documentos, marcare-mos as entrevistas com os noivos, necessário a presença dos dois. As entrevistas ocorrem aos sábados pela manhã neste dia é marcado o dia e data e o local do casamento.

03. Prazos Os prazos de entrada na documentação dever ser:

• Processo Civil: dar entrada no cartório com dois meses de antecedência do casamento religioso.

• Processo Religioso: levar os documentos exigidos à Igreja mais próxima da residência da noiva ou do noivo, para a organização do processo, dois meses antes da realização do casamento.

04. Instruções para o casamento na Igreja. *Os noivos deverão seguir as seguintes instruções:

• Os Noivos deixarão um Cheque caução em caso de atraso igual ou superior a 15 minutos o valor será cobrado aos noivos.

• O comentário do casamento é feito pela Pastoral da Família ou pela equipe de liturgia, para isso os noivos receberão um folheto Litúrgico de casamento com missa ou sem mis-sa (opcional).

• Após comentário feito deve ser trazido para o celebrante 01 semana antes.

• Após o casamento, deverão deixar a Igreja limpa e organi-zada. Para isto deve deixar o n° do telefone da pessoa res-ponsável pela limpeza na Secretaria.

Page 20:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

20

XI – As intenções para Missa

Quanto às intenções para Missa que serão anunciadas:

1. Aniversários: de casamento e nascimento.

2. Aniversário de falecimento: o dia que faleceu, sétimo dia, trigési-mo dia e ano de falecimento.

3. Outras intenções como: pelas almas, ação de graças, saúde, san-tos de devoção, ou outras necessidades. Serão anotadas no verso da folha ou à parte e colocadas na cestinha de intenções.

4. Depois de ter tomado posse da paróquia, o pároco é obrigado a aplicar a missa pelo o povo que lhe é confiado, todos os domin-gos e festas de preceito de sua Diocese. Portanto, na Paróquia e Santuário São José, a Missa na intenção de todo o povo, será às 07:00h. Nesta Missa já estão incluídas todas as outras intenções.

NB: quanto ao valor das intenções lidas ou colocadas na cestinha é o mesmo. Quando lemos a intenção é somente para que a comunidade saiba do acontecimento e possa partilhar das alegrias ou das dores. A leitura é somente para a comunidade. Deus recebe cada uma das intenções que nós temos e desejamos para cada missa. Para as inten-ções há a taxa de R$ 5,00 nos sábados e domingos e na semana.

ASSEMBLEIA PAROQUIAL 2018

A Assembleia Paroquial aconteceu no dia 05 de Novembro com a presença de coordenadores de comunidades da cidade e da zuna rural e coordenadores de pastorais. A Assembleia iniciou com ora-ção comunitária preparada e logo após foi servido o café da manhã comunitário.

Em plenário foi lido o Documento 105 da CNBB do qual visa avaliar as pastorais, comunidades e todos os movimentos, pois os mesmo visam não caminhar isoladamente, pois não é possível ser-mos cristãos de braços cruzados, pois é impossível calar diante das

Page 21:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

21

dificuldades, a realidades interpela a nossa consciência cristã. Os coordenadores foram conduzidos a refletir sobre os trabalhos na ci-dade e na zona rural.

Surgiram as reflexões trazidas pelos diversos coordenadores referente as suas realidades :

COMUNIDADE NOSSA SENHORA AUXILIADORA – DOM BOSCO: Valdir e Alda representando a comunidade Dom Bosco, falaram so-bre as dificuldades do dia a dia sobre a oração e em viver vida de co-munidade. Falou sobre a importância da visitar aos mais necessita-dos e o quanto é necessário o apoio dos padres. A comunidade conta com presença da catequese, membros que recebem o dizimo, reza do terço. Sobre a documentação do terreno da igreja irá a documen-tação para avaliar as exigências. Em relação a vida de comunidade existe essa vivência, os jovens dessa comunidade são bem partici-pantes.

COMUNIDADE DIVINO ESPIRITO SANTO – RAIZAMA: Represen-tado por Marcos e José Leopoldo, nessa comunidade tem catequese, tem membros do apostolado da oração, pessoas que recebem o dizi-mo. A documentação esta legalizado, foi emitido documento de pos-se. Disseram que 80% da comunidade são ativa. Seu José Leopoldo falou de sua vivência nessa comunidade, embora esteja com a idade bem avançada ainda colabora.

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DA GUIA – MACHADINHO: Foi representada pelo Isvanete, Devanir e Moises Bressani, nessa comu-nidade existe catequese, pessoas responsáveis para receber dizimo. A respeito dos jovens os mesmos tem participado da vida da comu-nidade. A celebração da palavra no domingo, a comunidade eles se reúnem para reza do terço. Dentro do povoado existem 03 igreja evangélicas, mais apesar disso tem muitos católicos participantes

CAPELA SÃO MAXIMILIANO – QUEBRA LINHA: Foi representado por Abadia e Isabel. Essa comunidade conta com membros que re-presentam o batismo, catequese e dizimo. Em relação com terreno foi doado para ai igreja. Tem terço dos homens, catequese, batismo,

Page 22:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

22

casamento, primeira comunhão.

COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA – BARRO PRETO: Foi representado pela Diva, Margarete e Selva. Nessa comunidade tem catequese, pastoral do dizimo, reza do terço nas casas. Os jovens que crismaram e fizeram catequese já se mudaram para cidade em busca de melhorias. Algumas crianças fizeram primeira comunhão. Elas pediram que fossem enviados pessoas para falar sobre o dizimo e conscientizar o povo daquela comunidade.

COMUNIDADE SÃO SEBASTIÃO E DIVINO ESPIRITO SANTO – FAZ TUDO. Foi representando pelo José da Cota e José Virgílio. Nesta co-munidade conta com pastoral do dizimo, terço mariano durante a semana e adoração ao Santíssimo com adultos e crianças. Disseram que as duas comunidades são bem unidas, ficou decidido que a par-tir de dezembro só haverá missa duas vezes no mês na Capela Divi-no Espírito Santo. Sugestões de ministros Jucimar Raimundo e José Virgílio.

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO – TRAÍRAS: Nes-sa comunidade não tem batismo, não tem pastoral do dizimo. Os jo-vens não são participativos nessa comunidade. Mas está acontecen-do as missas todas as quintas feiras.

COMUNIDADE DIVINA MISERICÓRDIA: Foi representado por An-tônia e Divina Rodrigues. Nestes 03 últimos anos, a comunidade conta com catequese, representantes da pastoral do dizimo, terço da divina Misericórdia todos os dias e reza das mil ave marias uma vez por mês a respeito da festa a comunidade acha que deve ser feito no-vena, se não for aceito, que se faz tríduo somente com missa dentro da capela sem festa social.

COMUNIDADE SANTO ANTÔNIO: Que tem novena de Santo Antó-nio e novena do Natal. Esta comunidade optou por novena devido a capela ser bem grande e não tem outro evento religioso.

COMUNIDADE SANTA CLARA: Foi representado pelo Deivides, Luci-neide e Josiele. Nessa comunidade tem catequese, terço dos homens e terço mariano. A respeito das festa eles disseram que a comuni-

Page 23:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

23

dade não tem condições para novenário e que preferem que sejam tríduo, os mesmos falaram da alegria de servir nessa comunidade.

COMUNIDADE SÃO VICENTE: Foi representado por Rosilene, Lou-rival, Amilton, Cleonice. Sobre os últimos três anos teve batismos, crisma e primeira comunhão. Os mesmos disseram que gostariam que fossem realizados nessa comunidade retiro de jovens e casais. Eles rezam o terço e as mil ave-maria. A respeito da festa eles prefe-rem novena, devido ser único movimento maior que tem na capela.

COMUNIDADE SÃO FRANCISCO: Foi representado pela dona Tere-zinha e Lucia e Maria Divina. Tem a reza do terço e para o próximo ano eles pretendem colocar louvor e oração com apoio da RCC.

COMUNIDADE SÃO SEBASTIÃO: Foi representado por Anovar, Sue-nilson e Leninha. Lá tem o terço dos homens, catequese, terço ma-riano diário e novena de natal.

COMUNIDADE SANTA EFIGÊNIA: Nessa comunidade tem batiza-dos uma vez por ano durante o novenário de Santa Efigênia. Tem ca-tequese e Legião de Maria. A respeito da festa, deve ser feito novena devido à tradição.

Frei Gilberto falou sobre a documentação das comunidades, pois os mesmos não estão legalizados e isso trás insegurança para a Igreja. O propósito é que até a saída do frei, os mesmos estejam regularizados para não terem problemas futuros.

Foi divido três grupos: Pastorais, Comunidades da Zona Rural e Capelas da Cidade para traçarem cinco metas para o ano de 2019.

COMUNIDADES DA ZONA RURAL: - Quer mais a presença do sacerdote na comunidade.

- Querem regularizar os documentos, mas estão com dificuldades.

- Maior empenho das pessoas na participação das missa na comu-nidade

- Visitar as famílias e levar a palavra de Deus.

Page 24:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

24

- Ter formação e preparação para s pastorais da zona rural.

COMUNIDADES DA CIDADE:- Fazer evangelização nas casas com a presença dos sacerdotes.

- Mais formação para pastorais.

- Trabalhar em prol do Rebanhão.

- Incentivar jovens, para que após a 1ª comunhão e crisma eles não se dispersam

PROPOSTAS PASTORAIS PARA 2019:- União e integração entre as pastorais;

- Incentivar as pastorais e movimentos para a adoração ao Santís-simo.

- União entre pastorais dos noivos com a pastoral familiar. Cada co-munidade indicar um casal para participar dessa pastoral.

- Atualizar as fichas cadastrais de todos os participantes dos en-contros.

- Amar o Próximo e saber acolher.

TELEFONES DOS COORDENADORES DE COMUNIDADESCOMUNIDADE COORDENADOR TELEFONE

MATRIZ SANTUÁRIO Adeir e Marcos 9 8203-8008

S SEBASTIÃO Cleria 9 9927-5650

S EFIGENIA Nilton e Adriana 9 8155-2157 / 9 9639-4091

S. ANTONIO Valdete 9 9943-9414

S. FRANCISCO Terezinha 9 9383-6740

S. CLARA Belsira e esposo 9 9626-5538

DIVINA MISERICÓRDIA Teteu e Antonia 9 9978-5920 / 9 9609-3746

S.VICENTE Rosilene 9 9915-9062

S.LUZIA Aparecido e Antonia 9 9634-2055 / 9 9689-4079

SÃO SEBASTIÃO FAZ TUDO Maria do Carmo 3354-8023 / 9 9940-2376

QUEBRA LINHA Abadia 9 9690-3155

Page 25:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

25

TELEFONES DOS COORDENADORES DE COMUNIDADESCOMUNIDADE COORDENADOR TELEFONE

DOM BOSCO Waldir e Alda 9 9909-7272 / 9 9671-0473

NS APARECIDA BARRO PRETO Margarete/Diva 3354-3354 / 9 9926-6518

DIVINO ESPIRITO SANTO FAZ TUDO Jose Virgilio 9 9959-8275

ACABA VIDA João Batista e Jandira 9 9815-6491

ACABAVIDINHA José Francisco

ACABAVIDÃO José da Rita 9 9648-3250

MACHADINHO Claudio 9 9986-5436 / 9 9628-5452

RAIZAMA Claudio /Leopoldo 9 9986-5436 / 9 9628-5452

POÇÕES Josué e Eva 9 9992-4195 / 9 9644-5450

COCAL Roberto e Alair 9 9927-3538

RIO VERMELHO Farley e Daniele 9 9684-5639

COORDENADORES DE PASTORAIS, MOVIMENTOS E GRUPOS A NÍVEL PAROQUIAL

PASTORAL COORDENADOR TELEFONESCPP - CONSELHO PAROQUIAL Valtuir e Eliene

Ronaldo e SandraJúnio Maciel e AnaJoelinaFlavio e Adriana

3354-4393 / 9 9922-15883354-4014 / 9 8114-98219 9955-9587 / 9 9928-72429 9677-79409 9622-0278

CONSELHO DO SANTUÁRIO Marcos e AdeirReginaldo e ElionaiCarlos Alberto e FabiaErik e Polaina

9 8203-80089 9261-74809 8190-78769 9955-1256

ECC - GRUPO DE CINCO 2019 Juliano e NeliaTeofilo e RosildaAguinaldo e LecienyGercimar e AdrianaJosenilto e Stefane

9 9836-6095 / 9 8515-16849 9666-4407 / 3354-24079 9967-52889 8272-2421 / 9 8410-16639 9958-3295

JOSAC Wander e Lais 9 9997-4063 / 9 8197-4877

PASTORAL DO BATISMO Celso e Deuzilene 3354-1574

PASTORAL DA FAMÍLIA Roseane e J Andrade 9 9923-8289

LEGIÃO DE MARIA Perminia 9 8186-5094

CATEQUESE Abadia 9 9684-3002

SEGUE-ME Ronaldo e Maria HelenaErivonaldo e Camila

9 9659-56819 9657-9909

COROINHAS Hellen Cristina 9 9828-9611

Page 26:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

26

COORDENADORES DE PASTORAIS, MOVIMENTOS E GRUPOS A NÍVEL PAROQUIAL

PASTORAL COORDENADOR TELEFONESDÍZIMO Valdivino e Katia 9 9911-1340

TERÇO DOS HOMENS Anovar Baião 9 9614-4118

E.A.C Paulo e Janaina 9 9909-9432

MINISTROS Leny Rocha 9 9967-4242 / 3354-1353

APOSTOLADO DA ORAÇÃO FranciscaMª Aparecida (Lia)

9 8151-7045 9 9646-1732

VICENTINOS Gerson 9 9668-9633

RCC Arnor 9 9612-3094

PASTORAL DA LITURGIA AgostinhoJoelmaJosélina

9 9949-65129 8441-26869 9991-8970

PASTORAL DA CRIANÇA José Nirson 9 9636-2748 / 3354-3221

PASTORAL DA ACOLHIDA Lein e Ângela 9 8116-6590 / 9 8159-9616

MUSICA AlexCintia

9 8105-21819 9698-8816 / 9 8168-9667

OFS Ivan 3354-1520

RENASCER Alex 9 8105-2181

PASCOM Selma 9 9923-9875

EJC Gabriella 9 9666-1931

Page 27:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

27

CRONOGRAMA 2019

JANEIRO 2019DIA SEMANA EVENTOS LOCAL

01 Terça-Feira Santa Maria, Mãe de DeusDia Mundial da Paz

02 Quarta-Feira

03 Quinta-feira

04 Sexta-Feira

05 Sábado Novena de São Sebastião / Faz Tudo

06 Domingo Novena de São Sebastião / Faz Tudo

07 Segunda-Feira Novena de São Sebastião / Faz Tudo

08 Terça-Feira Novena de São Sebastião / Faz Tudo

09 Quarta-Feira Novena de São Sebastião / Faz Tudo

10 Quinta-feira Novena de São Sebastião / Faz Tudo

11 Sexta-Feira Novena de São Sebastião / Faz TudoNovena São Sebastião

12 Sábado Novena de São Sebastião / Faz TudoNovena de São Sebastião

13 Domingo Enc. Novena de S. Sebastião / Faz TudoInicio da Matricula Catequese

14 Segunda-Feira Novena de São Sebastião

15 Terça-Feira Novena de São Sebastião

16 Quarta-Feira Novena de São Sebastião

17 Quinta-Feira Novena de São Sebastião

18 Sexta-Feira Novena de São Sebastião

19 Sábado Novena de São Sebastião

20 Domingo Encerramento Novena São Sebastião

21 Segunda-Feira

22 Terça-Feira

23 Quarta-Feira

24 Quinta-Feira

25 Sexta-Feira

26 Sábado

27 Domingo Formação da Pastoral da família

28 Segunda-Feira

29 Terça Feira

Page 28:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

28

JANEIRO 2019DIA SEMANA EVENTOS LOCAL

30 Quarta-feira

31 Quinta-feira

FEVEREIRO 2019DIA SEMANA EVENTOS LOCAL

01 Sexta-Feira

02 Sábado

03 Domingo

04 Segunda-Feira

05 Terça-Feira

06 Quarta-Feira

07 Quinta-feira

08 Sexta-Feira

09 Sábado

10 Domingo Missa de envio Catequese/ Entrega das capelas São José

Uruaçu

11 Segunda-Feira

12 Terça-Feira

13 Quarta-Feira

14 Quinta-Feira

15 Sexta-Feira

16 Sábado Inicio da Catequese

17 Domingo Galinhada do Segue-me

18 Segunda-Feira

19 Terça-Feira

20 Quarta-Feira

21 Quinta-Feira

22 Sexta-Feira

23 Sábado

24 Domingo Curso de Noivos

25 Segunda-Feira

26 Terça-Feira

27 Quarta-Feira

Page 29:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

29

FEVEREIRO 2019DIA SEMANA EVENTOS LOCAL

28 Quinta-Feira

MARÇO 2019DIA SEMANA EVENTOS LOCAL

01 Sexta-Feira

02 Sábado Noite de Massas - EJC

03 Domingo

04 Segunda-Feira

05 Terça-Feira CARNAVAL

06 Quarta-Feira QUARTA FEIRA DE CINZASCAMPANHA DA FRATERNIDADE

07 Quinta-feira

08 Sexta-Feira

09 Sábado

10 Domingo Início da Novena de São José

11 Segunda-Feira Novena de São José

12 Terça-Feira Novena de São José

13 Quarta-Feira Aniversário do Frei ZbigniewNovena de São José

14 Quinta-Feira Novena de São José

15 Sexta-Feira Novena de São José

16 Sábado Novena de São José

17 Domingo Novena de São José

18 Segunda-Feira Novena de São José

19 Terça-FeiraAniversário do Frei José MariaEncerramento da Festa de São JoséEncerramento Matricula Catequese

20 Quarta-Feira

21 Quinta-Feira

22 Sexta-Feira

23 Sábado

24 Domingo RETIRO DE CASAIS - ECC /PASTORAL FAMILIAR

25 Segunda-Feira

Page 30:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

30

MARÇO 2019DIA SEMANA EVENTOS LOCAL

26 Terça-Feira

27 Quarta-Feira

28 Quinta-Feira

29 Sexta-Feira

30 Sábado

31 Domingo RETIRO DE JOVENS SEGUE-ME / RENASCER /EJC / JOSAC

ABRIL 2019DIA SEMANA EVENTOS LOCAL

01 Segunda-Feira

02 Terça-Feira

03 Quarta-Feira

04 Quinta-feira

05 Sexta-Feira

06 Sábado

07 Domingo RETIRO DE CASAIS SEGUNDA UNIÃO OFS / RETIRO DO ADOLESCENTES

08 Segunda-Feira

09 Terça-Feira

10 Quarta-Feira

11 Quinta-Feira

12 Sexta-Feira

13 Sábado

14 Domingo DOMINGO DE RAMOS

15 Segunda-Feira

16 Terça-Feira

17 Quarta-Feira QUARTA-FEIRA SANTA

18 Quinta-Feira QUINTA-FEIRA SANTA

19 Sexta-Feira SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO

20 Sábado SÁBADO SANTO

21 Domingo DOMINGO DE PÁSCOA

22 Segunda-Feira

Page 31:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

31

ABRIL 2019DIA SEMANA EVENTOS LOCAL

23 Terça-Feira

24 Quarta-Feira

25 Quinta-Feira TRÍDUO DA DIVINA MISERICÓRDIA

26 Sexta-Feira TRÍDUO DA DIVINA MISERICÓRDIA

27 Sábado TRÍDUO DA DIVINA MISERICÓRDIA

28 Domingo FESTA DA DIVINA MISERICÓRDIA

29 Segunda-Feira

30 Terça-Feira

MAIO 2019DIA SEMANA EVENTOS LOCAL

01 Quarta-Feira

02 Quinta-feira

03 Sexta-Feira

04 Sábado Noite de Pizza - EJC

05 Domingo ENCONTRO DOS VIÚVOS

06 Segunda-Feira

07 Terça-Feira

08 Quarta-Feira

09 Quinta-Feira

10 Sexta-Feira

11 Sábado

12 Domingo

13 Segunda-Feira

14 Terça-Feira

15 Quarta-Feira

16 Quinta-Feira

17 Sexta-Feira SEGUE-MEInicio da Novena N. Sra. Auxiliadora

18 Sábado SEGUE-MENovena N. Sra. Auxiliadora

19 Domingo SEGUE-MENovena N. Sra. Auxiliadora

20 Segunda-Feira Novena N. Sra. Auxiliadora

Page 32:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

32

MAIO 2019DIA SEMANA EVENTOS LOCAL

21 Terça-Feira Novena N. Sra. Auxiliadora

22 Quarta-Feira Missa dos Foliões e Levantamento dos Mastros / Novena N. Sra. Auxiliadora

23 Quinta-Feira Folia do Divino - AlvoradaNovena N. Sra. Auxiliadora

24 Sexta-Feira Folia do DivinoNovena N. Sra. Auxiliadora

25 Sábado Folia do DivinoEnc. Novena N. Sra. Auxiliadora

26 Domingo Folia do DivinoCoroação de Nossa Senhora (Catequese)

27 Segunda-Feira Folia do Divino

28 Terça-Feira Folia do Divino

29 Quarta-Feira Folia do Divino

30 Quinta-feira Folia do Divino

31 Sexta-Feira Novena do DivinoFolia do Divino

JUNHO 2019DIA SEMANA EVENTOS LOCAL

01 Sábado Novena do DivinoEntrega das Folias

02 Domingo Novena do Divino

03 Segunda-Feira Novena do Divino

04 Terça-Feira Novena do Divino

05 Quarta-Feira Novena do Divino

06 Quinta-Feira Novena do Divino

07 Sexta-Feira Novena do Divino

08 Sábado Novena do Divino

09 Domingo PENTECOSTES

10 Segunda-Feira

11 Terça-Feira

12 Quarta-Feira

13 Quinta-Feira NOVENA DE SANTO ANTÔNIO

14 Sexta-Feira NOVENA DE SANTO ANTÔNIO

Page 33:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

33

JUNHO 2019DIA SEMANA EVENTOS LOCAL

15 Sábado NOVENA DE SANTO ANTÔNIO

16 Domingo EAC/ NOVENA DE SANTO ANTÔNIO

17 Segunda-Feira EAC/ NOVENA DE SANTO ANTÔNIO

18 Terça-Feira NOVENA DE SANTO ANTÔNIO

19 Quarta-Feira NOVENA DE SANTO ANTÔNIO

20 Quinta-Feira CORPUS CHRISTI

21 Sexta-Feira NOVENA DE SANTO ANTÔNIO

22 Sábado NOVENA DE SANTO ANTONIO

23 Domingo ENC. FESTA SANTO ANTÓNIORETIRO CASAIS ZONA RURAL

24 Segunda-Feira Capina do Largo de Santa Efigênia

25 Terça-Feira

26 Quarta-Feira

27 Quinta-feira

28 Sexta-Feira ECC

29 Sábado ECCLevantamento do Mastro de Sta Efigênia

30 Domingo ECC

JULHO 2019DIA SEMANA EVENTOS LOCAL

01 Segunda-Feira Novena Divino – Faz Tudo

02 Terça-Feira Novena Divino – Faz Tudo

03 Quarta-Feira Novena Divino – Faz Tudo

04 Quinta-Feira Novena Divino – Faz Tudo

05 Sexta-Feira Novena Divino – Faz Tudo

06 Sábado Luau do EJCNovena Divino – Faz Tudo

07 Domingo Novena Divino – Faz Tudo

08 Segunda-Feira

09 Terça-Feira

10 Quarta-Feira

11 Quinta-Feira

12 Sexta-Feira

Page 34:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

34

JULHO 2019DIA SEMANA EVENTOS LOCAL

13 Sábado

14 Domingo CURSO DE NOIVOS

15 Segunda-Feira

16 Terça-Feira Inicio da Novena de Santa Efigênia

17 Quarta-Feira Novena de Santa Efigênia

18 Quinta-Feira Novena de Santa Efigênia

19 Sexta-Feira Novena de Santa Efigênia

20 Sábado Novena de Santa Efigênia

21 Domingo Novena de Santa EfigêniaBatismo da Catequese

22 Segunda-Feira Novena de Santa Efigênia

23 Terça-Feira Novena de Santa Efigênia

24 Quarta-Feira Novena de Santa Efigênia

25 Quinta-feira Novena de Santa Efigênia

26 Sexta-Feira Novena de Santa Efigênia- FestaSenhora Santana e São Joaquim

27 Sábado

28 Domingo

29 Segunda-Feira

30 Terça-Feira

31 Quarta-Feira

AGOSTO 2019DIA SEMANA EVENTOS LOCAL

01 Quinta-Feira

02 Sexta-Feira Tríduo de Nossa Senhora Abadia

03 Sábado Tríduo de Nossa Senhora Abadia

04 Domingo Tríduo de Nossa Senhora Abadia

05 Segunda-Feira Procissão / Missa na Nª. Srª. da Abadia

06 Terça-Feira Muquém

07 Quarta-Feira Muquém

08 Quinta-Feira Muquém

09 Sexta-Feira Muquém

Page 35:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

35

AGOSTO 2019DIA SEMANA EVENTOS LOCAL

10 Sábado Muquém

11 Domingo Muquém

12 Segunda-Feira Muquém

13 Terça-Feira Muquém

14 Quarta-Feira Muquém

15 Quinta-Feira FESTA DE NOSSA SENHORA DA ABADIA

16 Sexta-Feira

17 Sábado

18 DomingoENCONTRO VOCACIONALAbertura da SEMANA DA FAMÍLIA(ECC E PASTORAL DA FAMÍLIA)

19 Segunda-Feira SEMANA DA FAMÍLIA /Misericórdia e S Vicente

20 Terça-Feira SEMANA DA FAMÍLIA / S Efigênia e São Sebastião

21 Quarta-Feira SEMANA DA FAMÍLIA /S. Francisco e S Clara

22 Quinta-feira SEMANA DA FAMÍLIA /S Luzia e Santo Antônio

23 Sexta-Feira SEMANA DA FAMÍLIA / Faz Tudo e Quebra Linha

24 Sábado SEMANA DA FAMÍLIA / Matriz

25 Domingo Encerramento da SEMANA DA FAMÍLIA

26 Segunda-Feira

27 Terça-Feira

28 Quarta-Feira Tríduo de Santa Clara

29 Quinta-Feira Tríduo de Santa Clara

30 Sexta-Feira Tríduo de Santa Clara

31 Sábado Festa de Santa Clara

SETEMBRO 2019DIA SEMANA EVENTOS LOCAL

01 Domingo

02 Segunda-Feira

03 Terça-Feira

Page 36:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

36

SETEMBRO 2019DIA SEMANA EVENTOS LOCAL

04 Quarta-Feira

05 Quinta-Feira

06 Sexta-Feira Inicio Novena Cocal

07 Sábado Independência Novena Cocal

08 Domingo Novena Cocal

09 Segunda-Feira Novena Cocal

10 Terça-Feira Novena Cocal

11 Quarta-Feira Novena Cocal

12 Quinta-Feira Novena Cocal

13 Sexta-Feira Novena Cocal

14 Sábado Encerramento Novena Cocal

15 Domingo

16 Segunda-Feira

17 Terça-Feira

18 Quarta-Feira Inicio Novena de São Vicente

19 Quinta-feira Novena de São Vicente

20 Sexta-Feira Novena de São Vicente

21 Sábado Novena de São Vicente

22 Domingo Novena de São Vicente

23 Segunda-Feira Novena de São Vicente

24 Terça-Feira Novena de São Vicente

25 Quarta-Feira Novena de São Vicente

26 Quinta-Feira Novena de São Vicente

27 Sexta-Feira Encerramento da Novena São VicenteEJC

28 SábadoInicio da Novena N. Sra. Aparecida /Barro PretoEJC

29 Domingo EJC

30 Segunda-Feira

OUTUBRO 2019DIA SEMANA EVENTOS LOCAL

01 Terça-Feira Tríduo de São Francisco de Assis

Page 37:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

37

OUTUBRO 2019DIA SEMANA EVENTOS LOCAL

02 Quarta-Feira Tríduo de São Francisco de Assis

03 Quinta-Feira Transito de São Francisco (JOSAC)Tríduo de São Francisco de Assis

04 Sexta-Feira Enc. do Tríduo de São Francisco

05 Sábado Encerramento/ Nossa SenhoraAparecida / Barro Preto

06 Domingo PREPARAÇÃO NOIVOS

07 Segunda-Feira

08 Terça-Feira

09 Quarta-Feira

10 Quinta-Feira

11 Sexta-Feira

12 Sábado Nossa Senhora AparecidaCenáculo com Maria RCC

13 Domingo RETIRO DE CRISMA

14 Segunda-Feira

15 Terça-Feira

16 Quarta-Feira

17 Quinta-feira

18 Sexta-Feira Renascer / Novena S. Terezinha Porções

19 Sábado Renascer

20 Domingo Renascer

21 Segunda-Feira

22 Terça-Feira

23 Quarta-Feira

24 Quinta-Feira

25 Sexta-Feira

26 Sábado Enc. Novena S. Terezinha Porções

27 Domingo Retiro Primeira ComunhãoRetiro Espiritual Pastoral da Família

28 Segunda-Feira

29 Terça-Feira

30 Quarta-Feira

31 Quinta-Feira

Page 38:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

38

NOVEMBRO 2019DIA SEMANA EVENTOS LOCAL

01 Sexta-Feira

02 Sábado FINADOS - Missas 10h Cemitério

03 Domingo

04 Segunda-Feira

05 Terça-Feira

06 Quarta-Feira

07 Quinta-feira

08 Sexta-Feira

09 Sábado

10 Domingo 1º Eucaristia

11 Segunda-Feira

12 Terça-Feira

13 Quarta-Feira

14 Quinta-Feira

15 Sexta-Feira Início Novena S. Cecília

16 Sábado

17 Domingo Retiro para viúvas, separados e mães solteiras

18 Segunda-Feira

19 Terça-Feira

20 Quarta-Feira

21 Quinta-Feira

22 Sexta-Feira

23 Sábado Encerramento Festa S. Cecília

24 Domingo CRISMATríduo de Nossa Senhora das Graças

25 Segunda-Feira Tríduo de Nossa Senhora das Graças

26 Terça-Feira Tríduo de Nossa Senhora das Graças

27 Quarta-Feira Festa de Nossa Senhora das Graças

28 Quinta-feira

29 Sexta-Feira Inicio da Novena da Imaculada Concei-ção/ Traíras

30 Sábado Novena da Imaculada Conceição/ Traíras

Page 39:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

39

DEZEMBRO 2019DIA SEMANA EVENTOS LOCAL

01 Domingo Caminhada ao TraírasNovena da Imaculada Conceição/ Traíras

02 Segunda-Feira Novena da Imaculada Conceição/ Traíras

03 Terça-Feira Novena da Imaculada Conceição/ Traíras

04 Quarta-Feira Novena da Imaculada Conceição/ Traíras

05 Quinta-feira Novena da Imaculada Conceição/ Traíras

06 Sexta-Feira Novena da Imaculada Conceição/ Traíras

07 Sábado Novena da Imaculada Conceição/ Traíras

08 Domingo

SOLENIDADE DA IMACULADACONCEIÇÃOEncerramento da Novena da ImaculadaInício Cerco De Jerico

09 Segunda-Feira Cerco De Jerico

10 Terça-FeiraInicio Do Tríduo De Santa LuziaCerco De JericoTríduo De Santa Luzia

11 Quarta-Feira Cerco de JericoTríduo De Santa Luzia

12 Quinta-Feira Cerco de JericoTríduo De Santa Luzia

13 Sexta-Feira Cerco De JericoEncerramento Tríduo De Santa Luzia

14 Sábado Cerco De Jerico

15 Domingo Encerramento Do Cerco De Jerico

16 Segunda-Feira

17 Terça-Feira

18 Quarta-Feira

19 Quinta-Feira

20 Sexta-Feira

21 Sábado

22 Domingo

23 Segunda-Feira

24 Terça-Feira

25 Quarta-Feira NATAL

26 Quinta-feira Sagrada Família

27 Sexta-Feira

Page 40:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

40

DEZEMBRO 2019DIA SEMANA EVENTOS LOCAL

28 Sábado

29 Domingo

30 Segunda-Feira

31 Terça-Feira Véspera de Ano Novo

Page 41:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

41

Page 42:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem

42

Page 43:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem
Page 44:  · ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC) Objetivo: Evangelizar as famílias, a partir da própria família, na co-munidade paroquial mostrando pistas para que os casais se reen-contrem