- c olÉgio c enecista n ossa s enhora dos a njos - -b iologia -

14
- COLÉGIO CENECISTA NOSSA SENHORA DOS ANJOS- -BIOLOGIA-

Upload: fabio-caiado-bardini

Post on 07-Apr-2016

218 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: - C OLÉGIO C ENECISTA N OSSA S ENHORA DOS A NJOS - -B IOLOGIA -

- COLÉGIO CENECISTA NOSSA SENHORA DOS ANJOS-

-BIOLOGIA-

Page 2: - C OLÉGIO C ENECISTA N OSSA S ENHORA DOS A NJOS - -B IOLOGIA -

CARACTERÍSTICAS GERAIS

• Vertebrado cuja temperatura corporal se mantém constante (homeotérmico).•Ovíparos•O corpo é revestido de penas e a boca projeta-se em bico, estrutura córnea cuja as características e a forma mostram os hábitos alimentares do animal.•A cor da plumagem é variável. Na maior parte dos casos, o colorido dos jovens e das fêmeas é menos vistoso do que o dos machos adultos.• É composta de quatro extremidades, das quais as duas anteriores evoluíram até se transformarem em asas e lhe permitindo voar, e as extremidades posteriores ou patas apresentam quatro dedos, mas em algumas espécies esse numero é reduzido.

Page 3: - C OLÉGIO C ENECISTA N OSSA S ENHORA DOS A NJOS - -B IOLOGIA -
Page 4: - C OLÉGIO C ENECISTA N OSSA S ENHORA DOS A NJOS - -B IOLOGIA -

CLASSIFICAÇÃO•Aves corredoras (ratitas) – São incapazes de voar e algumas delas, como o avestruz, são de grande porte. Costumam habitar regiões de savana ou planícies herbáceas. O quivi, da Nova Zelândia, carece de asas.

•Aves marinhas – Passam no mar a maior parte de sua vida, ou consideráveis períodos, como os pingüins que têm suas asas adaptadas a natação. Alimentam-se de peixes, plâncton, crustáceos, moluscos e outros invertebrados que povoam as costas. Algumas espécies possuem glândulas salinas perto dos olhos, para excretar o excesso de sal que ingerem na sua dieta. Outros exemplos: albatroz, alcatraz, gaivotas.

•Aves aquáticas – Vivem em áreas de água doce como lagoas, pântanos, e rios. Algumas tem patas compridas e finas, e bicos de grande extensão que filtram ou revolvem o lodo ou as águas superficiais em busca de alimento. Possuem membrana interdigital. Exemplos: flamingo, ganso, garça.

Page 5: - C OLÉGIO C ENECISTA N OSSA S ENHORA DOS A NJOS - -B IOLOGIA -

•Galiformes – Em vários casos capacidade de vôo muito reduzida, como o galo, o faisão, a perdiz e o peru.

•Papagaios e espécies afins – Vivem em zonas tropicais e exibem plumagem de brilhante colorido. Seu bico é curto e adunco e as patas prêenseis (dois dedos rígidos projetados para trás e os dois restantes orientados para diante e muito encurvados). Algumas são muito conhecidas pela sua capacidade de articular e repetir sons que lhe são familiares.

Page 6: - C OLÉGIO C ENECISTA N OSSA S ENHORA DOS A NJOS - -B IOLOGIA -

SISTEMA RESPIRATÓRIO

•Ar→fossas nasais→cavidades nasais→laringe→traquéia→brônquios→sacos aéreos→pulmões para bronquiais•Respiração pulmonar•Abundante fluxo sanguíneo , que permite a assimilação do oxigênio pelo sangue, permitindo a ventilação constante dos pulmões e a produção de volume de oxigênio necessário aos tecidos musculares para o exercício do vôo.•Os sacos aéreos(expansão das paredes bronquiais), que ocupam uma porção apreciável da cavidade da ave, e estendem-se até os espaços pneumáticos de muitos ossos, permitem um fluxo de ar em sentido único através dos pulmões, ao invés de fluxo e refluxo (entra e sai) como observado em mamíferos (dissipação do calor). São importantes para a execução do vôo pois os pulmões sozinhos não podem assegurar ditas correntes respiratórias.•No ponto de bifurcação da traquéia, ou próximo, existe um “órgão do canto”: a siringe. A siringe é mais desenvolvida nos machos, pois o canto deles serve para atrair as suas fêmeas e para delimitar os territórios.

Page 7: - C OLÉGIO C ENECISTA N OSSA S ENHORA DOS A NJOS - -B IOLOGIA -
Page 8: - C OLÉGIO C ENECISTA N OSSA S ENHORA DOS A NJOS - -B IOLOGIA -

SISTEMA EXCRETORO sistema excretor é composto por dois rins metanefros de coloração castanho-escura com dois ureteres que desembocam na cloaca, pois não possuem bexiga urinária e a sua excreção é rica em ácido úrico.

Page 9: - C OLÉGIO C ENECISTA N OSSA S ENHORA DOS A NJOS - -B IOLOGIA -

SISTEMA REPRODUTOR-Fêmeas possuem apenas sistema reprodutor bem desenvolvido no lado esquerdo. No lado direito há um testículo rudimentar, o qual se torna funcional com a retirada do ovário. Mais raramente se pode formar um ovotéstis ou mesmo outro ovário. -Machos possuem dois testículos, situados na cavidade abdominal e ligados à cloaca por canais seminais.- Ovíparas.- Fecundação interna.- Desenvolvimento direto.- Ovos telolécitos completos, ricos em vitelo.- Geneticamente, os machos são homogaméticos e as fêmeas são heterogaméticas.-Aves nidícolas ou nidífilas (ficam no ninho após a eclosão dos ovos) e aves nidífugas (saem do ninho após a eclosão dos ovos). -Os embriões das aves têm diversos envoltórios (ou anexos) embrionários que os protegem contra a dessecação e choques. Servem para a respiração, excreção e outras funções necessárias durante a vida embrionária. São o âmnio, o córion, o saco vitelino e o alantóide.

Page 10: - C OLÉGIO C ENECISTA N OSSA S ENHORA DOS A NJOS - -B IOLOGIA -
Page 11: - C OLÉGIO C ENECISTA N OSSA S ENHORA DOS A NJOS - -B IOLOGIA -
Page 12: - C OLÉGIO C ENECISTA N OSSA S ENHORA DOS A NJOS - -B IOLOGIA -

SISTEMA DIGESTÓRIO É do tipo completo. As aves possuem bico e língua

córneos; não há dentes. As aves granívoras (que se alimentam de grãos) apresentam moela e papo, que são pouco desenvolvidos ou mesmo ausentes nas aves carnívoras e frugívoras (aqueles que se alimentam de carnes e frutas). No papo o alimento é amolecido. Daí o alimento vai para o proventrículo (estômago químico), passando a seguir para a moela (estômago mecânico), que é muito musculosa e substitui a falta de dentes nas aves. Após a trituração, o alimento dirige-se para o intestino delgado, onde ocorre a absorção dos produtos úteis, sendo o restante eliminado através da cloaca. A cloaca é uma bolsa onde são lançadas as fezes, a urina e os gametas. Como glândulas anexas ao sistema digestivo, existe no fígado e o pâncreas.

Page 13: - C OLÉGIO C ENECISTA N OSSA S ENHORA DOS A NJOS - -B IOLOGIA -
Page 14: - C OLÉGIO C ENECISTA N OSSA S ENHORA DOS A NJOS - -B IOLOGIA -