É natal 2012 flip/jornalempdf_24_… · a quem às vezes, muitas vezes, falta o indispensável,...

28

Upload: others

Post on 05-Oct-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: É Natal 2012 flip/jornalempdf_24_… · a quem às vezes, muitas vezes, falta o indispensável, re-cebe, nem que seja só no Natal, uma parcela da ge-nerosidade do outro, ex-posta
Page 2: É Natal 2012 flip/jornalempdf_24_… · a quem às vezes, muitas vezes, falta o indispensável, re-cebe, nem que seja só no Natal, uma parcela da ge-nerosidade do outro, ex-posta

Sábado, 24 de dezembro de 2011 -02 - OPINIÃO

É Natal

Propriedade da Emp.Paulista Folha da Região Ltda., R. David de Oliveira, 1255 - Fone:(017) 3281-6432 - Olímpia/SP. Site: www.ifolha.com.br - E-mails: [email protected] e [email protected] - Impresso na Gráfica doDiário da Região de São José do Rio Preto, av. Feliciano Salles Cunha, 1515 - Distrito Industrial. DIRETOR DE RE-DAÇÃO E EDITOR: José Antonio Arantes (MTB 31.132). A Folha publica textos da agência Special News. Os artigosassinados representam a opinião de seus autores. O ponto de vista do jornal é expresso abaixo.

... e deixam do ladode fora da soleiradas suas casas asdiferenças, osódios, osdesencontros.

DO CONSELHO EDITORIAL

Tempo de esperança,de renovação das forças,do reencontro de simesmo; nasceu emuma manjedoura, hádois mil e onze anos oque veio para salvar ahumanidade.

A estrela de Belém queindicou o caminho paraos reis magos, nesta datanatalícia, que será come-morada pelo universocristão, com certeza guia-rá a oração dos que pe-dem uma vida de pazcomo era e continua sen-do o desejo do Salvador.

Nos mais humildes ca-sebres, nas mais belas

canso em al-gum canto eorarão, sehumanos ecristãos fo-rem, para sie para o

próximo.O desejo de que a felici-

dade se instale na almada maioria, ou pela eufo-ria natalina, pelo espíritocristão, embalado peloclima festivo e de co-memoração do nasci-mento do filho deDeus feito homem estádançando e cantandopelas ruas ao som demúsicas natalinas.

Este é sem sombra dedúvidas o momento mai-or do cristianismo, horaem que as famílias seconfraternizam e deixamdo lado de fora da soleiradas suas casas as diferen-ças, os ódios, osdesencontros.

Nasceu Jesus, 25 de de-zembro, da mais inocen-te e pura das crianças, aomais antigo e experienteancião do universo cris-tão comemorarão as suasmaneiras este evento, osque têm mais dividirãocom os que têm menos,os que não têm nada de

material, e ambos recebe-rão nesta troca mútua dedar e receber o retornomaravilhoso, que é o sen-tir-se fraterno com o pró-ximo e o sentir afraternidade do outro.

Tudo isto, pode pare-cer aos descrentes e céti-cos algo cuja importânciapode parecer a ele estarsendo supervalorizada.Porém, quando alguém,ao entregar um presente,observando o estado demiserabilidade em queainda se encontram al-guns seres humanos, seemociona e chora, e damesma maneira, o outroa quemàs vezes, muitas vezes,falta o indispensável, re-cebe, nem que seja só noNatal, uma parcela da ge-nerosidade do outro, ex-posta em uma cesta bási-ca, em um mimo, umaroupa, um brinquedo e seemociona e chora, perce-be as duas pontas oquanto estão unidas pelasensibilidade.

E é exatamente estaunião dispersa que se re-encontra neste período,que reafirma dois milêni-os depois a amorosidadedo Cristo aniversarianteque acreditava na criaçãodo Pai, e veio para salvá-la, dando seu exemplo decarinho e fé que se reforçaa cada ano próximo do fi-nal do mês de dezembro.

É Natal. Hora de exerci-tar a fraternidade.

mansões,neste 25 dedezembro,mais que aluz que enfei-ta as árvoresde natal en-trará a palavra sagrada eiluminada de Nosso Se-nhor Jesus Cristo paralembrar a sua mais per-feita criação, o homem,que todo sonho, toda ilu-são, toda utopia, todapoesia, quando carregadade fé, é possível de se re-alizar.

Descerão todos do seuMonte das Oliveiras, co-locarão a cruz que carre-gam pelos dias em des-

Page 3: É Natal 2012 flip/jornalempdf_24_… · a quem às vezes, muitas vezes, falta o indispensável, re-cebe, nem que seja só no Natal, uma parcela da ge-nerosidade do outro, ex-posta

- Sábado, 24 de dezembro de 2011 OPINIÃO - 03

FELIZ NATAL!A coluna de hoje é especialmen-

te para as pessoas de alma genero-sa, alta sensibilidade e que duranteanos a fio vêm me prestigiando ese acostumando a ler os meus es-critos. Não procurem cada coisaem seu lugar (não irão encontrá-las). Leiam, simplesmente, penseme reflitam. Feliz, Feliz Natal.

NOTASE porque a gentileza tem nome

e sobrenome, bom-dia d. Maria,Helena e Hélio de Souza Pereira.

E porque a gentileza e a ele-gância não têm idade, mas,nome e sobrenome, bom-dia, d.Maria Vilela.

★Viajando! Eu tenho um ca-chorro. Seu nome é Dick. Ele é umcachorrinho basset. Ele é pretocom manchas marrons douradas(cor de mel). Seus olhos são tam-bém cor de mel. Ele é muito boni-to. E é meu amigo. Era assim que agente escrevia lá no grupo escolar.Mas, na verdade, ter um cachorroé um divisor de águas na vida dagente. O cãozinho (danado)desestrutura o nosso cotidianopara o bem e para o desconforto(suas travessuras são incontáveis).Mas quando ele vem e, sem licen-ça, aconchega-se junto ao seu cor-po (como se quisesse fazer parteda gente) e entende o amor recí-proco que sentimos um pelo ou-tro... Ter um cachorro em casa éter muito mais que um cachorro.Não tem muita explicação (nestemomento, Dick dorme, como sefosse o rei da casa, ao meu lado,na maior paz do mundo). Como éfácil ser feliz! E os cães nos ensinamessa felicidade.

MAIS NOTAS★Sempre suspeitei (desculpem

a imodéstia) que Deus conspiravaa meu favor. Hoje, com toda a hu-mildade do mundo, tenho quasecerteza disso.

★Na coluna passada falei so-bre Arthur Bispo do Rosário, artis-ta plástico, um dos mais originaise instigantes desse país.

★Mexendo nos meus guarda-dos, encontrei o “Livro Sobre Na-da”, de Manoel de Barros. E umpoema em homenagem a ArthurBispo do Rosário: Isso é magia?

“Arthur Bispo do Rosário se pro-clamava Jesus. Sua obra era ar-dente de restos; estandartes po-dres, lençóis encardidos, botõescariados, objetos mumificados,fardões de Academia, Miss Brasil,suspensórios de doutores - coisasapropriadas ao abandono. Desco-bri entre seus objetos um buquê depedras com flor. Esse Arthur Bispodo Rosário acreditava em nada eem Deus.”

Em tempo: Essas coisas aparen-tadas sempre “caíram” em minhasmãos como uma benção dos céus,principalmente quando estava em

sala de aula trabalhandocom meus alunos. Ah! obelo livrinho do mato-grossense (Manoel deBarros) foi presente damestra Lourdinha Piton,há 11 anos.

OUTRAS NOTAS★Neymar virou arroz de fes-

ta. Se souber aproveitar a fasenuma boa...

★O Barça deu uma aula de fu-tebol aos Meninos da Vila. E ao sr.Muricy Ramalho. E que aula, se-nhoras e senhores!!!

★Rafael Nadal comemorou avitória do Barça em uma casa no-turna. Dançando com os cracaçosdo time catalão. Ao som de...Michael Teló... La vida es bela!

*★César Cielo e Fabiana Murersão os atletas olímpicos do ano.Grandes!

★E o Magrão (o craque Sócra-tes) deve estar no andar de cimase divertindo. Tomando uma gela-dinha (que ele não ia abrir mãodisso) e batucando uns sambasbonitos, com belas letras e belasmelodias. Partiu antes do combi-nado, mas o que se há de fazer?Que descanse em paz. Sem muitasreivindicações (democráticas!) aSão Pedro.

★Falcão é o grande nome dofutsal, um malabarista digno doCirque de Soleil.

CERTAS NOTAS★D. Dilma Rousseff navegou

em águas calmas em seu primeiroano de mandato. Afora os trope-ços e os tombos de certos minis-tros, tudo bem. Termina o anocom saldo positivo. A sra. presi-denta é a grande figura da políticabrasileira hoje.

★E como gentileza e elegânciacontinuam tendo nome e sobreno-me, bom-dia, d. Eliana Bertoncelo.

★E o espírito natalino nos en-volve a todos. Uns são mais toca-dos; outros, menos. Mas ninguémfica indiferente ao espírito da épo-ca. O nascimento de Jesus é, emtodos nós, um fato especialmentetransformador, único. Maior quetodos nós. Transcende a tudo e atodos. É, para os sábios, um apren-dizado infinito. Ah! voltando aoDick (Brown). Às vezes, ele “man-da” em nós (a gente deixa; outras,nós temos que nos impor diante docãozinho travesso, mas sem perdera ternura (que cachorro também éser humano, segundo um políticoque passou por aí feito um meteo-ro). E, ainda que não o fosse, ha-veria de merecer nosso carinho,amizade e respeito.

★Meu cachorro não chegou àminha casa. Fui buscá-lo numaloja. E me apaixonei por ele (esta-va numa caixa (própria para ani-mais) com mais dois “bassezinhos”,todos aparentemente iguais. E to-dos nós, em casa, nos rendemos à

sua presença (barulhenta, si-lenciosa, agitada, tranquila,de paz).

★D. Denise Seno, bom-dia.Bom-dia d. Maria Bachega.

★Faz uma vida inteira queClarice Lispector se encantou.Ea estrela, Clarice (“A hora da Es-trela”), brilha no céu do Brasil,há 34 anos.

“Folhas esmagadas me lem-bram o chão da infância.” (Cla-rice Lispector)

CAFEZINHO DA COLUNACafé SolúvelDavid Beckham é do Paris

Saint-Germain. Por U$ 2 milhõesmensais. Nesse caso, mais vale afama que o futebol. E estrela é es-trela. E estamos conversados. Emais: com direito a cargo de em-baixador do clube ao deixar osgramados.

Café AmargoSerá que o sr. Gabriel Chalita

aceitaria ser o vice do sr. FernandoHaddad nas eleições para prefeitode São Paulo? Difícil!

Café ForteA sra. Dilma Rousseff, dignís-

sima presidenta do Brasil, disse,com todas as letras, que o país,em 2012, vai navegar em sentidocontrário ao dos países em crise.D. presidenta é poderosa!

PÍLULAS★Mais questões do Enem são

anuladas. Só uma perguntinha: Aquem interessa a avacalhação doExame Nacional do Ensino Mé-dio???

★1.139 alunos do colégio (e ,agora, do cursinho pré-vestibular)Cristus, no Ceará, tiveram 14questões anuladas por conta dochamado vazamento.

★Não haverá cortes no núme-ro de aulas de português e mate-mática na rede oficial de ensinodo Estado de São Paulo. A afirma-ção é do sr. Geraldo Alckmim.

★ Bom-dia, sr. Antônio CarlosJaquetto, d. Bê e Enrico (buenagente); d. Sônia Mendes Alves,bom-dia. Feliz Natal!

★O vaivém da carga horária:setembro de 2011: Secretaria daEducação propõe redução da car-ga horária de português e mate-mática no Ensino Médio. Algunsdias após a proposta ser anuncia-da, o governador de São Pauloafirmou que era contra a redução.

★Em dezembro (2011, a Secre-taria diz que as disciplinas serãoreduzidas no período noturno.

★Um dia após o anúncio daSecretaria (20/11), o governodo sr. Geraldo Alckmin recua ediz que não quer a diminuiçãoda carga horária de Ensino Mé-dio, nem no curso noturno nem

no diurno.★ “Está lá um folheto estendido

no chão”! Em vez de propagandacomercial, um Informativo de al-guém jogado no meu alpendre.Molhado pela água que escorriados vasos, regados bem cedinho.Pensei que fosse propaganda desupermercado. Não era de super-mercado. Mas era propaganda(informativo). O texto está cheiode junto ao, junto ao. Juntoa quer dizer perto de. Por issonada de “junto ao governo muni-cipal” (“buscando recursos”). Mas,o “informativo” está bem feito.Ilustre senhor, boa a parte gráficado folheto.

E porque Elegância ainda temnome e sobrenome, bom-dia,

Regina Furquim; Fernando Ri-beiro de Carvalho; Ignácia Gil;Marina Malufi; Wanda MorandiSachettin; Wílson Augusto Sarrias; Auro de Oliveira Souza; Lour-dinha Piton; Eugênio José Zuliani;Raul A. Totti; Teresa Coleto; Ma-ria do Carmo Passi; Waldecir Ca-sagrande; Paulo Ribeiro de Carva-lho; Maria Inês Firmino; Car-minha Moro; Edgar A. Piton;João B. Dias Magalhães; TinaRiscali; Aurora Gigliotti; Galib J.Tanuri; Therezinha das Graças

Marçal; Zilá Casagrande; AdemirA. de Freitas e Júlio T. Amorim.

CORTINAPalavras indesejáveis que rola-

ram a torto e a direito na mídiaem 2011: faxina e corrupção epropina e suborno e fraude e rou-bo... Pano rapidinho...

SUGESTÃOPresenteie seu filho, preclaro lei-

tor, com um belíssimo livro nesteNatal. Se está sem opção, vá dire-to aos clássicos: não tem erro:

“Alice no País das Maravilhas”,Lewis Carroll.

“O Pequeno Príncipe”, Saint-Exupery.

“Vidas Secas”, Graciliano Ra-mos.

“Sentimentos do Mundo”,Carlos Drummond de Andrade.

“Romanceiro da Inconfidência”,Cecília Meireles.

“A arca de Noé”, Vinicius de

Moraes.“O Evangelho Segundo Jesus

Cristo”, José Saramago.“Água Viva”, Clarice Lispector.“Urupês”, Monteiro Lobato.“O quinze”, Rachel de Queirós.REFLEXÃOFeliz 2012. Deus nos abençoe e

nos dê muita fé e esperança. Seja-mos compassivos, humildes e pu-ros de coração. Deus, lembrem-se,caríssimos leitores, nos conheceprofundamente, conhece o nossocoração e o nosso pensamento.Conhece-nos muito melhor do quenós próprios pensamos nos conhe-cer. E Boas Festas. Paz e Bem!

E pra fechar com chave d’ouro:“Há muitas maneiras sérias de nãodizer nada, mas só a poesia é ver-dadeira.” (Manoel de Barros).

Ivo de Souza é professoruniversitário.

Page 4: É Natal 2012 flip/jornalempdf_24_… · a quem às vezes, muitas vezes, falta o indispensável, re-cebe, nem que seja só no Natal, uma parcela da ge-nerosidade do outro, ex-posta

Sábado, 24 de dezembro de 2011 -04 - OPINIÃO

calúnia do WilldepoisDIVAGANDO...... inicialmente, exatamente

sobre a falta de exatidão que apalavra exato empresta às vezesa contextos em que a finura dasobrecarga emocional do indiví-duo despreparado para a tese,síntese e antítese provoca e mes-mo que se componha “ditiram-bos” durante os “prolegomenos”concluímos sem afirmar, que nãoexiste verdade absoluta, que apoesia pode, se houver espaços epossibilidades, se instalar comomera expectadora do espetáculohumano, para sorrir da divinacomédia que desempenhamos noesforço de não ser cada vez me-nos e principalmente quando vol-tados para o nosso eu, ao reafir-mar este ser frágil, inconcluso quese nos habita, ou observa enquan-to divagamos.

E SE ...... não fosse esta a magia da

travessia sempre inacabada do“Flagetão” que se nos afoga emfogo fátuo, tentaríamos senãoinvocarmos nossos deuses maisíntimos para tentar elaborar demaneira não quântica, com asasperezas científicas da filosofiaque explora pelas raízes a equa-ção que envolve a nós outros sim-ples mortais que caminhamos ecantamos e seguimos a cançãosem estarmos afinados e sem aomenos contextualizar a realidadedas revoluções que mudam a mar-cha da humanidade.

SAINDO ...... destes entrementes, que trai

somente a mente que mentequando emite ou omite indo aosporões do porém e do entretantotantos e tontos

INDO......para a realidade que pulsa,

marca e fere, pois mostra um serhumano indiferente à dor do ou-tro e um mundo carregado de pús-tulas que se locupletam no poder.

SIM ......se você identificou uma nes-

ga, um pedacinho da enormida-de daquele ser que semanalmen-te elocubra neste espaço.

NÃO ......se enganou, sinto que incor-

porei o elefarantão nas suas reca-ídas de sal amargo e doce, e osmotivos são tantos e nenhumcomo diria ele.

APENAS ...

... e tão somente, inspirado poreste momento de magia, o guruArantão resolveu, após esfregaruma garrafa mágica que ele en-controu, fazer um pedido dos trêsa que tem direito.

E ...... para meu azar e desconfor-

to, pediu exatamente que o talvezmaior e único puxa-saco que eletem por estas bandas, incorporas-se ele por alguns minutos para vercomo é dura a vida de um inte-lectual, maravilhoso, sábio, inte-ligente, solidário, imaginativo,fértil, amado e idolatrado com omesmo ardor que é odiado, e aci-ma de tudo, humilde.

DE REPENTE ...... uma coisa estranha subindo

pela cacunda, uma coceira de póde mico no final da espinha, aimeu São Genaro, é a língua?, quecoisa estranha, tá parecendo queestá afiada e querendo mandarmensagens positivas para os de-dos, será uma convulsão sexual?

QUE ...... vontade louca de falar bem

da vida alheia através do simpló-rio subjetivismo da visão do cen-so crítico por demais desenvolvid.

SAINDO ...dos entretantos e entrando nos

poréns, não dá para ficar caladoquando se observa a sucateaçãoda saúde pública desenvolvidapelo governo Genioso; nunca an-tes na história desta cidade a saú-de esteve tão por baixo e sem res-postas adequadas a problemasgraves que se acumulam sem so-luções. Não é necessário voltar apassado muito distante para seobservar que o setor da saúde pas-sava por dificuldades mas elasnão tinham o volume que estãotendo agora,

ADEMAIS ...... tem que se deixar claro que

a arrecadação do município naadministração passada, por exem-plo, era da ordem dos setenta epoucos milhões, e que hoje a ar-recadação do município pratica-mente dobrou, a verba dedicadaa saúde, também quase dobrou,sendo que o mesmo não ocorreucom o número de habitantes.

PORTANTO, ...... pela lógica, se é que há al-

guma lógica neste governo, quejá foi o melhor que Olímpia játeve, a saúde teria que ter dobra-

da a qualidade dos trabalhosprestados, e se não bastasse a fal-ta de remédios e médicos na redepública, o monstrengo, que sem-pre isto é o poder desorganizadono Brasil, o Executivo para elimi-nar uma possível liderança, porranços autoritários, cada vez maisnítidos no Genioso, interviu naSanta Casa.

DEU ...... e continua dando caca a fal-

ta de gestão instalada na saúdepública municipal que foi trans-portada para a Santa Casa e ohospital que dava sinais de recu-peração, hoje sob a responsabili-dade do Genioso e seus apanigua-dos têm a cara do poder público,onde as coisas acontecem pelametade, quando acontecem.

OCORRE ...... que saúde, não é uma pra-

ça que se inaugura com acaba-mento imperfeito e pode se refor-mar, ou um projeto habitacionalonde parte das casas parecem tersido feitas sem nenhum respeito àsnormas de segurança do setor (éjanela e portas caindo), saúdenão é não pode ser isto; médicoe remédio, assim como atendi-mento hospitalar tem que ser nahora da necessidade, da precisão,como diria o velho e sábio Ter-tuliano, o problema de quem estáno governo, conforme o mesmosábio, é que a precisão deles nãotem o mesmo tempo da precisãodos pobres, por que eles tem sa-lário muito alto e podem pagarconvênios, e completa, só que semhospital, sem médico, sem remé-dio pra tratar, num adianta di-nheiro, garganta, convênio, car-ro chique, que ai tudo mundofica igual, que a morte não des-respeita e nem respeita ninguém,defunto, é defunto e pra defun-to não tem pobre e não temrico, tudo fede igual.

NOSSA ...... acho que estou voltando a ser

Willian de novo, novamente, ou-tra vez, e talvez se enveredarmospor outros caminhos que já fala-mos muito de saúde, que está notazero, bom notar que parece que osque tratam a latinha como símbolosexual estão exagerando no lança-mento da disputa eleitoral

A ...... impressão

que a Rádio Pre-feitura passa éque o horário da propaganda elei-toral já começou, e não há dia emque o locutor e assessor de impren-sa da Prefeitura não pergunte aoentrevistado, e ai temos de ser jus-to, sem muita insistência, a per-gunta básica, do tipo, o senhornão acha que o governo doGenioso é o melhor que já tive-mos pelos séculos afora, e se oentrevistado tenta sair pela tan-gente, ele insiste, mais o Genioso,o senhor não acha que é melhorde todos os tempos, se o cara nãoresponde afirmativamente, o locu-tor se encarrega de afirmar porele, e o Genioso, é o melhor debom de toda história desta Capi-tal do Folclore, mesmo que nãoseja. Algo que eu ainda não enten-di: é noticiário ou horário eleito-ral?

POR FALAR ...... em folclore, foi no mínimo

folclórica a declaração do presi-dente da Câmara Toto Ferezin, nasessão em que se discutia aumen-to do funcionalismo, de que nãoiria dar aumento maior para osfuncionários da Câmara por quetinha combinado como o presi-dente do Sindicato dos Funcioná-rios Públicos Municipais não daraumento maior que o que foidado pelo Genioso para os funci-onários da Prefeitura.

JESUS ...... do céu, perdoai, eles não sa-

bem o que falam; é inacreditávelque o presidente de um Sindica-to que tem por dever lutar paraque o funcionalismo receba salá-rios melhores ou condizentes coma realidade econômica do país,tenha dado este aconselhamentoque pode vir em prejuízo dos seusrepresentados.

PORÉM, ......na Capital do Folclore tudo

pode, tudo phode, por exemplo,inaugurar um conjunto residen-cial sem que a lagoa de tratamen-to esgoto, que se proclamava se-ria obrigatório ser ativada na épo-ca da inauguração, na entregadas chaves, até agora não come-çou a operar; o Distrito Industri-al que iriam transformar em algode primeiro mundo continuaabandonado e o que iria ser inau-gurado não saiu do papel; aHarry Gianechinni depois de inau-gurada teve sua rotatória muda-da; a Praça da Matriz e Rui Bar-bosa conseguiram ser reformadasantes da inauguração; uma mar-ca deste governo, afeito a festas,carrões de luxo, e telefone privêda prefeitura para acesso na in-ternet, sem contar salários pra vi-úvas, estagiários e comissionados.

SIM ...

... é ano eleitoral e possivelmen-te a moda dos coronéis de antiga-mente ou muita coisa vai aconte-cer, ou muita coisa vai ser prome-tida para acontecer, os tradicio-nais terrorismos de campanha,aqueles do tipo, se não ganhar aeleição este projeto vai acabar ecom ele seu emprego, já estãoacenando em algumas reuniõesque se tem noticia.

VALE ...... lembrar que tais ameaças ou

terrorismo até onde se sabe nãotem saído da boca do Genioso, esim da boca de alguns de seusmais próximos colaboradores. Enão se pode afirmar se por von-tade própria ou por estímulos re-cebidos de sua liderança; pode-seafirmar no entanto, que isto con-traria frontalmente toda e qual-quer convivência com o estado dedireito e nos remete ao estadonatural de Rousseau.

BOM ...... lembrar que estas atitudes

podem ser isoladas, motivadaspelo excesso de bajulação, omedo de perder a boquinha, ge-ralmente tomadas no plano indi-vidual pelos puxa-sacos, que aoque tudo indica, neste governo,onde os cargos em comissão cres-ceram como tiriricas.

FALANDO ...... em puxa-saco, pera ai, tô

sentindo algo estranho, estou ven-do uma tromba, fui possuído peloespírito de um elefante, sai deretro, devolve meu “corpicho”animalão, quero beber minha san-ta garrafada natalina.

MAS ...... num passa o efeito da

esfregadinha na boca da garrafa,ô pedido mais escroto este, estouincorporando de novo, será que aUPA será inaugurada no prazocerto, para ser a primeira obraentregue no prazo prometido?Como previsto a UPA será entre-gue em dezembro, ou seria entre-gue em dezembro de 2010?, ounão será entregue nem em dezem-bro de 2011?, que confusão estegoverno faz com estas obras quenunca são entregues na data cer-ta, e esta, a UPA, muito embora,não tenham se atentado os pou-cos mortais com os eixos da“grampola” em pleno funciona-mento, possivelmente como namaioria das cidade do Brasil, nãodará em nada, simplesmente sãoconsideradas, até o presente mo-mento o grande fracasso do go-verno Federal na área da saúde,tanto que se está estudando naesfera federal a ampliação dosrecursos para as UPAS pois o cus-to das mesmas é incompatívelcom a verba enviada para a ma-nutenção do sistema com um ser-viço de excelência.

SEM ...... contar que a de Olímpia,

sem medo de se equivocar, possi-velmente contribuirá em muito

para ampliação do caos que estávivendo o único hospital da cida-de, e tomara, levando-se em contao momento eleitoral antecipado,que lá na frente não tenhamos deouvir a exaustão no horário elei-toral gratuito “Genioso, o inimi-go público número um da SantaCasa” se contrapondo ao “Geni-nho o amigo da Santa Casa” daeleição passada; as vezes o feiti-ço vira contra o feiticeiro, e nes-te caso, tomara que não.

ESTOU ...... sentindo algo estranho, não

me leve pra Santa Casa, prefiromorrer em casa mesmo, tô foradesta história de estar mal e ain-da ter de andar nestas escanda-losas e “apitativas” ambulânciasdo Samú, que também não deramcerto, só para cumprir tabela e irmorrer no hospital.

EIS ME ...... de volta à lucidez, mas se

estou lúcido por que este trêsarantônicos pontinhos? Achoque o elefarantão ainda cami-nha pelas minhas estranhas en-tranhas, se não dilui o momen-to flui o nirvana.

IH! ...... é ele voltando, o ser balofo,

para dizer através deste cavalo,deste asninho, que é Natal, e queas crianças vão ganhar suas ba-linhas do nosso querido PapaiNoel, que nas horas vagas aten-de por Joseph Stones, e ampliouseus trabalhos, parece que tem atéuma franquia trabalhando em ou-tro bairro da cidade, o amor e oódio, o interesse e a inveja produ-zem coisas que até dois duvidam.

VOLTANDO ...... nossa, ser puxa-saco cansa,

não sei como muita gente aguen-ta quatro anos puxados debajulação, com este calor, nãodeve ser mole não, ô coisa dúbia,outra coisa, este gênio da lâmpa-da não poderia fazer outra coisaque não fosse atender pedidos deelefarantes desocupados?

... Perguntar não deveria ofen-der: “Será que um certo e cente-nário loteamento resistiria a umacerta preocupação de alguns me-lindrosos membros duros da opo-sição?

Antonio Sal Grosso explicitaque Will... depois, é a incorpora-ção do Ara...antes, pode parecerengraçado mas não é, exatamen-te por sê-lo sem ser no instanteque antes é algo que ocorre exa-tamente no momento que se dá,já depois, pode se afirmar comcerteza é algo que é participe dahistória em tempo vindoura quese vislumbra sem se assegurarque será visto seu dilúculo ou seucrepúsculo, pois tudo se compõee se dilui enquanto partícula doátomo.

Gentem, agora tenho blog,acessem pelo Amor de Deus:www.willianzanolli.blogspot.com.

Page 5: É Natal 2012 flip/jornalempdf_24_… · a quem às vezes, muitas vezes, falta o indispensável, re-cebe, nem que seja só no Natal, uma parcela da ge-nerosidade do outro, ex-posta

- Sábado, 24 de dezembro de 2011 NATAL - 05

Page 6: É Natal 2012 flip/jornalempdf_24_… · a quem às vezes, muitas vezes, falta o indispensável, re-cebe, nem que seja só no Natal, uma parcela da ge-nerosidade do outro, ex-posta

Sábado, 24 de dezembro de 2011 -06 - SAÚDE

MAIS UMA! Equipamentos cirúrgicos sucateados colocam em risco a integridade de pacientes e de médicos.

“São váriosmotivos. O principalé que não temconversa entre adiretoria e o corpoclínico. O Dr. Máriogosta muito de seexpressar porcartinhas”.

Santa Casa pode ficar sem ortopedistas dia 1.º de janeiro

DA REDAÇÃOA Santa Casa de Olímpia pode-

rá ficar sem médicos ortopedistasa partir do dia 1.º de janeiro de2012, caso não ocorra ao menosum acordo e bem costurado, entreos profissionais que atendem oplantão à distância e a direção dohospital.

Essa possibilidade foi confirma-da no final da manhã desta sexta-feira, dia 23, pelo médico Márcio

Henrique Eiti Iquegami, um dosresponsáveis pelos atendimentosda área. Além dele, o hospital con-ta com o serviço de outros trêsprofissionais e todos estariam coma mesma intenção.

No entanto, Márcio Iquegaminão elencou os motivos que os le-varam a essa decisão, mas citouque são várias razões. “São váriosmotivos. O principal é que nãotem conversa entre a diretoria e ocorpo clínico. O Dr. Mário gostamuito de se expressar porcartinhas”, disse.

De acordo com Iquegami hámuitos problemas que não são re-solvidos, principalmente por faltade diálogo. Um desses problemas,segundo ele, é que os equipamen-tos do centro cirúrgico não estãoem condições de garantir o bomresultado de uma cirurgia. “Estãosucateados. Estão se acabando e

ninguém repõe”, reclama.O médico explica que não se

pode colocar em risco a vida e asegurança de um paciente e nemmesmo o nome do profissionalmédico que estará atendendo nasituação em que o centro cirúrgicose encontra. “Não é dinheiro, nãoé falta de pagamento. Não é nadadisso”, assevera.

Mas reitera que é preciso pararde falar que o problema da saúdeé o médico e não tomar as provi-dências necessárias. “O problemada saúde não é o médico, mas afalta de dinheiro e de condições detrabalho”, afirma.

Sobre a falta de dinheiroIquegami acrescenta que ele é ne-cessário para repor os equipamen-tos cirúrgicos. Uma reposição quesegundo diz não é feita há muitotempo prejudicando o trabalhodos médicos.

OUTRO LADO! Se depreende que sem esse atendimentojá é certo que esse paciente ficará longe de seus familiares.

Pacientes serão encaminhadospara os hospitais de referência

“Eles estãoprevendo que nãovão receber no anoque vem. Estãopressionando, masnão vai mudarnada. Estãoenganadoscomigo”.

DA REDAÇÃOProcurado por esta Folha na

tarde de sexta-feira, o provedor daSanta Casa, advogado MárioFrancisco Montini (foto), explicouque uma possível paralisação dosortopedistas a partir do dia 1.ª dejaneiro fará com que pacientesque chegarem ao hospital comtraumas de ossos sejam encami-nhados para hospitais de referên-cia da região.

No entanto, Montini diz quenão acredita que ocorra essa pa-ralisação anunciada, segundo ele,

mais uma vez. “Não sei seeles vão fazer isso. Se eles fi-zerem terá consequências. Jáé a quarta ou quinta vez queeles fazem isso. Estamosaguardando se eles vão fazeragora”, comentou.

Porém, disse que aindanão foi comunicado ofici-almente sobre a questão.Até por isso ainda não feznenhum comunicado para

a Secretaria Municipal deSaúde. “Se eles não voltaremvou fazer um ato administra-tivo comunicando que não fazmais esse atendimento e ai co-munico a secretária”, explicou.

De acordo com Montini nãohaverá problemas para o hospitalcaso a paralisação desse atendi-mento seja confirmada. “Vamoscortar o serviço e não tem proble-ma nenhum suspender”, avaliou.

Segundo ele, quando chegarum paciente com trauma de ossoao pronto-socorro será realiza-da “a estabilização, o que pre-cisar e vai embora. Vai paraoutro lugar igual faz com ca-sos de neurologia, com proble-mas de coração”.

Mas explica que ainda nãotem como informar para qualhospital ou para qual cidadeesse paciente será encaminhado.A definição de qual hospital de-penderá de qual será o centrode referência indicado, pode ser

Barretos, Bebedouro.Já no caso de pacientes con-

veniados, será o convênio que de-cidirá para onde e qual o hospitalserá encaminhado. Por isso, se de-preende que sem esse atendimentojá é certo que esse paciente ficarálonge de seus familiares.

Mas o provedor ameaça jogarduro com os médicos, tambémcaso essa paralisação seja con-firmada, ou seja, se deixarem deatender o pronto socorro. “Ago-ra, se não fizer SUS aqui, nãovai fazer nada. Nem particular”,ameaça.

Sobre os motivos dessa deci-são dos ortopedistas Montiniapenas disse que “eles estão pre-vendo que não vão receber noano que vem. Estão pressionan-do, mas não vai mudar nada.Estão enganados comigo”.

Page 7: É Natal 2012 flip/jornalempdf_24_… · a quem às vezes, muitas vezes, falta o indispensável, re-cebe, nem que seja só no Natal, uma parcela da ge-nerosidade do outro, ex-posta

- Sábado, 24 de dezembro de 2011 SAÚDE - 07

UPARAÍSO! Prefeito participou deprograma radiofônico que teve pauta pré-elaborada.

DA REDAÇÃOEmbora sem uma data definida,

após a inauguração da Unidadede Pronto Atendimento (UPA),que ainda está em fase de constru-ção no terreno onde funcionava opátio de serviços da PrefeituraMunicipal, na esquina da AvenidaDeputado Waldemar Lopes Ferrazcom a Rua Washington Luiz, nocentro, os casos considerados gra-ves serão encaminhados para ou-tras cidades e nem passarão pelaSanta Casa de Olímpia.

Pelo menos é isso que se de-preende das palavras ditas peloprefeito Eugênio José Zuliani, Ge-ninho, na quarta-feira desta sema-

Após UPA os casos graves nempassarão pela Santa Casa local“Agora a Prefeituraresolveu ter o seupróprio prontoatendimento e vaidesafogar a SantaCasa que vairealmente exercer oseu papel dehospital”.

na, dia 21, em um pro-grama radiofônico quefoi produzido com pautapré-elaborada pela asses-soria, segundo foi inclusi-ve confessado no ar peloapresentador da emissora,que consta ter vínculoscom o grupo político doprefeito.

“A UPA estará prontaali para fazer todos os diagnósti-cos, exames necessários, serviçosde imagem, qualquer tipo de exa-me laboratorial que seja. Prontapara dar o diagnóstico final e cor-reto. Se for alguma coisa que aSanta Casa não atenda, através doSAMU, será da UPA para o Hospi-tal de Base em Rio Preto. Não vaipassar nem pela Santa Casa. Se foralguma coisa, uma cirurgia que aSanta Casa faça, será da UPA paraa Santa Casa”, afirmou Geninhoem meio a várias respostas.

“A UPA vai ser a grande revolu-ção da saúde pública regional. Eutenho certeza, tenho acompanha-do o andamento da obra, tenhoandado muito dentro dela, nin-

guém tem noção ainda o que éaquilo, ninguém tem noção aindao que vai representar a UPA parao povo de Olímpia”, disse em meioa sua explanação.

O prefeito enfatizou que “hojea Santa Casa tem o pronto aten-dimento e a Prefeitura paga pormês à prestação de serviços. Então,quem é usuário do SUS, se ficadoente fora do horário de atendi-mento da UBS, vai na SantaCasa. A Prefeitura paga paraatender o usuário do SUS”.

“Agora a Prefeitura resolveu tero seu próprio pronto atendimentoe vai desafogar a Santa Casa quevai realmente exercer o seu papelde hospital”, acrescentou.

Page 8: É Natal 2012 flip/jornalempdf_24_… · a quem às vezes, muitas vezes, falta o indispensável, re-cebe, nem que seja só no Natal, uma parcela da ge-nerosidade do outro, ex-posta

Sábado, 24 de dezembro de 2011-08 - SAÚDE

CRISE ANTIGA! “Encaminhou uma carta dizendo que não tem interesse mais em ser o diretor clínico”.

Situação faz hospital ficar sem diretor clínico de novo“Sempre teveproblemas.Ninguém querajudar a SantaCasa. O interesse édeixar as coisaspiorarem para vercomo é que vaificar”.

DA REDAÇÃOA atual situação da Santa Casa

de Olímpia seria a responsável porfazer com que o hospital fique semum diretor clínico mais uma vez.No início da tarde desta sexta-feira, dia 23, o provedor da ins-tituição, advogado Mário Fran-cisco Montini(foto), confirmou

que o cargo está vago por causada renúncia do médico GustavoMachado Mirandola.

“Sempre teve problemas. Quan-do um quer outro não quer. Estãotirando o corpo fora. Ninguémquer ajudar a Santa Casa. O inte-resse é deixar as coisas piorarempara ver como é que vai ficar”,

reclama Mário Montini.Embora não seja confirmado

nem por médicos e nem pela dire-toria, o fato é que a atual situaçãodo hospital está cada vez maiscomplicada, principalmente a par-tir da intervenção decretada peloprefeito Eugênio José Zuliani, Ge-ninho, com apoio do Ministério

Público e até da justiça local.Gustavo Mirandola foi o úni-

co que aceitou assumir o cargoapós a renúncia de Fábio Mar-tinez em meados de fevereirodeste ano. Até que aceitasse ocargo em 28 de agosto o hospi-tal permaneceu sem um respon-sável pela direção clínica.

De acordo com Montini o no-me de Mirandola nem chegou aser regularizado no CRM (Con-selho Regional de Medicina). “Eele falou que não ia ser mais. Eleabandonou o barco no meio docaminho. Agora vamos aguar-

dar para ver o que o CRM vaifazer”, comentou.

Mas segundo o provedor, Gus-tavo Mirandola não apresentounenhuma justificativa. “Ele enca-minhou uma carta dizendo quenão tem interesse mais em ser odiretor clínico”.

O médico foi procurado na tar-de da quinta-feira desta semana,dia 22, mas a informação foi queestava viajando e que retornariaapenas no dia 29, ou seja, naquinta-feira da próxima semana.

O nome do médico que substi-tuirá Mirandola ainda não foi de-

DA REDAÇÃOO provedor da Santa Casa de

Olímpia, advogado Mário Fran-cisco Montini, confirmou no iní-cio da tarde desta sexta-feira,dia 23, que abriu uma sindicân-cia interna com a finalidade deapurar a origem da fotografiaque estampou a primeira páginada edição do sábado passado,desta Folha da Região. Dissetambém que considera uma fo-to criminosa e que o caso já foicomunicado ao Ministério Públi-co (MP) local.

Montini foi procurado apóssurgir a informação dando con-ta da sindicância e que esta teriaa finalidade de apurar quem te-ria sido a pessoa responsávelpelo vazamento da informaçãoa respeito da proibição aos mé-dicos de interarem pacientes po-bres, através do SUS (SistemaÚnico de Saúde), em dois dossete leitos da Unidade de Tera-pia Intensiva (UTI).

“Não é quem vazou a informa-ção. Eu abri uma sindicância paraapurar aquela foto porque foi cri-minosa aquela foto que vocês co-locaram no jornal. Foi para o MPjá para saber quem tirou aquelafoto com paciente dentro da UT-

FOTO PROIBITIVA! “A notícia que deram não tem nada,o que não pode é essa foto que é o crime que aconteceu”.

Provedor abre sindicância para apurara origem de foto publicada pela Folha“No hospital nãopode tirar foto denada e tirou foto depaciente internadoque estava até semroupa. Umconstrangimentofora de série. Isso aié crime”.

I”, disse Montini.De acordo com ele, “primeiro

porque da UTI não pode tirarfoto. Segundo, tirou de pacientee isso ai é crime e dá dano mo-ral. Se algum funcionário, al-gum médico fez isso ele vai serpunido. Essa publicação vai terconsequências e eu já levei até oMP”, acrescentou.

No entanto, ao falar da proi-bição de fazer fotos internas nohospital, o provedor vai aindamais longe. “No hospital nãopode tirar foto de nada lá e ti-rou foto de paciente internadoque estava lá até sem roupa. Umconstrangimento fora de série.Isso ai é crime”, avisa.

Já sobre a informação Mon-tini até demonstrou não estarincomodado com a questão.“Falar de mim ou coisa parecidanão tem problema. A notíciaque deram não tem nada, o quenão pode é essa foto que é o cri-me que aconteceu”, asseverou.“Estou apurando em sindicância.Se o MP vai apurar alguma coi-sa ou não, disso ele foi comuni-cado”, disse. Mas não houve re-presentação: “Foi verbal e era omínimo que poderia acontecer”,reforçou.

Sobre a intenção de acionar es-ta Folha na justiça, Montini deu aentender que não teria essa inten-ção. “Não sou eu quem tem querepresentar no MP ou mover açãocriminal contra o jornal. Eu nãovou fazer isso. Quem tem que fa-zer isso são as famílias dessespacientes que estavam interna-dos lá, no dia em que tiram asfotos”, finalizou.

OUTRO LADO

Para o editor desta Folha, jorna-lista e advogado José Antônio A-rantes, o provedor da Santa Casaparece estar perdido diante de umcargo complicado como é o de ge-rir um hospital que atravessa umadas suas piores situações nas últi-mas décadas.

Quanto ao fato de ser crime ounão e as normas citadas pelo ditoprovedor o editor entende que étema conflitante. Na verdade, oque demonstra o sr. Montini sãotraços ditatoriais, como se tivesseparticipado como adido dos go-vernantes nos tempos da ditaduramilitar onde a liberdade de ex-pressão era ceifada pela censura eas coisas eram imposta por AtosInstitucionais e não pelo diálogodemocrático. Aliás, esta pareceser realmente a prática do ditoprovedor, uma vez que já baixouo seu AI9, ou seja o nono Ato, nasemana passada e é citado porum médico em entrevista publi-cada nesta edição como nãosendo afeito ao diálogo.

“Ora, sr. Mário, faça um cursi-nho intensivo de democracia, decomo lidar com pessoas, comodialogar e não simplesmente im-por, e depois, quem sabe, consi-ga arregimentar aliados paratocar um hospital beneficente,que precisa de líderes com diálo-go suficiente para angariar aconfiança da população paraque esta ajude a entidade e nãoalguém que tenha comporta-mento parecido com o de dita-dorzinho de república de bana-nas querendo enfiar goela abai-xo de todo mundo suas medidasretrógadas e dispersivas”, expli-cou o editor desta Folha.

finido pelo corpo clínico. “Tiveramreuniões, mas não decidiram nada.Isso é problema do corpo clínico,não é de administração”, avisaMontini. Segundo ele, por causadisso o CRM pode intervir no hos-pital e até barrar os procedimentoscirúrgicos.

Montini explica que a respon-sabilidade do hospital está atre-lada apenas à direção técnica,único cargo que é remunerado eque está sendo ocupado pelomédico Nilton Roberto Martinez,que assumiu junto com Miran-dola, no dia 31 de agosto.

Page 9: É Natal 2012 flip/jornalempdf_24_… · a quem às vezes, muitas vezes, falta o indispensável, re-cebe, nem que seja só no Natal, uma parcela da ge-nerosidade do outro, ex-posta

- Sábado, 24 de dezembro de 2011 POLÍCIA-09

ABENÇOADO POR DEUS! A tentativa de homicídio ocorreu na 6.ª feira da semana passada em Guaraci.

Vítima de facadas que levou 3 pontos no coração deve ter alta médica em três dias

Kleber Aparecidoda Silva, de 28 anos,foi suturado pelomédico FábioMartinez.

DA REDAÇÃOKleber Aparecido da Silva, de

28 anos de idade, morador emGuaraci, que recebeu um golpe defaca no coração, deverá receberalta hospitalar no início da pró-

Fábio Martinez, médico que realizou a sutura com três pontos no coração da víti-ma Kléber Aparecido da Silva.

xima semana. A informação édo médico Fábio Martinez, querealizou uma sutura com trêspontos em seu coração. Ele jásaiu da UTI e está internado emum quarto normal da SantaCasa de Olímpia.

Segundo a polícia de Guaraci,Kleber da Silva foi vítima de umatentativa de homicídio praticadana noite de sexta-feira passada,na rua Benjamin Constant, 1.108,na vila Camargo, em Guaraci. Sua

amásia, Maiara Regina Gonçalves,de 31 anos, relatou que seu com-panheiro chegou no portão de suacasa com o ferimento de faca nopeito pedindo socorro e caiu.

Maira contou que ele foi atin-gido por um golpe de faca desferi-do por um elemento conhecidopor “Esquema”, que, segundoconsta, ainda está foragido.Kleber também portava uma fa-ca na cintura. Os motivos natentativa de homicídio ainda

não foram revelados.Ainda na sexta-feira da se-

mana passada, em razão dagravidade do ferimento, Kle-ber da Silva foi trazido para aSanta Casa de Misericórdia de

Olímpia, onde foi submetido acirurgia. Foram dados trêspontos no coração. Depois depermanecer internado naUTI-Unidade de Terapia In-tensiva, anteontem (quinta-

feira) ele foi transferido paraum quarto normal. Segundoinformou na tarde de ontem omédico Fábio Martinez, ele de-verá receber alta hospitalar emaproximadamente três dias.

LATROCÍNIO NA CASINHA BRANCA

Denúncia leva a apreensão de espingardaDA REDAÇÃO

Ao averiguar uma denúnciaanônima do possível paradeiro daarma que matou o pedreiro ValdirReis Rocha, 30 anos, na “CasinhaBranca”, no dia 25 do mês passa-do, policiais civis e militares acaba-ram apreendendo uma espingar-da, calibre 36, sem marca aparen-te, na residência de Anibal Benedi-to da Silva, vulgo “Bim”, de 54anos, morador no jardim SãoFrancisco. Ele foi autuado emflagrante acusado de posseilegal de arma.

De acordo com que se informa

nos meios policiais está descartadaa possibilidade desta arma apren-dida ter sido utilizada no latrocí-nio, pois o pedreiro foi mortocom um tiro de espingarda cali-bre 12. A denúncia dava contaque a arma escondida na casade “Bim” pertenceria a Cezar daSilva, suspeito de envolvimentono assassinato.

Na delegacia de polícia “Bim” foiautuado em flagrante por posseilegal de arma, pelo delegadoMarcelo Pupo de Paula, que arbi-trou fiança no valor de R$ 1 mil,que foi paga. Com isso, “Bim” res-

ponderá o processo em liberdade.ROUBO EM ALTAIRDois elementos armados de re-

vólveres na tarde de sábado passa-do roubaram o Gol MI, placa, ver-de, ano 97, CKV 4480 de Pontal/SP e mais R$ 1 mil em dinheiro,que estavam com o agricultor An-tonio Leme, de 50 anos, moradorem Baguaçu.

O roubo foi praticado na esta-da municipal do antigo “Lixão”.Leme foi deixado pelos ladrões nointerior de um canavial próximodo acampamento dos “Sem Terra”,em Guaraci.

Page 10: É Natal 2012 flip/jornalempdf_24_… · a quem às vezes, muitas vezes, falta o indispensável, re-cebe, nem que seja só no Natal, uma parcela da ge-nerosidade do outro, ex-posta

Sábado, 24 de dezembro de 2011- 10 - EDITAL DE NOTIFICAÇÃO

00001-DANILO HENRIQUE SANCHES/CPF: 37789715810 E JOAO PAULO CHAVES PERESCPF 28114133830/Modelo: CG 150 TITAN KS/Marca: HONDA/Ano: 2006/Placa: DOV-9165/Cor:PRATA/Chassi: 9C2KC08106R902108/BANCO PECUNIA SA,00002-FERNANDO ALVES MARI-NHO/CPF: 09113528807/Modelo: CG 150 FAN ESI/Marca: HONDA/Ano: 2011/Placa: ECI-6885/Cor:VERMELHA/Chassi: 9C2KC1670BR510581/BV FINANC SA CFI,00003-PAULO ARAUJOJUNIOR/CPF: 11643865811/Modelo: CG 125 TITAN KS/Marca: HONDA/Ano: 2001/Placa: DAB-6949/Cor: PRATA/Chassi: 9C2JC30101R023970/ABC PRIMO ROSSI ADM. DE CONSÓRCIOLTDA,00004-/CPF: /Modelo: CRF/Marca: HONDA/Ano: /Placa: /Cor: VERMELHA/Chassi:9C2JC30101R023970/CONS ROSSI LTDA ,00006-ALBERTO ALVES DE TOLEDO/CPF:04445401803/Modelo: CG 125/Marca: HONDA/Ano: 1985/Placa: BKZ-8601/Cor: AZUL/Chassi:CG125BR1423410/,00007-ADRIANO LUCAS PEREIRA/CPF: 38133526841/Modelo: CG 150 FANESI/Marca: HONDA/Ano: 2010/Placa: ECI-6466/Cor: PRETA/Chassi: 9C2KC1550AR132144/CON-SÓRCIO NACIONAL HONDA LTDA,00009-ANA ROSA BATISTA DE SA/CPF: 31371533873/Mo-delo: CG 150 TITAN ESD/Marca: HONDA/Ano: 2008/Placa: BYV-0951/Cor: VERMELHA/Chassi:9C2KC08208R071903/BANCO PANAMERICANO SA (DEP COBRANCA),00010-GEOVANA DACOSTA MOREIRA/CPF: 34329750821/Modelo: C100 BIZ/Marca: HONDA/Ano: 2003/Placa: DHN-5162/Cor: VERMELHA/Chassi: 9C2HA07003R029739/BANCO PECUNIA SA,00011-CLEBER FA-BIO BARBOSA/CPF: 14265034829/Modelo: CG 125 FAN/Marca: HONDA/Ano: 2006/Placa: DPW-3551/Cor: VERMELHA/Chassi: 9C2JC30706R811482/,00012-EDILSON JOSE LOPES DOS SAN-TOS/CPF: 34705399870/Modelo: CG 125 TITAN ES/Marca: HONDA/Ano: 2000/Placa: DCI-5261/Cor: AZUL/Chassi: 9C2JC3020YR038510/,00013-DROGARIA DIA E NOITE LTDA/CPF: 48028849/0001-08/Modelo: CG 125 TITAN/Marca: HONDA/Ano: 1998/Placa: CGN-9524/Cor: VERMELHA/Chassi: 9C2JC250WVR066072/,00014-REGINALDO LUCIO MORETTI/CPF: 22288477806/Modelo:CG 125 FAN KS/Marca: HONDA/Ano: 2009/Placa: ASW-1853/Cor: PRETA/Chassi:9C2JC41109R032784/,00016-JESSE DO NASCIMENTO /CPF: 04933111812/Modelo: CG 150TITAN MIX KS/Marca: HONDA/Ano: 2010/Placa: ECI-6450/Cor: VERMELHA/Chassi:9C2KC1610AR043367/BV FINANC SA CFI,00017-JOAQUIM FABOIANO AIRES JERVAIS/CPF:26429159809/Modelo: CG 150 FAN ESDI/Marca: HONDA/Ano: 2011/Placa: ECI-7168/Cor: VERME-LHA/Chassi: 9C2KC1680BR528467/GRUPO SANTANDER BANESPA(DEP JURIDICO),00019-EWERTON CESAR ZUIN/CPF: 41294124854/Modelo: YBR 125 K/Marca: YAMAHA/Ano: 2005/Placa: DOK-4832/Cor: VERMELHA/Chassi: 9C6KE044050129168/,00020-MARCELO SANTANA/CPF: 26181585800/Modelo: CG 150 TITAN KS/Marca: HONDA/Ano: 2008/Placa: DWW-1293/Cor:PRETA/Chassi: 9C2KC08108R094263/BANCO PANAMERICANO SA (DEP COBRANCA),00021-THEREZINHA DE JESUS CASTRO CELETE/CPF: 26072749828/Modelo: CG 150 TITAN KS/Mar-ca: HONDA/Ano: 2009/Placa: ECI-6312/Cor: VERMELHA/Chassi: 9C2KC15109R003019/BANCOPANAMERICANO SA (DEP COBRANCA),00022-JOSE OTAVIO DOS SANTOS/CPF:40654773874/Modelo: CG 125 FAN KS/Marca: HONDA/Ano: 2011/Placa: ECI-6762/Cor: PRETA/Chassi: 9C2JC4110BR430553/BV FINANC SA CFI,00024-MARCELO DE MELO AMARAL/CPF:18632198890/Modelo: CG 150 TITAN KS/Marca: HONDA/Ano: 2004/Placa: CQS-9603/Cor: VER-MELHA/Chassi: 9C2KC08104R810292/CIFRA SA CRED FIN INV,00025-/CPF: /Modelo: CG 125/Marca: HONDA/Ano: /Placa: /Cor: AZUL/Chassi: PINADO/,00026-JOSE LOPES DE CASTRO FI-LHO/CPF: 51314940872/Modelo: MAX 125 SED/Marca: SUNDOWN/Ano: 2006/Placa: DPW-3563/

DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO

DIVISAO DE CONTROLE INTERIOR - CIRETRAN

OLIMPIA - SP - VIII - 44.º CIRETRAN - 3.ª ETAPA

NOTIFICAÇÃO:

Com fundamento na lei Federal 6575/78 e na Portaria 938 de 24/05/2006 e Portaria 1767 de 18/11/2010, faz saber aos interessados abaixo, quetêm o prazo de 30 dias para providenciar a retirada dos veículos retidos ou apreendidos nesta CIRETRAN - Comissão de Leilão, mediante a pa-gamentos de débitos existentes, sob pena de serem vendidos em leilão público. O lote está no pátio do guincho: PATIO GAVIÃO - AV. GOV. DR.ADHEMAR PEREIRA DE BARROS, 1199 EM OLIMPIA- SP.

Cor: PRETA/Chassi: 94J2XCCB66M008066/,00027-MARCELO RODRIGUES DOS SANTOS/CPF:34313804846/Modelo: CG 125/Marca: HONDA/Ano: 1988/Placa: BSP-1081/Cor: PRETA/Chassi:9C2JC1801JR110119/,00028-ALBERTO JOSE FABERO/CPF: 21758624884/Modelo: CBX 200STRADA/Marca: HONDA/Ano: 1997/Placa: CGN-9325/Cor: AZUL/Chassi: 9C2MC270VVR014905/,00029-LUIZ CESAR MOTA/CPF: 21734902817/Modelo: CG 125/Marca: HONDA/Ano: 1985/Placa:CGN-9852/Cor: VERMELHA/Chassi: CG125BR1444670/,00030-/CPF: /Modelo: DT/Marca:YAMAHA/Ano: /Placa: /Cor: PRETA/Chassi: 94J2XCCB66M00806/,00031-/CPF: /Modelo: /Marca:YAMAHA/Ano: /Placa: /Cor: AZUL/Chassi: PINADO/,00032-MARCELINO VIEIRA/CPF:04265375804/Modelo: MAX 125 SE/Marca: SUNDOWN/Ano: 2008/Placa: ECI-5589/Cor: VERME-LHA/Chassi: 94J2XDCD88M028376/BANCO ITAU SA,00033-FABIO ROBERTO VIEIRA NUNES/CPF: 31330652894 E ELZA MARIA MUGNOLI COBACHO CPF 33271939837/Modelo: CG 125TITAN KS/Marca: HONDA/Ano: 2001/Placa: DCT-0901/Cor: VERMELHA/Chassi:9C2JC30101R124957/,00034-FRANCISCO /CPF: 25419225824/Modelo: CG 125 FAN ES/Marca:HONDA/Ano: 2009/Placa: ECI-5996/Cor: PRETA/Chassi: 9C2JC41209R060458/BANCOBRADESCO SA,00035-MARCIANO ROBERTO PRADO DOS SANTOS/CPF: 17822518801 EANDRE LUIS DE FREITas cpf 22546926829/Modelo: CG 125 TITAN/Marca: HONDA/Ano: 1997/Pla-ca: BSP-1256/Cor: CINZA/Chassi: 9C2JC250VVR096127/,00039-TANIA CRISTINA CAPELLARIRAYMUNDO/CPF: 32406763897/Modelo: CG 125 TITAN/Marca: HONDA/Ano: 1995/Placa: BXX-3050/Cor: VERMELHA/Chassi: 9C2JC2501SRS60109/,00040-JOSIAS LORENCO/CPF:31538503808 e admilson carvalho da costa e cia ltda cnpj 02722237/0001-01/Modelo: CG 150 TITANKS/Marca: HONDA/Ano: 2007/Placa: DVY-0367/Cor: AZUL/Chassi: 9C2KC08107R182526/,00041-FERNANDO CESAR SILVA/CPF: 08963334856/Modelo: CG 125/Marca: HONDA/Ano: 1985/Placa:CQS-9034/Cor: AZUL/Chassi: CG125BR1446647/,00042-/CPF: /Modelo: /Marca: HONDA/Ano: /Pla-ca: /Cor: PRETA/Chassi: 9C2KC1680BR528467/,00043-ROGER SANCHES DA SILVA/CPF:38023281836/Modelo: CG 125 TITAN/Marca: HONDA/Ano: 1996/Placa: BJY-9766/Cor: VERMELHA/Chassi: 9C2JC250TTR097363/,00044-JEFERSON MARCOS DOS SANTOS/CPF: 01036455432/Modelo: CG 150 FAN ESI/Marca: HONDA/Ano: 2011/Placa: SEM-1/Cor: VERMELHA/Chassi:9C2KC1670BR522690/BANCO ITAU SA,00045-MARIO CESAR DA SILVA/CPF: 43536651895/Mo-delo: CG 125 FAN ES/Marca: HONDA/Ano: 2011/Placa: SEM-1/Cor: VERMELHA/Chassi:9C2JC4120BR701108/BV FINANC SA CFI,00047-MARCELO BATISTA DOS SANTOS/CPF:14947998806/Modelo: BRASILIA/Marca: VW/Ano: 1977/Placa: BKC-0597/Cor: AZUL/Chassi:BA490688/,00048-ANTONIO VIEIRA/CPF: 62116169887/Modelo: SANTANA/Marca: VW/Ano: 1998/Placa: BXF-9823/Cor: CINZA/Chassi: 9BWZZZ327VP041005/BV FINANC SA CFI,00050-MARCE-LO DE CARVALHO/CPF: 15980074830/Modelo: GOLF GL/Marca: VW/Ano: 1995/Placa: BKB-1840/Cor: VERDE/Chassi: WVWCG81H3SW475881/BV FINANC SA CFI,00051-PAULO MARIANO DASILVA/CPF: 06552700865/Modelo: GOL 1.0/Marca: VW/Ano: 2008/Placa: DWI-6421/Cor: BRANCA/Chassi: 9BWCA05W08T177008/BV FINANC SA CFI,00053-MICHELE DA SILVA SMOLARI/CPF:37948187847 E ADENILSON FERREIRA CPF 33853076866 /Modelo: GOLF GTI/Marca: VW/Ano:1995/Placa: CEB-5357/Cor: PRETA/Chassi: 3VW1911HLSM303763/BV FINANC SA CFI,00059-REAL SEGUROS SA/CPF: 33164021/0001-00 E BJ DIESEL COM PECAS E VEIC LTDA CNPJ74569336/0001-06/Modelo: 206 SOLEIL/Marca: PEUGEOT/Ano: 2001/Placa: LNN-

Page 11: É Natal 2012 flip/jornalempdf_24_… · a quem às vezes, muitas vezes, falta o indispensável, re-cebe, nem que seja só no Natal, uma parcela da ge-nerosidade do outro, ex-posta

- Sábado, 24 de dezembro de 2011 EDITAL DE NOTIFICAÇÃO - 11

2927/Cor: CINZA/Chassi: 9362C7LZ91W056728/,00064-MAURICIO CARLOS MARTINS/CPF:01891181807/Modelo: BRASILIA/Marca: VW/Ano: 1979/Placa: BKA-3954/Cor: BRANCA/Chassi:BA858447/,00065-ANA PAULA MENEZES GONCALVES/CPF: 21411262824/Modelo: GOL CL/Mar-ca: VW/Ano: 1994/Placa: JEB-4416/Cor: PRATA/Chassi: 9BWZZZ30ZRT086134/,00068-APARECIDA LUCIA RUFINO/CPF: 03142521852/Modelo: GOL 16V SPORT/Marca: VW/Ano: 2002/Placa: CQA-8500/Cor: PRATA/Chassi: 9BWCA05X32P079891/BV FINANC SA CFI,00071-JULIOROBERTO BOTAS/CPF: 26097808852/Modelo: UNO CS/Marca: FIAT/Ano: 1986/Placa: FJC-6199/Cor: BRANCA/Chassi: 9BD14600003125083/,00072-ADRIANO MARTINS DE OLIVEIRA/CPF:37408317821/Modelo: MONZA SL/E/Marca: GM/Ano: 1986/Placa: BUX-9971/Cor: CINZA/Chassi:9BG5JK11ZGB005951/,00073-LUCIANO DA SILVA AVELINO/CPF: 38354823865/Modelo: ESCORT L/Marca: FORD/Ano: 1986/Placa: CKA-6694/Cor: AZUL/Chassi: 9BFBXXLBABGT98178/,00074-JULIOCESAR CORREA DOS SANTOS/CPF: 37306078801/Modelo: CELTA 5 PORTAS/Marca: GM/Ano:2003/Placa: HPQ-2184/Cor: BRANCA/Chassi: 9BGRD48X03G218139/BANCO BRADESCO SA,00075-OSVALDO BERGAMIN PEDRO/CPF: 52519678968/Modelo: MONZA SL/E/Marca: GM/Ano: 1984/Placa: BKA-3492/Cor: PRETA/Chassi: 9BG5JK11ZEB060302/,00077-LEANDRO DA SILVA SAN-TOS /CPF: 18927553861 E ANDREA LOURENCO CPF 21430576871/Modelo: TEMPRA OURO/Marca: FIAT/Ano: 1992/Placa: BKO-7172/Cor: CINZA/Chassi: 9BD159000N9010349/,00079-VALDIRPINTO FONSECA/CPF: 01882863810 E ARLINDO MARQUES DE CARVALHO CPF 01852684801/Modelo: CORCEL II L/Marca: FORD/Ano: 1983/Placa: BLW-0697/Cor: BRANCA/Chassi:LB4KBY12914/,00080-CLAUDIA EVANIR FARIA BATISTA/CPF: 13349343805 E GERALDINO PE-REIRA E AQUINO CPF 91615160663/Modelo: FUSCA 1300/Marca: VW/Ano: 1980/Placa: CND-4967/Cor: BEGE/Chassi: B0118911/,00081-SELMA CRISTINA DA SILVA TEIXEIRA/CPF: 25575470857/Modelo: VOYAGE/Marca: VW/Ano: 1985/Placa: GQD-1760/Cor: CINZA/Chassi:9BWZZZ30ZFP013842/,00082-CLAUDIO PERPETUO PIANHERE/CPF: 10890240884 E MAURI-CIO LUIS PEREIRA CPF 17822412809/Modelo: CHEVETTE HATCH/Marca: GM/Ano: 1981/Placa:BKA-5765/Cor: PRATA/Chassi: 5C08BAC125623/,00083-CLEONICE LIMEIRA DE OLIVEIRA/CPF:19886330600/Modelo: BRASILIA/Marca: VW/Ano: 1974/Placa: BKA-4803/Cor: BEGE/Chassi:BA028560/,00084-VALDECIR ALVES/CPF: 10519364899/Modelo: GOL 1000I/Marca: VW/Ano: 1995/Placa: BUQ-3769/Cor: VERMELHA/Chassi: 9BWZZZ377ST151334/,00085-EGRAIR DELLESPOSTE/CPF: 15083871840 E ANTONIO J DO NASCIMENTO CPF 31534885846/Modelo: UNOCS/Marca: FIAT/Ano: 1987/Placa: CDJ-1725/Cor: AZUL/Chassi: 9BD14600003167709/,00086-SER-GIO LUIZ FRANCHINI/CPF: 15937646851/Modelo: MONZA SE/Marca: GM/Ano: 1988/Placa: BKB-0973/Cor: CINZA/Chassi: 9BGJL11YJJB035405/BANCO CREDIBEL SA,00087-CLAUDINEI APARECIDOBAIA/CPF: 15340220826 E MARIA CRISTINA DE SOUZAQ CPF 37198213820/Modelo: FUSCA 1300/Marca: VW/Ano: /Placa: CJI-6698/Cor: BRANCA/Chassi: BJ662840/,00089-MARCIO JOSE BEZERRA/CPF: 26343812806/Modelo: TEMPRA OURO 16V/Marca: FIAT/Ano: 1995/Placa: JNB-4340/Cor: VER-MELHA/Chassi: 9BD159000R9097070/,00090-JONATAS JULIANO DA FONSECA/CPF: 34147979840/Modelo: MONZA CLASSIC/Marca: GM/Ano: 1988/Placa: CBU-8898/Cor: PRATA/Chassi:9BGJL69YJJB040488/,00091-RODRIGO PINHEIRO DE ANDRADE/CPF: 31049116810 E MARIACELIA ROSA CPF 89081730991/Modelo: BRAVA SX/Marca: FIAT/Ano: 2000/Placa: JFU-1297/Cor: CIN-ZA/Chassi: 9BD182216Y2000556/,00093-ADMILSON CAR VALHO DA COSTA & CIA LTDA/CPF:02722237/0001-01 E MARCOS APARECIDO RURALI CPF 38610775828/Modelo: GOL 1.0/Marca:VW/Ano: 2001/Placa: GWP-6030/Cor: CINZA/Chassi: 9BWCA05Y71P024965/BV FINANC SACFI,00094-ELIZETI TIZUKO NAKAHARA HONDA/CPF: 48282057991/Modelo: PASSAT GTS/Marca:VW/Ano: 1984/Placa: CGB-7800/Cor: VERMELHA/Chassi: 9BWZZZ32ZEP063169/,00100-RODRIGOMARTIR VIANA SANTOS/CPF: 06026542620/Modelo: GOL 16V/Marca: VW/Ano: 1999/Placa: GWW-4421/Cor: PRATA/Chassi: 9BWZZZ373WP580199/BV FINANC SA CFI,00101-FUNDO DE INV EM DI-REITOS CRED PCG BRASIL MULTICAR /CPF: 07727002/0001-26/Modelo: PALIO EDX/Marca: FIAT/Ano: 1997/Placa: LYP-2442/Cor: BRANCA/Chassi: 9BD178226V0232758/BANCO ITAU SA,00103-ANDERSON RICARDO TOMAZELI /CPF: 29212425836/Modelo: ESCORT L/Marca: FORD/Ano:1986/Placa: BJP-7536/Cor: VERMELHA/Chassi: 9BFBXXLBABGT00784/,00104-APARECIDADONIZETI ELIAS BATISTA/CPF: 16973076807 E ADMILSON CARVALHO DA COSTA E CIA LTDACNPJ 02722237/0001-01/Modelo: CG 125 FAN KS/Marca: HONDA/Ano: 2011/Placa: SEM-1/Cor:PRETA/Chassi: 9C2JC4110BR785497/BV FINANC SA CFI,00105-VANDERLEI GUERREIRO /CPF:03056506883 E ELEN APARECIDA ROSSINI CPF 38217111839/Modelo: CORSA MILENIUM/Marca:GM/Ano: 2001/Placa: DFH-2800/Cor: PRATA/Chassi: 9BGSD19401C252560/BV FINANC SA CFI,00107-ROMES MOURA DE ALENCAR/CPF: 03771935695/Modelo: CG 150 TITAN KS/Marca: HONDA/Ano:2004/Placa: DJY-8911/Cor: AZUL/Chassi: 9C2KC08104R822374/VALDIR ROGERIO DOS REISME,00108-RAFAEL MILER ESTAVARENGO/CPF: 32515973884/Modelo: CG 125 FAN/Marca:HONDA/Ano: 2007/Placa: DXJ-1993/Cor: PRETA/Chassi: 9C2JC30707R116520/,00109-HAMILTON

CAMPOS SANT ANA/CPF: 35901915895/Modelo: CG 125 TITAN/Marca: HONDA/Ano: 1999/Placa:CQS-8944/Cor: VERMELHA/Chassi: 9C2JC250XWR082813/,00110-EDINALDO PEREIRASANTANA/CPF: 34810105830/Modelo: CG 150 TITAN KS/Marca: HONDA/Ano: 2008/Placa: BZZ-2891/Cor: CINZA/Chassi: 9C2KC08108R177256/,00111-OLEGARIO MANGAS/CPF: 09945126865/Modelo: RX 180 S/Marca: YAMAHA/Ano: 1982/Placa: BJY-6074/Cor: VERMELHA/Chassi:5M2004254/,00112-RAFAEL FERNANDO VIEIRA/CPF: 30208845860/Modelo: CG 125/Marca:HONDA/Ano: 1986/Placa: CHL-3811/Cor: VERMELHA/Chassi: CG125BR1495428/,00113-MARCIOROGERIO PERCIO/CPF: 21762975807 E MARCIO APARECIDO GUILHERME CPF27637521877/Modelo: CBX 200 STRADA/Marca: HONDA/Ano: 2001/Placa: CWS-9137/Cor: VER-MELHA/Chassi: 9C2MC27001R008578/,00114-ALZIRA LEITE DE CAMARGO THOMAZELI/CPF:18145646839 E CARLOS EDUARDO DE SOUZA FONSECA CPF 29248611877/Modelo: CG 125/Marca: HONDA/Ano: 1983/Placa: BJY-8376/Cor: VERMELHA/Chassi: CG125BR1318879/,00115-CLODOALDO LOPES DE OLIVEIRA/CPF: 36935113814/Modelo: CG 125 TITAN KS/Marca:HONDA/Ano: 2003/Placa: DGF-8104/Cor: PRATA/Chassi: 9C2JC30103R177242/CIFRA SA CREDFIN INV,00116-SANDRA PEREIRA DE SOUZA/CPF: 25064247842/Modelo: CG 125/Marca:HONDA/Ano: 1983/Placa: BSP-1134/Cor: VERMELHA/Chassi: CG125BR1313515/,00119-SEBASTIAO CESAR PUGLIANI/CPF: 13170989863/Modelo: EN125 YES/Marca: SUZUKI /Ano:2009/Placa: ECI-6230/Cor: PRATA/Chassi: 9CDNF41LJ9M277567/BV FINANC SA CFI,00120-ISMAEL RODRIGUES DE SOUZA/CPF: 33349621805/Modelo: CG 150 TITAN KS/Marca: HONDA/Ano: 2004/Placa: DJZ-0910/Cor: PRETA/Chassi: 9C2KC08104R811417/,00121-DELIS MARLONDA SILVA OLMOS/CPF: 41609725867/Modelo: CG 125 FAN KS/Marca: HONDA/Ano: 2010/Placa:ECI-6534/Cor: VERMELHA/Chassi: 9C2JC4110AR647721/BV FINANC SA CFI,00122-SEBASTIAOBENEDITO RAMOS/CPF: 03691207871/Modelo: MAX 125 SE/Marca: SUNDOWN/Ano: 2006/Pla-ca: DOP-8525/Cor: PRATA/Chassi: 94J2XDCK56M006115/,00123-DANILO RIBEIRO DE SOUSA/CPF: 02146846100/Modelo: CG 125 TITAN/Marca: HONDA/Ano: 1998/Placa: KDO-6935/Cor:AZUL/Chassi: 9C2JC250WWR148182/,00124-VANDERLEI DONIZETTI DA SILVA/CPF:01149953/0001-89/Modelo: CG 125 FAN ES/Marca: HONDA/Ano: 2011/Placa: SEM-1/Cor: ROXA/Chassi:9C2JC4120BR726158/FINANC BV FINANC SA,00125-FABIANA NARCIZO LOPES CARDOSO/CPF: 20545938856 E ROSINEIDE BARBOSA SANTOS CPF 32997430828/Modelo: FUTURE 125/Marca: SUNDOWN/Ano: 2005/Placa: DPI-1209/Cor: PRATA/Chassi: 94J1XGCJ55M002703/,00126-GILMAR DONIZETI TEODORO DA SILVA/CPF: 08157583837/Modelo: TURUNA 125/Marca:HONDA/Ano: 1980/Placa: BHY-4522/Cor: AZUL/Chassi: CG1253016104/,00127-RAIMUNDO OLI-VEIRA MEIRA/CPF: 2462929827/Modelo: DT 180/Marca: YAMAHA/Ano: 1984/Placa: BMX-2630/Cor: VERMELHA/Chassi: 23K015233/,00128-LUIS ACACIO VALEO/CPF: 02580041850/Modelo:CG 125 TODAY/Marca: HONDA/Ano: 1991/Placa: BHW-8896/Cor: AZUL/Chassi:9C2JC1801MR587212/,00130-JOSE PEDRO TRAVAINI/CPF: 86229435853 E FRANCISCOWANDERLEY DA SILVA CPF 10733344810/Modelo: RUNNER/Marca: CTM GREEN/Ano: 2007/Placa: DPD-8858/Cor: VERMELHA/Chassi: LE6PCJLL971617033/,00131-PAULO SERGIO DELIMA/CPF: 16747952898/Modelo: CBX 150 AERO/Marca: HONDA/Ano: 1991/Placa: BMX-2128/Cor: AZUL/Chassi: 9C2KC0501MR208647/,00133-LAFAETE GONCALO DA SILVA/CPF:42778646515 E JOSE DE OLIVEIRA JUNIOR CPF 29781977817/Modelo: CHEVETTE MARAJOSE/Marca: GM/Ano: 1987/Placa: GOH-2008/Cor: AZUL/Chassi: 9BGTE15UHHC141518/,00134-LAUZAMAR VERISSIMO FERREIRA /CPF: 06561371690/Modelo: PREMIO S 1.5/Marca: FIAT/Ano: 1986/Placa: GPA-1274/Cor: BRANCA/Chassi: 9BD14600003047694/,00135-MARCELO MEN-DES COLATO/CPF: 11066728879/Modelo: SCALA GHIA/Marca: FORD/Ano: 1986/Placa: CMK-3935/Cor: VERMELHA/Chassi: 9BFDXXLB2DGL67076/,00137-JOSE LUIZ DA SILVA/CPF:66958750810/Modelo: GOL CL/Marca: VW/Ano: 1992/Placa: BPD-1941/Cor: BEGE/Chassi:9BWZZZ30ZNT108096/BANCO FINASA SA,00138-JOSE AUGUSTO DOS SANTOS/CPF:70131783491/Modelo: CORCEL LUXO/Marca: FORD/Ano: 1975/Placa: BKA-4044/Cor: MARROM/Chassi: LB4DRT49084/,00139-ELISON DOS SANTOS PIRES/CPF: 14127274727/Modelo: CG 150FAN ESI/Marca: HONDA/Ano: 2011/Placa: KVM-7973/Cor: PRETA/Chassi: 9C2KC1670BR538215/BANCO PANAMERICANO SA (DEP COBRANCA),00140-BANCO FINASA BMCSA/CPF:07207996/0001-50/Modelo: ASTRA HB 4P ADVANTAG/Marca: GM/Ano: 2010/Placa: HKU-4275/Cor: PRETA/Chassi: 9BGTR48C0AB190316/BANCO FINASA SA,00141-CLAUDIORUBENS SALICIO /CPF: 22671552815 E CARLOS EDUARDO GONCALVES VIANA DEOLIVEIRA CPF 31714755886/Modelo: BRASILIA/Marca: VW/Ano: 1980/Placa: BKA-8780/Cor: CINZA/Chassi: BA921212/,00142-GILBERTO SILVESTRE DEL PINTOR/CPF:04862875807/Modelo: PALIO FIRE ECONOMY/Marca: FIAT/Ano: 2011/Placa: ERP-2265/Cor: PRETA/Chassi: 9BD17164LB5706021/BCO FIAT SA.

Page 12: É Natal 2012 flip/jornalempdf_24_… · a quem às vezes, muitas vezes, falta o indispensável, re-cebe, nem que seja só no Natal, uma parcela da ge-nerosidade do outro, ex-posta

Sábado, 24 de dezembro de 2011-12 - NOVELAS

MALHAÇÃO

SEGUNDA-FEIRA-26/12/2011Betão vence Gabriel no campeonato

da academia. Igor se emociona com adeclaração de Verinha. Natália fica comciúmes de Moisés. Gabriel diz paraAlexia que pode levá-la à Comunidadedos Anjos para ver o Auto de Natal.Moisés afirma que precisa afastarGabriel de Alexia. Nelson se entristeceao se lembrar de Helena. Guido temeque seus pais pensem que ele estáexplorando Laura. Natália consolaSandra, que chora por ter tido a contade luz do seu salão cortada. Gabriel eZiggy flagram Tomás massageandoas costas de Cristal.

TERÇA-FEIRA-27/12/2011Natália pensa em uma forma de pagar

a conta atrasada do salão. Cristal eGabriel discutem por causa de Tomás.

AQUELE BEIJO

SÁBADO-24/12/2011Claudia avisa a Camila que se sepa-

rou de Rubinho e a convida para morarcom ela. Camila aconselha a irmã a ficarum tempo sozinha. Sarita propõe aAlberto que eles passem o Natal no Covildo Bagre. Mirta e Rubinho abandonamMaruschka no dia de Natal e ela resolveconvidar Grace Kelly e Deusa para cearcom ela. Vicente tenta fazer as pazescom Lucena. Íntima avisa que convidouRenato para o Natal e Belezinha se abor-rece. Brites fala com Violante e Marietadiz que ela é sua tia Telma. O pessoal doCovil do Bagre se reúne para a apresen-tação das crianças do Lar.

SEGUNDA-FEIRA-26/12/2011Claudia se desculpa com Lucena e

Vicente por ter atrapalhado a lua de meldo casal. Brigitte sugere que Deusa es-creva um livro contando sua história.Maruschka é gentil com Grace Kelly eGisele estranha. Iara conta para Joselitoque o filho que Lucena espera não é deVicente. Na cadeia, Regina descobreque o filho abandonado de Maruschka foitransferido para o Rio de Janeiro. Marus-chka revela que sua relação com GraceKelly e Deusa é por interesse. Lucenafaz as pazes com Vicente. Brigitte procu-ra Agenor, mas ele a rejeita. Raíssa eLocanda encontram a fortuna escondidapor Felizardo e Damiana ouve tudo.Rubinho tenta reatar com Claudia.

TERÇA-FEIRA-27/12/2011Grace Kelly comenta com Ticiano que

SPECIAL NEWS

FINA ESTAMPA

A VIDA DA GENTE

Todo o pessoal da Comunidade dos An-jos se reúne para os últimos preparativosdo Auto de Natal. Laura compara o docu-mento que imprimiu no computador deDébora com o extrato que Guido lhe deue estranha a semelhança entre os dois.Babi conta para Cristal que beijou Betão.Laura pergunta para Guido se foi Déboraquem entregou para ele o seu extratobancário. Moisés se irrita ao ver Gabrielchegar à comunidade com Alexia. Ga-briel se enfurece com Cristal por chegarà comunidade com Tomás.

QUARTA-FEIRA-28/12/2011Sandra ouve a conversa entre Laura e

Guido e acredita que ela esteja querendodar dinheiro para o filho. Babi chega comBetão à Comunidade e Jefferson ficaenciumado. Rose leva Alexia para ver asmeninas que estão se produzindo para o

SÁBADO-24/12/2011Celina conta para Nanda que Louren-

ço é o pai de Tiago. Renato compra umanel para Alice, enquanto Cícero dá umcarro para a filha. Dora e Marcos pen-sam em onde irão guardar os pertencesde Sofia. Eva chega para o Natal nacasa de Manuela. Aurélia aceita namo-rar Wilson. Rodrigo conta para Manuelaque Lourenço é o pai de Tiago. Jonas de-siste de demitir Ângela. Rodrigo se sur-preende com a maturidade de Nanda.Marcos emociona Sofia e Olívia comseu discurso na hora da ceia de Natal.Eva pede para Rodrigo ajudá-la a montarum quarto para Júlia em sua casa.Celina e Lúcio brindam o Natal no plan-tão do hospital. Eva afirma a Iná que Anaconseguirá resgatar tudo o que perdeu.

SEGUNDA-FEIRA-26/12/2011Iná e Lorena convencem Laudelino a ir

ao médico. Rodrigo conta para Manuelaque Eva foi procurá-lo para falar sobre o

quarto de Júlia. Nanda e Francisco sedespedem de Lui, que viaja a trabalho.Eva deixa Ana e Rodrigo sozinhos emcasa. Marcos fala para Dora que Vitóriaquer humilhá-lo na frente de Sofia.Manuela estranha quando Rodrigo dizque Ana não quer que ele faça o quartopara Júlia. O médico diz a Laudelino queele precisa fazer alguns exames. Inásugere que Manuela, Rodrigo e Anaconversem abertamente. Nanda co-menta com Rodrigo que Eva queraproximá-lo de Ana para prejudicarManuela. Manuela pergunta a Ana oque ela sente por Rodrigo.

TERÇA-FEIRA-27/12/2011Ana diz para Manu que Rodrigo foi

uma paixão, mas que é parte do passa-do dela. Laudelino não revela a Iná assuspeitas de seu médico. Ana avisa aLúcio que vai fazer o tratamento nos Es-tados Unidos. Celina se entristece aosaber que os pais de Tiago são indife-

Auto de Natal no escritório da ONG. Ga-briel tenta falar com Cristal, mas elesnão conseguem se entender. Moisésquestiona Alexia por ter levado Gabriel àcomunidade. Cristal finge tropeçar e To-más corre para ampará-la. Gabriel pensaem terminar seu namoro depois de ver aCristal se insinuar para Tomás.

QUINTA-FEIRA-29/12/2011Cristal teme ter ido longe demais na

provocação a Gabriel. Laura tira satisfa-ções com Débora, que acusa Guido detê-la delatado para mãe. O Auto de Natalchega ao final com o show de pagode naquadra da comunidade. Nelson faz umjantar romântico surpresa para Helena.Moisés tenta conversar com Alexia naONG e ela pede que ele se afaste. Lauraestranha quando Débora pergunta seGuido a dedurou novamente. Betão

rentes ao menino. O médico avisa aLaudelino que ele tem um tumor e pre-cisa de operação. Olívia pede paraDora fazer um quarto para ela. Ma-nuela pergunta a Rodrigo se ele aindasente alguma coisa por Ana.

QUARTA-FEIRA-28/12/2011Rodrigo diz para Manu que a ama e

que quer ficar com ela. Celina aconse-lha Lúcio a não se envolver demaiscom Ana. Alice pede para Cícero arru-mar um emprego para Renato.Manuela desconfia da explicação deAna sobre sua vontade de sair do país.Vitória decide que Bárbara passará asférias com Marcos. Cícero reclama deser “obrigado” a contratar Renato. Wil-son descobre que o marido de Moemamorreu. Eva vê Rodrigo entrar em seuprédio e chama Manuela para ir à suacasa. Ana e Rodrigo se beijam. Manuelae Eva chegam no apartamento flagramos dois.

SÁBADO-24/12/2011Quinzé vai atrás de

Teodora e Mônica o repre-ende. Paulo decide que a“Fio Carioca” não lançaráuma coleção de verão.Danielle pede autorização àCelina para levar Pedro Jor-ge à festa de Griselda. Te-reza Cristina se irrita quando Patríciaavisa que vai com Alexandre à festa deGriselda antes de comparecer ao jantarem sua casa. Juan convida Letícia parair ao jantar na casa de Tereza Cristina.Wallace aceita ir a outro médico e Zuleikapede para acompanhá-lo à consulta.Luana diz que Patrícia sofrerá uma gran-de decepção. Dagmar segue Leandro.Tereza Cristina se irrita com a chegadade Renê à festa de Griselda.

SEGUNDA-FEIRA-26/12/2011Crô se preocupa quando Tereza Cris-

tina avisa que irá à festa de sua vizinhaGriselda. Antenor ouve Renê dizer queTereza Cristina vai fazer um jantar denoivado para Patrícia. Dagmar chora aover Leandro na rua. Alberto briga com osclientes do Tupinambar. Teodora ficaenciumada ao ver Wallace chegar àpizzaria com Zuleika. Vanessa afirma aEsther que ela é a alma da “Fio Carioca”.Alberto se penaliza com o estado deDagmar. Ferdinand deixa Pereirinha en-trar na festa de Griselda. Dagmar quei-ma as roupas de Leandro. Griselda inva-de a casa de Tereza Cristina.

TERÇA-FEIRA-27/12/2011Paulo pede para Griselda deixar a ca-

sa de Tereza Cristina. Leonardo e Dag-mar impedem Leandro de se aproximarda fogueira com suas roupas. Esther eVanessa trabalham na coleção de verãopara a “Fio Carioca”. Tereza Cristinamanda Crô chamar a polícia para acabarcom a festa de Griselda. Guaracy ficaarrasado ao ver Renê beijar Griselda.Zambeze encontra o laptop de Marcela eÁlvaro vê um vídeo que a jornalista fezantes de morrer. Amália consegue umadvogado para defender Rafael. Perei-rinha dorme com Tereza Cristina. Dag-mar procura por Leandro em casa. Paulorasga todos os desenhos de Esther.

gostou de passar o Natal na casa deMaruschka. Alberto propõe um acordopara a partilha dos bens e Maruschkapede para ficar com o Covil do Bagre.Regina afirma a Claudia que se vingaráde Maruschka. Claudia não aceita reatarcom Rubinho. Eveva alerta Deusa sobreGrace Kelly. Lucena conta a Rubinhoque está grávida. Maruschka planeja re-velar as fotos de Sarita e Alberto paraprovocar a prisão da líder comunitária.Vicente avisa a Claudia que conseguiu asoltura de Regina e os dois se beijam.

QUARTA-FEIRA-28/12/2011Maruschka sugere que Rubinho es-

queça Claudia e saia com Grace Kelly.Agenor afasta Locanda da administra-ção da Shunel. Regina conta para Clau-dia que Maruschkateve um filho antes deconhecer Alberto e oentregou para ado-ção. Agenor diz ao paique quer assumir seulugar na Shunel.Alberto é preso eValério e Sarita oacompanham. Cami-la despreza Ricardoe Bernadete ajuda omédico a cuidar deFlavinho. Grace Kellyaceita se mudar parao apartamento damãe e pede a Deusaque a ajude a se tor-

pede Babi em namoro. Moisés tenta for-çar Alexia a beijá-lo e Gabriel impede

SEXTA-FEIRA-30/12/2011Alexia não consegue impedir o con-

fronto entre Gabriel e Moisés. Betão eBabi começam a namorar. Gabriel levaAlexia embora da comunidade e Na-tália evita que Moisés se vinguedele. Alexia chama Michele para irembora, mas ela pede para ficar comDieguinho na comunidade. Laura casti-ga Débora, proibindo a filha de viajarnas férias. Michele chega atrasada aobrechó e convence Laura de ir para oaeroporto se despedir de Alexia. Guidoreclama com Débora por ter provocadoa demissão de seu pai. Ademir decideque a família tem que vender o salão ese mudar para Macaé. Gabriel e Alexiase abraçam.

QUINTA-FEIRA-29/12/2011Alice se desaponta com Cícero por

não empregar Renato. Manuela sai decasa. Ana procura Manuela. Iná tentaconsolar Manuela. Rodrigo fala comLourenço. Vitória avisa a Marcos queBárbara passará as férias de janeiro comele. Rodrigo tenta disfarçar o sofrimentona frente de Júlia. Dora fica tensa com achegada de Marcos e Bárbara.

SEXTA-FEIRA-30/12/2011INanda aconselha Rodrigo a procurar

Manuela. Ana afirma que não vai maisviajar e Eva fica furiosa. Suzana tentaconvencer Cícero a ajudar Renato. Ináconvida Moema para ir ao baile deRéveillon. Jonas elogia Ângela paraCléber. Lúcio se encontra com Ana.Celina recrimina Lúcio por servir deconfidente de Ana. Lorena descobreque Laudelino está doente. Júlia per-gunta a Manuela se ela vai se separarde Rodrigo.

nar sócia da Comprare. Estela chegano Lar e Olga comemora o retorno nafilha.

QUINTA-FEIRA-29/12/2011Tide e Cleo se queixam de Olga para

Otília. Claudia admite para a mãe queestá apaixonada por Vicente. Joselitopressiona Iara a procurar o documentode posse do terreno do Covil do Bagre.Henrique confirma que a Comprare teráque pagar uma multa e Maruschka pla-neja tirar o dinheiro de Deusa. Albertopede para Valério resgatar o conteúdoque deixou no cofre de sua casa. Reginapede para Vicente se afastar de Claudia.Íntima insiste que Belezinha receba Re-nato. Henrique mostra a foto de Sarita eAlberto para a Comissão de Inquérito da

QUARTA-FEIRA-28/12/2011Griselda conta para Gigante

que entrou com um pedido dedivórcio para se separar dePereirinha. Esther convencePaulo a lançar a nova coleçãoda “Fio Carioca”. Álvaro pensano vídeo de Marcela e liga paraTereza Cristina. Leandro olha

com despeito para Nanda e Victor. Renêse reúne com sua equipe e pensa emabrir um restaurante. Griselda fala paraGigante que quer investir no restauran-te de Renê sem que ele saiba. Albertodiscute com Dagmar e Guaracy per-gunta se ele está interessado na cozi-nheira. Griselda explica para Vilma porque quer ser a investidora anônima deRenê.

QUINTA-FEIRA-29/12/2011Paulo pede Vanessa em casamento.

Álvaro fala com Tereza Cristina sobreMarcela. Zambeze fica intrigada com asinsinuações de Íris e Alice sobre Álvaro.Pereirinha e Enzo encontram a miniaturade marfim nos pertences de Teodora.Quinzé briga com Leandro e Wallace se-para os dois. Wallace convida Leandropara lutar no octógono. Gigante pedepara Barinsky fingir ser o investidor dorestaurante que Renê pretende abrir.Pereirinha vende a miniatura no antiquá-rio. Antenor dorme com Beatriz. Patríciapassa a noite com Alexandre. A nova co-leção da “Fio Carioca” é elogiada por to-dos. Guaracy leva Esther para o hospitalpara ter seu filho.

SEXTA-FEIRA-30/12/2011Renê e sua equipe se preparam para a

inauguração do restaurante Brasileiríssi-mo. Márcia avisa a Paulo sobre o partodo filho de Esther. Griselda pergunta pelotesouro enterrado em sua antiga casa.Solange avisa a Baltazar que a gravado-ra mandou uma cópia de seu CD.Esther dá à luz uma menina e chamaGuaracy e Danielle para serem os pa-drinhos. Todos os convidados come-çam a chegar para a inauguração doBrasileiríssimo. Rafael é condenado eAmália sofre. Pereirinha vê Barinskyno hotel e fica cismado. Tereza Cris-tina invade o Brasileiríssimo.

Victório Sgorlon faleceu no dia 10/12/2011, aos 89 anos de idade.Domiciliado em Olímpia e sepultadono cemitério local.--------------------------------------------------------

João Raymundo faleceu no dia 13/12/2011, aos 73 anos de idade. Casadocom Elvira Jacomini Raymundo.Domiciliado em Olímpia e sepultado nocemitério local. Deixa 3 filhos: Sirlene,Luiz Carlos e Carla.

ComprareSEXTA-FEIRA-30/12/2011Henrique sugere que Sarita seja pro-

cessada. Felizardo anuncia que secandidatará a síndico da Vila Caiada.Odessa tenta ir ao escritório da Compra-re, mas Grace Kelly a impede. Henriquepropõe um acordo a Sarita para não divul-gar suas fotos com Alberto. A políciaflagra Valério no quarto de Maruschka.Felizardo comunica a Olavo que está pe-dindo sua destituição do cargo de síndi-co da Vila Caiada. Camila visita a mãe ebriga com Claudia. Eveva avisa aOrlandinho que seu pai foi preso. Vicentediz para Lucena que entrará com umprocesso contra Juan. Íntima descobreque Belezinha está grávida.

--------------------------------------------------------Nelson Antunes faleceu no dia 14/12/

2011, aos 73 anos de idade. Domiciliadoem Olímpia e sepultado no cemitério lo-cal. Deixa 1 filho: Leandro.--------------------------------------------------------

Antônio Gorita faleceu no dia 17/12/2011, aos 69 anos de idade. Casadocom Neuracy Machado da Silva Gorita.Domiciliado em Olímpia e sepultado nocemitério local. Deixa 1 filho: Sérgio.

Page 13: É Natal 2012 flip/jornalempdf_24_… · a quem às vezes, muitas vezes, falta o indispensável, re-cebe, nem que seja só no Natal, uma parcela da ge-nerosidade do outro, ex-posta

- Sábado, 24 de dezembro de 2011 RETROSPECTIVA 2011/SAÚDE - 13

SÓ EXPECTATIVA! Obra que ficaria pronta no final de julho deste ano, ficou para o ano que vem, 2012.

Primeira empreiteiraempacou e deixou aobra. A segundaainda nãocompletou oserviço.

Prazos prorrogados e UPA fica para 2012

Médica plantonistachegou a atestarcondições detrabalho a umhomem que morreuinfartado poucashoras depois.

DA REDAÇÃOOs atrasos já vêm do ano ante-

rior, mas depois do anúncio do en-genheiro Luiz Fernando de Oliveira

ERROS MÉDICOS? Willian Zanolli chegou a pedir que o MP Estadual intervisse na Santa Casa de Olímpia.

Gomes, sócio-proprietário da Go-mes e Benez Engenharia Ltda., deFernandópolis, de que a obra seriaconcluída no dia 21 de julho desteano, a inauguração da Unidadede Pronto Atendimento (UPA)acabou sendo prorrogada em vá-rias ocasiões.

Um dos adiamentos foi anunci-ado em setembro, quando a obrajá estaria, segundo foi divulgado,em fase de pintura, mas ainda fal-tando construção de parte da es-

trutura física, que permitiria o fun-cionamento do SAMU (Serviço deAtendimento Médico de Urgên-cia). Desta feita a inauguração fi-cou para o mês de novembro.

Mas em outubro foi a vezdo próprio prefeito EugênioJosé Zuliani, Geninho, admitirnovo atraso na entrega daobra, desta feita anunciandopara o mês de dezembro, quejá passou e agora ficou, comcerteza, para 2012.

Falhas no atendimento de urgênciapodem ter causado quatro mortes

DA REDAÇÃONada foi explicado até agora.

Mas o fato é que eventuais errosmédicos podem ter provocadoquatro mortes na Santa Casa deOlímpia durante este ano. Três de-las envolvendo pessoas adultas quechegaram em busca de atendi-mento e não saíram com vida.Teve ainda um bebê que pode nãoter nascido também por deficiên-cia no atendimento.

Uma das mortes foi da dona decasa Fernanda da Silva Santos, de29 anos de idade. A família recla-ma que houve um provável desca-so ou ainda que a morte se deu emrazão da falta de médicos com co-nhecimentos mais amplos.

Mas a aposentada Arlinda An-tônia da Silva, que faleceu no dia

Fernanda da Silva Santos; Arlinda Antônia da Silva; Luiz Carlos Ruralli

24 de abril, com 84 anos de idade,pode ter sido a primeira vítima fa-tal do caos que imperou no hospi-tal durante todo o ano.

Outro caso ocorreu na madru-gada do dia 10 de maio, quandouma plantonista do pronto-socor-ro chegou a atestar que o estadode saúde para o trabalho, dofaxineiro Luiz Carlos Ruralli, queestava com 50 anos de idade, eraperfeito, e ele morreu poucas ho-

ras depois, tendo como causa uminfarto agudo do miocárdio.

Essas mortes levaram o artistaplástico e colaborador desta Fo-lha, jornalista Willian Antônio Za-nolli, a protocolou representaçãoendereçada ao procurador geral dejustiça, Fernando Grella Vieira,com pedido de urgência, solicitan-do que adote medidas no sentidode que ocorra uma intervenção es-tadual na Santa Casa de Olímpia.

Page 14: É Natal 2012 flip/jornalempdf_24_… · a quem às vezes, muitas vezes, falta o indispensável, re-cebe, nem que seja só no Natal, uma parcela da ge-nerosidade do outro, ex-posta

Sábado, 24 de dezembro de 2011-14 - RETROSPECTIVA 2011/ SAÚDE

DESCASO NA SAÚDE! Homem com quadro de úlcera grave aguardou endoscopia quase três meses.

Caos na rede pública pode ser até pior que o da Santa CasaTinha UBS quepadecia da falta atéde dipirona.

DA REDAÇÃONo final do mês de maio a re-

portagem desta Folha entrevistoudezenas de usuários do sistemapúblico de saúde local e detec-tou que o caos que poderia estarocorrendo pode ser até pior queo que se tem verificado na SantaCasa, tamanho o descaso que severificava.

Várias situações encontradas noentorno do Ambulatório de Refe-

rência e Especialidades (ARE) re-velaram o quanto o setor está vul-nerável. Um dos problemas era ode um homem que apresentavaquadro de úlcera no estômago, in-clusive já com sangramento, queaguardava há quase três meses porum exame de endoscopia.

No mesmo período foram ouvi-dos usuários de todas as UBS, gra-vando entrevistas sem que estes sou-bessem, onde outros problemas fo-ram encontrados. Nas Cohabs I e II,por exemplo, as pessoas tinha de le-vantar às quatro horas da madruga-da para garantir uma consulta.

Na UBS do Jardim Paulista as re-

clamações erada falta atéde uma sim-ples dipirona,um dos medi-c a m e n t o smais baratos.

Na da SãoJosé, o usuá-rio chegava aaguardar até15 dias entreo agenda-mento e aconcretiza-ção de uma consulta.

A única UBS onde praticamen-te não houve reclamações, foi aconhecida por Santa Ifigênia, mas

sabe-se que naquele setor a grita-ria se dava em cima da na época

ainda desativada unidade Dr.Clodoaldo Marins Sarti.

ANO DO CAOS! Teve provedor que impediu entrada de repórter desta Folha na Santa Casa de Olímpia.

Sta. Casa chega ao fim de mais um ano sem resolver problemas apontados por MPDA REDAÇÃO

Mesmo depois de muitas con-versas e até mesmo uma interven-ção absurda, sugerida pelo Minis-tério Público e até com aprovaçãoda justiça local, a Santa Casa deOlímpia termina o ano de 2011sem uma solução para os proble-mas enfrentados pelo único hospi-tal da cidade.

Pior que isso, com os médicos

ameaçados de pagar por inter-nação de pobres, ou seja, paci-entes do SUS (Sistemas Únicode Saúde), em dois dos sete lei-tos existentes.

Mas os problemas se acumula-ram durante o ano que passou. Jáem meados de janeiro surgiu a in-formação de que impostos e ta-xas, cujos pagamentos estariamatrasados desde o mês de outubro

de 2009, estavam travando o pa-gamento do 13.º salário dos funci-onários. Isso sem contar a falta deplantonistas da terceirizada Co-med, de Sertãozinho, que em vá-rias ocasiões deixou o pronto so-corro sem atendimento.

Em fevereiro houve nova amea-ça: os médicos do corpo clínico daSanta Casa, também por falta de

pagamentos, deixariam de atenderpacientes. Felizmente, o que pare-cia irreversível acabou não se con-firmando.

Mas em abril, a Justiça do Tra-balho chegou a bloquear as con-tas bancárias por causa de umaação envolvendo o sindicato dosfuncionários. O motivo era a faltade cumprimento de um acordo

para pagamentos de valores atra-sados aos funcionários.

Esses e outros problemas leva-ram à renúncia do então provedor,comerciante Marcelo Elias NajemGalletti, anunciada no dia 3 de ju-nho. Ele foi substituído pelo atual,advogado Mário Francisco Mon-tini, depois de uma eleição bastan-te discutida.

Page 15: É Natal 2012 flip/jornalempdf_24_… · a quem às vezes, muitas vezes, falta o indispensável, re-cebe, nem que seja só no Natal, uma parcela da ge-nerosidade do outro, ex-posta

- Sábado, 24 de dezembro de 2011 RETROSPECTIVA 2011/POLÍTICA - 15

OBRA INACABADA! Geninho disse que fonte e concha acústica só constavam na maquete.

Além do Centro deRecepção aoTurista, ficaramfaltando a conchaacústica e a fonteluminosa.

Prefeito inaugura revitalização incompleta da Praça Rui Barbosa

DA REDAÇÃOOs moradores do conjunto

habitacional Village Morada Ver-de terão que conviver com os ris-cos à saúde gerados pela lagoa detratamento de esgoto até o início

DA REDAÇÃOAntes prevista para iniciar em

setembro, a obra para a implanta-ção da Estação de Tratamento deEsgoto (ETE), além da RodoviaAssis Chateaubriand, SP-425, aca-bou ficando para o próximo ano.A partir disso, com prazo de 30meses para a conclusão, surge apossibilidade de que o sistema seja

MORADORES EM RISCO! Construtoraassumiu que entregou casas que não estavam concluídas.

Moradores do Morada Verde conviverãocom lagoa de esgoto até no próximo ano

DA REDAÇÃODepois de longa espera e pelo

menos em relação ao que foianunciado um ano antes, o prefei-to Eugênio José Zuliani, Geninho,inaugurou a reforma e revitaliza-ção da Praça Rui Barbosa, regiãocentral de Olímpia, sem que a

obra estivesse completa.Além do Centro de Recepção

ao Turista, ficaram faltando aconcha acústica e a fonte lumino-sa, que ele alegou que foi unica-mente por falta de recursos finan-ceiros.

Esses dois itens, igual a outrasquestões, também ficaram para2012. “Vamos executar no ano quevem. Isso não estava no convênioe teria que ter recurso próprio.Não constava do projeto executi-vo. É um aditivo que vamos fazeragora. Na maquete, quando idea-lizei, mandei colocar uma fonte”.

Os problemas iamdesde uma janelaque não fechava ouporta que não abria,chave que nãofuncionava a até umvaso sanitárioinstalado bem nomeio de umbanheiro.

de 2012, pelo menos. Embora oprefeito Eugênio José Zuliani,Geninho garante que a nova Esta-ção de Tratamento (ETE) estejaconcluída, até agora não indíciosde que as lagoas antigas sejam eli-minadas do sistema.

Além disso, o Tribunal de Con-tas do Estado de São Paulo (TCE)está analisando possíveis irregula-ridades na concorrência públicarealizada para a construção daETE, na parte baixa do JardimSanta Fé, zona leste de Olímpia.

E teve ainda os problemas comas casas que, segundo a própriaconstrutora responsável, foram en-tregues, pelo menos algumas, semestarem devidamente concluídas.

SETEMBRO NÃO VEIO!

Antes previsto para setembro “Bostódromo” ficou para 2012Obras de creche eunidade de saúdeestão atrasadas noJardim Tropical.

inaugurado e entre em funciona-mento a partir de meados de 2014.A obra está orçada em R$ 20,4milhões.

Uma obra de meio milhão dereais está com mais de 20 meses deatraso em relação ao que estavaprevisto. Trata-se de uma crecheque está sendo construída no Jar-dim Tropical II. A construção deuma unidade de saúde no mesmobairro também está atrasada. Mashá demora até para completar aconstrução do Centro de Atendi-mento ao Turista, na Praça RuiBarbosa.

Por outro lado, embora com oconvênio assinado, ainda não setem informações da liberação deR$ 13,3 milhões do Governo Fede-ral que possibilitará a captação deágua do rio Cachoeirinha, na re-gião leste do município de Olím-pia, com o reaproveitamento daETA ao lado do Jardim Cecap.

Page 16: É Natal 2012 flip/jornalempdf_24_… · a quem às vezes, muitas vezes, falta o indispensável, re-cebe, nem que seja só no Natal, uma parcela da ge-nerosidade do outro, ex-posta

Sábado, 24 de dezembro de 2011-16 - RETROSPECTIVA 2011/POLÍTICA

VIDAS SECAS, TORNEIRAS RONCANDO! “A rede trabalha sob pressão e pode acontecer (ronco) quando a água está voltando.

DA REDAÇÃOA pior notícia para o consumi-

dor foi no início de outubro quan-do a DAEMO Ambiental, por for-

DAEMO admitiu que consumidor paga por roncos de torneiras

Comerciante planta galhosde árvores para protestar

A situação foiarrumadarecentemente,quase um anodepois.

DA REDAÇÃOEm janeiro, ainda faltando

muito para melhorar a pavimen-tação da cidade, a situação dotrecho da avenida Antônio Ben-fati, ao lado do jardim CampoBelo, zona leste de Olímpia, en-tre as ruas Theodomiro JoaquimBitencourt e Ângelo Santin, le-vou o comerciante Luciano deLima (foto), proprietário deuma oficina de bicicletas nasproximidades, plantou galhosde árvores no interior de partedas dezenas de buracos comoforma de protestar contra o

ça de lei tornada sucessora do De-partamento de Água e Esgoto doMunicípio de Olímpia (DAEMO),admitiu que o consumidor olimpi-

ense podia estar pagando até pe-los roncos das torneiras, que nor-malmente ocorrem quando a faltade água na rede de distribuição.

Na oportunidade, procuradopor esta Folha, o diretor comer-cial da autarquia, Valdir PeresSantana, explicou que é possível

que paguem pelos chamadosroncos, principalmente no casodaqueles em quem a residência

está localizada em pontos derede, até mais distantes da basede distribuição à rede.

PROTESTOS IRÔNICOS!

que considera uma situação deabandono.

Nesse trecho a quantidade deburacos era bastante significativae atrapalhava não só a vidados próprios moradores, mastambém os motoristas queeram obrigados a passar pelolocal. Somente agora, quaseum ano depois, o asfalto foirecapeado no local.

E, foi também no mês de ja-neiro que moradores plantaramduas bananeiras em buracos quehaviam no asfalto da Avenidado Folclore, entre as ruas ÂngeloBlanco e Miguel Said Aidar, noJardim Santa Ifigênia, zonanorte de Olímpia.

Inclusive, uma delas com umcacho com várias bananas, que te-ria sido arrancado, furiosamentepor um vereador.

Tráfico invadiu áreas públicasSEM CONTROLE?

UBS Dr. Clodoaldo Marins Sarti no jardim SantaIfigênia e o complexo no Jardim Paulista.

DA REDAÇÃONunca a cidade esteve tão ex-

posta ao tráfico de entorpecen-tes. Em janeiro explodiu a no-tícia de que o prédio da UBSDr. Clodoaldo Marins Sarti,no Jardim Santa Ifigênia, nazona norte da cidade, fechadopara reforma, mas abandona-do desde maio de 2010, estava

sendo usado, tanto para oconsumo, quanto para o tráfi-co de drogas.

Depois em abril, o tráfico dedrogas foi confirmado pela PolíciaMilitar em um complexo da Prefei-tura Municipal composto por umaescola, uma creche, UBS e aindauma quadra poliesportiva, destafeita no Jardim Paulista.

Page 17: É Natal 2012 flip/jornalempdf_24_… · a quem às vezes, muitas vezes, falta o indispensável, re-cebe, nem que seja só no Natal, uma parcela da ge-nerosidade do outro, ex-posta

- Sábado, 24 de dezembro de 2011 RETROSPECTIVA 2011/ POLÍTICA - 17

QUESTÃO DE LEGALIDADE! ADIN resulta de representação formulada pelo artista plástico Willian Antônio Zanolli.

TJ entendeu que alei aplicada éinconstitucional eafronta aconstituição doEstado de SãoPaulo.

TJ manda Prefeitura parar de pagar pensões a viúvas de ex-prefeitos

DA REDAÇÃOJá no início do mês de dezem-

bro, o Tribunal de Justiça de SãoPaulo (TJ) atendeu uma solicita-ção da Procuradoria Geral de Jus-

tiça do Estado de São Paulo(PGJ) e expediu medidaliminar determinando quea Prefeitura Municipal deOlímpia suspendesse os pa-gamentos de pensões a viú-vas de ex-prefeitos, quevêm sendo efetuados há vá-rios anos.

A liminar, até a decisãofinal da ação, se deu emAção Direta de Inconstitu-cionalidade (Adin) propos-ta pelo Procurador Geral deJustiça do Estado de SãoPaulo contra ato do Prefei-to do Município e do Presi-

dente da Câmara de Vereadores deOlímpia, tendo por objeto a LeiMunicipal nº 2.582/96, que dis-põe sobre concessão de pensãomensal às viúvas de ex-prefeitosMunicipais.

Essa liminar foi de encontro apedido formulado pelo artistaplástico e jornalista Willian Antô-nio Zanolli, que protocolou repre-sentação à PGJ para que analise aconstitucionalidade da lei munici-pal que autoriza o pagamento depensões vitalícias a quatro viúvasde ex-prefeitos do município.

PIOR QUE NO GOVERNO CARNEIRO! Outra alegação é que teria no-ticiado ao MP que existiam irregularidades sendo na elaboração de atas.

Conselho de Saúde de Geninho rasga constituição e expulsa conselheiroUtilizando o que naditadura seconvencionavachamar depatrulhamentoideológico.

DA REDAÇÃOParecendo ter rasgado a cons-

tituição brasileira, simbolicamen-te pelo menos, abril o ConselhoMunicipal de Saúde (CMS) deOlímpia, dando mostras de aindaviver no tempo da ditadura mili-tar, ao voltar a expulsar, mesmo

antes de ser reconduzido ao car-go por determinação judicial, oconselheiro, artista plástico e co-laborador desta Folha, WillianAntônio Zanolli.

E o que é pior, utilizando o quena ditadura se convencionavachamar de patrulhamento ideo-

lógico, já que uma das razõespara a expulsão do ex conselheiropor “conduta incompatível”, foi adeclaração dada a este jornal deque “era melhor ser expulso do queomisso”, mesmo estando garanti-do na constituição o direito à livremanifestação do pensamento.

O PÚBLICO NO PRIVADO! Situação podeser inédita em Olímpia e até mesmo no Estado de São Paulo.

Telefone da Prefeitura foi parar na casa de GeninhoTrata-se do número3281-3663 que pelomenos estavasendo utilizado nacasa do prefeito.

DA REDAÇÃOEm meados de

setembro veio àtona a informaçãode que um dos inú-meros telefonesque constam emnome da Prefeitura Municipal deOlímpia estava instalado noapartamento do prefeito EugênioJosé Zuliani, Geninho, que atual-mente reside no Edifício Olímpia,

localizado naPraça RuiBarbosa, nú-mero 11,apartamento32.

Trata-se donúmero 3281-3663 que pelo me-nos estava sendo utilizado nacasa do prefeito, mas que se podedepreender continua sendo pagocom dinheiro do município. O nú-

mero, segundo consta, ultima-mente estava funcionando no ga-binete do prefeito.

Page 18: É Natal 2012 flip/jornalempdf_24_… · a quem às vezes, muitas vezes, falta o indispensável, re-cebe, nem que seja só no Natal, uma parcela da ge-nerosidade do outro, ex-posta

Sábado, 24 de dezembro de 2011- 18 - NATAL

Page 19: É Natal 2012 flip/jornalempdf_24_… · a quem às vezes, muitas vezes, falta o indispensável, re-cebe, nem que seja só no Natal, uma parcela da ge-nerosidade do outro, ex-posta

- Sábado, 24 de dezembro de 2011 RETROSPECTIVA 2011 - 19

FUGINDO DA ESSENCIA! Shows do aniversário e festa do peão tiveram duplas desfalcadas.

De 100apresentações, oFefol teve apenas39 gruposfolclóricos.

47.º Fefol repete distanciamento de Grupos Folclóricos

DA REDAÇÃOAssim como vem ocorrendo

nos últimos anos, principalmen-te a partir do falecimento doidealizador e criador do evento,

DA REDAÇÃODesde o dia 7 de novembro que

quatro adolescentes que residiamno Educandário Frei Roque Bis-cioni, sendo cuidados pela ONG(Organização Não Governamen-tal) Humanizar, foram transferi-

professor José Sant’anna, o 47.ºFefol (Festival Nacional do Fol-clore) repetiu o distanciamentode sua essência, ou seja, dosgrupos folclóricos e dos verda-deiros objetivos do folclorólogoreconhecido nacionalmente.

Durante o evento forammostradas 100 apresentaçõesno palco oficial. Destas, apenas39, ou seja, cerca de 40%, degrupos folclóricos, aqueles que

são chamados também por gru-pos autênticos.

Mas não foi somente o Fefolque foi desfalcado dos princi-pais artistas. Os shows quemarcaram o aniversário da ci-dade e a festa do peão tambémsofreram desfalques de artistaspor problemas de saúde.

Em março, uma cirurgia deúltima hora para a extração deum rim acabou tirando o can-

tor Chico Rey do show em co-memoração do 108.º aniversá-rio de fundação de Olímpia.

Já na festa do peão a ausên-cia foi de Marrone, da duplaBruno e Marrone. Segundo foidivulgado à época, desde o aci-dente de helicóptero sofrido emSão José do Rio Preto, o cantorvinha apresentado problemaspsicológicos.

ESVAZIANDO O EDUCANDÁRIO!“O juiz e a promotora visitaramo lugar e viram que não tem muro,não tem portão”.

Adolescentes tiveramque deixar Educandáriopor falta de segurançaFaltou dinheiro paraconstruir um muroque atendessedeterminações dajustiça.

dos para um novo endereço, nocentro da cidade, pela Secretariade Assistência e DesenvolvimentoSocial de Olímpia.

A mudança de endereço ocor-reu por causa da falta de segu-rança do Educandário de Olím-pia que fez com que a Vara daInfância e da Juventude pedisseàs prefeituras das cidades dacomarca que suspendessem oconvênio com a entidade e reti-rassem os quatro menores vivi-am no local.

Page 20: É Natal 2012 flip/jornalempdf_24_… · a quem às vezes, muitas vezes, falta o indispensável, re-cebe, nem que seja só no Natal, uma parcela da ge-nerosidade do outro, ex-posta

Sábado, 24 de dezembro de 2011- 20- RETROSPECTIVA 2011/LEGISLATIVO

HOMENAGEM AO “AMIGO”! Nico Jr. foi exonerado pelo Governo Federal cinco dias após ser homenageado.

Câmara dá título de cidadão a acusado de assédio moral no DNPMA homenagem foiproposta pelovereador AgnaldoMoreno.

DA REDAÇÃORainha das homenagens, em-

bora não tenha decisão própria,em abril a Câmara Municipal deOlímpia realizou sessão solenepara entrega do título de CidadãoHonorário de Olímpia ao entãochefe do 2º Distrito do Departa-mento Nacional de Proteção Mi-neral (DNPM), de São Paulo, ge-ólogo Enzo Nico Júnior(foto), queestava sendo acusado por seus co-legas de trabalho, de prática de as-sédio moral no departamento.

Porém, cinco dias após o DiárioOficial da União (DOU) publicoua exoneração do geólogo EnzoLuís Nico. Em Olímpia, Nico Júni-or foi o responsável pelo lacre im-posto aos poços de água do Par-que Aquático Thermas dos Laran-

jais, e por, em seguida, ter ajudadona solução do problema.

PAINEL DA DISCORDIA!O armário adquirido pelo ex-presidente Hilário Ruiz custou R$ 70 mil.

Ex-presidente da Câmara condenado a devolver dinheiro de painelFrancisco Ruizpode ter dedevolver mais de R$120 mil aos cofrespúblicos.

DA REDAÇÃOEm fevereiro saiu a primeira

decisão: o ex-presidente da Câ-mara de Olímpia Francisco Ro-que Ruiz (foto) foi condenadopor improbidade administrativae terá de devolver R$ 120,8 milaos cofres públicos. O dinheirofoi usado na compra de um pai-nel eletrônico para controlar avotação de vereadores na câma-ra municipal.

Em decisão datada de 4 defevereiro, o juiz da 3.ª vara de

Olímpia, Hélio Benedini Ravag-nani, julgou a compra irregulare condenou o ex-presidentetambém ao pagamento de mul-ta no valor de R$ 24 mil, o equi-valente a 20% do valor do pai-nel. No total, sem considerar ascorreções devidas, ele terá de de-volver ao erário R$ 144 mil.

Por outro lado, aproximada-mente dois anos depois do escân-dalo da aquisição do painel ele-trônico para a contagem de vo-tos de 10 vereadores, o legisla-

tivo local voltou a ser destaquepor causa da compra de um ar-mário eletrônico para a guardade documentos em arquivo, quecustou R$ 70 mil.

Page 21: É Natal 2012 flip/jornalempdf_24_… · a quem às vezes, muitas vezes, falta o indispensável, re-cebe, nem que seja só no Natal, uma parcela da ge-nerosidade do outro, ex-posta

- Sábado, 24 de dezembro de 2011 RETROSPECTIVA 2007/ESPORTE - 21

DESPEDIDA “NA BAIXADA SANTISTA” Embora com investimento modesto o alviceleste passou por três fases do campeonato.

Time olimpiensechegou na fase finaldo campeonato dasegunda divisãopaulista.

Olímpia FC fica com o oitavo lugar na “Segundona”

DA REDAÇÃONesta temporada de 2011 o

Olímpia terminou o campeonatoPaulista da Segunda Divisão emoitavo lugar, tendo passado portrês fases da competição e dispu-tando a fase decisiva do certame.O time campeão foi o Indepen-

DA REDAÇÃOO Campeonato Amador 2011

teve o Sorvetes Olmos como oCampeão da temporada ao ven-cer nos pênaltis o time do Jama-ica. A final aconteceu no estádioTeresa Breda, no dia 24 de julho,“Dia do Padroeiro” e contou coma presença de bom público.

A primeira etapa da partidaterminou sem abertura de conta-gem. No segundo tempo, aos 4minutos, Lúcio Olmos fez 1 a 0para o Sorvetes Olmos. O Jama-ica empatou aos 15 com chuteforte de Victor Prates. A partidaterminou aos 49 minutos do se-gundo tempo e a decisão foi pa-ra os pênaltis.

Na primeira cobrança o Sor-vetes Olmos desperdiçou comRogério Pereira batendo emcima do goleiro do Jamaica.Mas Ronaldo Souza também er-rou pelo Jamaica deixando tudoigual de novo no placar.

Gabriel Recco do Jamaica chu-tou na trave e o Sorvetes Olmosacabou vencendo nos pênaltis por4 a 3, faturando o troféu de cam-peão 2011 do Campeonato Ama-dor de Olímpia.

O jogador Táxi (Sorvetes Ol-mos), que já atuou em vários clu-bes profissionais, inclusive no

DA REDAÇÃOConquistando a terceira colo-

cação na Segunda Divisão nos 55ºJogos Regionais de Jales, Olímpianão conseguiu o acesso para aprincipal divisão do esporte regio-nal. Birigui, que ficou com aprimeira colocação e Fernan-dópolis com a segunda, conquis-taram o acesso. No total, Olím-pia conquistou 23 medalhas,sendo onze de ouro, quatro deprata e oito de bronze.

Quanto ao total de pontos con-DA

REDAÇÃOC o m

1.800 atletasinscritos foidisputada aCopa SãoPaulo 2011de Judô, dis-putada emabril, consi-derado omaior eventodesta modali-dade esporti-va do país. Ojudoca olim-piense, Lean-dro dos San-tos Ferrante(foto), par-ticipou dacompetição na categoria 81 quilos e ficou com a terceira colocação,conquistando a medalha de bronze.

dente de Limeira, que garantiuacesso juntamente com o Capi-variano, Barretos e Guaçuano.

Para participar deste campeo-nato o Olímpia fez parceria coma empresa rio-pretense Brumed

Esportes, que ficou responsávelpelo departamento de futebol.O primeiro treinador contratado

foi Parraga, que acabou pedin-do demissão antes do início docampeonato, tendo se transferi-do para o Independente de Li-meira, onde foi campeão.

Em seguida foi contratado otécnico Rúbio Alencar, que per-maneceu até quando faltavamtrês rodadas para o término daprimeira fase, quando o timeolimpiense corria risco de não seclassificar. A equipe foi assumi-da por Deto Pereira, que classifi-cou o time nas três fases.

No entanto, Pereira foi demitido

depois da goleada sofrida peloOlímpia FC, por 5 a1 para o Bar-retos, no estádio “Teresa Breda”,quando restavam três rodadaspara o encerramento do certame.Nas duas partidas finais o al-viceleste foi dirigido pelo auxiliarténico Douglas.

Durante campeonato os princi-pais destaques do time olimpienseforam o goleiro Klayton e o za-gueiro André, que ao final datemporada foram emprestado aoAmérica de Rio Preto, que disputa-rá a Série A-2, no ano de 2012.

É CAMPEÃO ! decisão foi disputada no dia 24 de junho.

Sorvetes Olmos é campeão doCampeonato Amador de 2011

Olímpia FC, ao final, emocionado,disse que encerrava ali a sua car-reira de jogador.

A equipe “Vem Comigo” levouo troféu de equipe mais bem dis-

JOGOS REGIONAIS!

Olímpia fica em terceiro epermanece na 2.ª divisãoBirigui em primeiroe Fernandópolis emsegundo, subirampara a primeiraDivisão. Olímpiaconquistou 23medalhas, sendo 11de ouro.

quistados por Olímpia, divulgadofoi 105. A classificação final daSegunda Divisão foi está: Birigui,Fernandópolis, Olímpia, PereiraBarreto, Tabapuã, Andradina, Ta-nabi e Castilho.

MEDALHASDE OUROAs atletas Simone Baldan e

Fernanda Santos Lopes, conquista-ram medalhas de ouro no tênis fe-minino. Mauro Pimenta Neto ga-nhou medalha de ouro no judômasculino, categoria meio leve eAna Silva ficou com ouro no ka-ratê feminino, categoria kumiteabsoluto.

No atletismo PCD (Portadoresde Deficiência), Olímpia conquis-tou sete medalhas. Donizete Ho-nório de Oliveira conquistou trêsmedalhas (arremesso de peso,lançamento de disco e lança-mento de dardo) Luan PerpetuoBertasi ganhou ouro nos 1.500

metros rasos e nos 100 metrosrasos para deficientes visuais. JáJéssica Aline de Carvalho, con-quistou ouro nos 800 metrosrasos e nos 100 metros rasospara deficientes visuais.

As medalhas de prata foramconquistadas por Nilton DonizeteCardoso nos 1.500 metros rasos,por Paulo Sérgio (50 metros nadolivre e 50 nado costa/ PCD) eAnderson Cezar de Freitas nokaratê masculino. Categoria ku-mite, até 60 quilos.

Na ginástica rítmica, LetíciaLuiza Camioto ganhou bronze noaparelho arco e Lorena de SouzaCarmo, categoria mãos livres.Pâmela ganhou bronze no tênisde mesa feminino e em dupla(Pamela e Gabriela. Também ga-nharam bronze o tênis masculino ejudô masculino, com AlissonFossalussa da Silva, como tambémo futsal masculino.

COPA SÃO PAULO

Leandro dos Santos Ferranteparticipou na categoria 81 kg

ciplinada. O jogador Lúcio Ol-mos, além de campeão peloSorvetes Olmos, foi também oartilheiro do campeonato com 5gols marcados.

Page 22: É Natal 2012 flip/jornalempdf_24_… · a quem às vezes, muitas vezes, falta o indispensável, re-cebe, nem que seja só no Natal, uma parcela da ge-nerosidade do outro, ex-posta

Sábado, 24 de dezembro de 2011 - 22 - RETROSPECTIVA 2011/JUSTIÇA

Acusado moravaem Olímpia há trêsanos.

ÁRIES – (21/03 a 20/04)As relações de trabalho vão pertur-

bar seu ritmo de vida, provocandocerta desorganização. Mesmo assim,é o momento certo para concluir as ta-refas que estão sob a sua responsabi-lidade.

TOURO – (21/04 a 20/05)Semana importante. Você mostrará

grande capacidade de atuação e per-severança para as coisas que lhe inte-ressam. Mas não deixe de agir comgentileza e senso de oportunidade.

GÊMEOS – (21/05 a 20/06)Fase positiva para expansão profis-

sional e material. Alguém em particularpode se opor ou tentar prejudicar oseu crescimento no trabalho, masisso não vai impedir a realização deprojetos.

CÂNCER – (21/06 a 21/07)O momento é de grande agitação

no trabalho e de muitas oportunidadespara ganhar dinheiro. O contato comoutros países ou com pessoas es-trangeiras está favorecido, podendoaté acontecer uma viagem.

LEÃO – (22/07 a 22/08)Que tal formalizar aquele compro-

misso? No campo das relações hu-manas, muitos dos seus projetos po-derão estar se realizando. Para solitá-rios, um amor do passado volta paraalegrar a vida.

VIRGEM – (23/08 a 22/09)Seu trabalho levará a envolver-se

com muitas pessoas diferentes e inte-ressantes e você vai se divertir, jáque adora novos conhecimentos. É

aconselhável cuidar bem da saúde.LIBRA – (23/09 a 22/10)Sua atenção estará mais voltada

para a família e as responsabilidadesdomésticas. É um bom momentopara cuidar da casa e das obrigaçõesjunto a seus pais e familiares.

ESCORPIÃO – (23/10 a 21/11)No trabalho, semana movimentada

e produtiva. Mostre sua capacidade enão se deixe influenciar. Uma fortealegria de viver está presente e muitobom para o amor.

SAGITÁRIO – (22/11 a 20/12)Seja persistente e organizado, fa-

zendo uma coisa de cada vez até o fi-nal. A paciência com as críticas doschefes e superiores lhe trará bons re-sultados.

CAPRICÓRNIO – (21/12 a 20/01)Procure ser um pouco mais autoritá-

rio no ambiente de trabalho. Não con-funda gentileza com intimidade. Maisno final do mês, tire alguns dias defolga, para entrar em 2012 com o pédireito.

AQUÁRIO – (21/01 a 20/02)Você está vivendo um grande impul-

so e entusiasmo para agir a favor desuas motivações e interesses pesso-ais. É o momento de livrar-se da inse-gurança, agindo com mais força.

PEIXES – (21/02 a 20/03)Ótimo dia para o romance e a

criatividade artística, assim comopara as atividades ligadas ao lazere à diversão. Você estará mais ex-pansivo e confiante para expressarseus sentimentos.

SEMANA DE 24/12/11 A 31/12/11

DA REDAÇÃODepois de cerca de três anos

de estar morando com a esposana rua 7 de Setembro, 29, emOlímpia, foi preso em julho ocomerciante Joel Davi Domin-gues, de 34 anos (foto), conde-nado a cerca de 22 anos de re-clusão pela justiça de Sorocaba.Em Olímpia ele usava documen-to falso em nome de David daSilva Santos, de 34 anos.

A prisão do comerciante fvolifeita pelos investigadores da dele-gacia de policia de Olímpia. Odelegado João Brocanelo Netodeclarou que suspeitou do co-merciante ao analisar os dadosde sua documentação apresen-tadas em um flagrante de em-briaguez ao volante.

O delegado estranhou o núme-ro do RG do Estado de São Pau-lo, por estar acima dos 50 milhõese também a habilitação ter sidoexpedida no Estado do Mara-nhão. Com isso, os investigadores

IDENTIDADE FALSA ! Joel Davi Domingues, usava nome falso de David da Silva Santos e trabalhava no ramo de motos.

Comerciante condenado a 22 anos é preso em Olímpia

iniciaram as diligências e aborda-ram o comerciante que acabouconfessando que utilizava docu-mentos falsos.

Joel Davi está condenado a21 anos por prática de homicí-dio na cidade de Sorocaba e ou-tra condenação de um ano equatro meses, por prática de re-ceptação. Depois de ter sido pre-so, o comerciante foi levado pa-ra a cidade de Sorocaba.

DA REDAÇÃOEm julgamento que teve menos

de cinco horas de duração, reali-zado no final de fevereiro noFórum de Olímpia, o réu MarcosRoberto da Silva, vulgo “Cancan”,foi condenado a 8 anos de reclu-são, em regime fechado. Ele é acu-sado de tentativa de homicídiocontra José de Alencar Dias, comtrês tiros de revólver.

O júri foi presidido pelo juiz dedireito Hélio Benedini Ravagnani.Como representante do Ministério

JUGAMENTO

“Cancan” é condenadoa oito anos de reclusãoMarcos Robertoda Silva eraacusado detentativa dehomicídio contraJosé de AlencarDias.

Público atuou o promotor JoséMárcio Rosseto Leite, que defen-deu a pronúncia de tentativa dehomicídio qualificada (medianterecurso que dificultou a defesa doofendido). A defesa feita pelo ad-vogado Florêncio Dutra requereua absolvição, alegando a inexis-tência do crime e, também, a des-classificação, tendo em vista quehouve somente disparo.

Ao final o corpo de jurados de-cidiu pela condenação. O réu queaguardou o julgamento preso re-tornou ao presídio de origem. Nãolhe foi concedido o direto de re-correr em liberdade. O crime foipraticado no dia 11 de abril de2010, na rua Antônio Benfati,525, no jardim Paulista. “Cancan”,também era acusado de porte ile-gal de arma.

Page 23: É Natal 2012 flip/jornalempdf_24_… · a quem às vezes, muitas vezes, falta o indispensável, re-cebe, nem que seja só no Natal, uma parcela da ge-nerosidade do outro, ex-posta

- Sábado, 24 de dezembro de 2011 RETROSPECTIVA 2011/JUSTIÇA - 23

JULGAMENTO MOVIMENTADO! O advogado de defesa Antônio Martins Correia acreditava na absolvição de seus clientes

Defesa recorre desentença de 18anos dos irmãoscondenados.

Irmãos foram condenados a quase 19 anos de reclusão

DA REDAÇÃOOs irmãos, o mototaxista

Alessandro Luis Souza da Concei-ção, de 25 anos e o açougueiroLeandro Souza Conceição, de 27anos, foram condenados a dezoitoanos e nove meses de reclusão emjulgamento realizado no mês pas-sado no Fórum de Olímpia.

Os irmãos foram condenadospor prática de homicídio tripla-mente qualificado (motivo torpe,emprego de meio cruel e medianterecurso que dificultou a defesa)praticado contra o almoxarifeJoão Carlos Fedato, de 52 anos.O crime aconteceu no dia 24 denovembro de 2009, na Cohab,em Olímpia.

Presidiu o julgamento o juiz dedireito Hélio Benedini Ravagnani.O Ministério Público foi represen-tado pelo promotor Gilberto Ra-

mos de Oliveira Júnior, que tevecomo assistente de acusação oadvogado Galib Jorge Tannuri.Foi defendida a integra da de-núncia de homicídio triplamentequalificado.

Já na defesa atuaram os advo-gados Antônio Martins Correia eGustavo Rosa Gonçalves, que ti-veram como assistente o advogadoNilton Velho. Os defensores alega-ram que o crime teria sido pratica-do apenas por Alessandro, vulgo“Nego” e que teria agido em legíti-ma defesa, pois entre outras coisasestava sendo ameaçado de mortepela vítima. Também para “Nego”foi defendida a tese de desclassifi-cação das qualificadoras.

Já quando ao réu LeandroConceição, os advogados de defe-sa alegaram que ele não partici-pou da execução do crime e simapenas tentou apartar a briga. Noentanto, o corpo de jurados, for-mado por quatro homens e trêsmulheres, acabou acatando a ín-tegra da denúncia, ou seja, que osdois irmãos praticaram o crime.

Leandro Souza Conceição, açougueiro e omototaxista Alessandro Luis Souza da Conceição

CONDENADO! Julgamento teve nove horas de duração.

Tribunal do Júri condena matadorde mecânico a 12 anos de prisãoMarcos AntônioFerreira Junior nãopoderá recorrer emliberdade.

DA REDAÇÃOEm julgamento realizado no

Fórum de Olímpia, em fevereiro,que teve nove horas de duração,Marcos Antônio Ferreira Júnior,de 22 anos, foi condenado a 12anos de reclusão em regime fe-chado. Também foi negado aoréu o direito de recorrer em liber-dade, pelo juiz presidente do júriHélio Benedini Ravagnani.

Marcos Ferreira é acusado deter assassinado o mecânicoEduardo Roberto de Toledo comtrês golpes de faca, no dia 16de fevereiro do ano passado, naestrada do “Picadão”. Ele teve aprisão preventiva decretada eaguardou o julgamento encar-cerado no CDP-Centro de De-tenção Provisória de RibeirãoPreto.

Page 24: É Natal 2012 flip/jornalempdf_24_… · a quem às vezes, muitas vezes, falta o indispensável, re-cebe, nem que seja só no Natal, uma parcela da ge-nerosidade do outro, ex-posta

Sábado, 24 de dezembro de 2011 -24- RETROSPECTIVA 2011/POLÍCIA

ASSASSINATO EM SEVERÍNIA

Dupla é acusada de agredire matar mulher em Severínia

DA REDAÇÃOO aposentado Jair Garcia, de

67 anos, foi apontado pelosacusados do assassinato de Ma-ra Lúcia Brito, de 29 anos, comosendo quem consumou o crimepraticado no último dia 23 dejunho em Severínia. JandersonRodrigues da Cruz, de 23 anos eLuan Amaral Arruda, de 20 anos,moradores em Severínia, confessa-

ram que estiveram com a vítimana casa dela e a agrediram, mas,que quando deixaram a residên-cia, ela ainda estava viva.

Segundo o delegado CezarAparecido Martins, que comandouas investigações que esclarecerameste caso, Janderson e Luan fo-ram indiciados no inquérito polici-al, como os autores do crime. Já oaposentado Jair Garcia foi arrola-

do como testemunha.De acordo com o delegado Ce-

zar Martins, os acusados foramidentificados através de imagensdo monitoramento do recinto daFesta do Peão de Severínia, quemostra os acusados saindo comMara Lúcia do local. Uma teste-munha afirmou que eram eles queforam vistos saindo da casa da ví-tima na madrugada do crime.

MAIS UM! Segundo assassinato foi praticado em Rio Preto.

Menor que assassinou Ruiz matarapaz de 18 anos em Rio PretoDepois do latrocínioem Olímpia, oadolescente não foiinternado pelajustiça olimpiense.

DA REDAÇÃODois meses e meio depois de ter

confessado ter assassinado comum tiro de revólver o comercian-te Francisco Basílio Ruiz (foto àesquerda), de 50 anos, mais co-nhecido como “Chiquinho Ruiz”,em Olímpia, e não tendo a inter-nação decretada pela justiça lo-cal, o adolescente D.V.C.J., de17 anos, voltou a matar, destavez em São José do Rio Preto.

O crime em Rio Preto foi prati-cado pelo adolescente no dia 14deste de maio, por volta das 22h-30, nas proximidades de um barna rua Jaguaré, defronte ao nú-mero 626, no jardim Jaguaré, emSão José do Rio Preto. Ele matoucom golpes de faca Cássius Maciel,de 18 anos, que residia na vilaClementina, naquela cidade. A ví-tima tinha envolvimento com dro-gas e furtos.

LIBERDADE EM OLÍMPIA

O latrocínio praticado pelomenor em Olímpia foi na noitede 1º de fevereiro, sendo que apolícia descobriu a autoriadezesseis dias depois. Também,por não estar em estado deflagrância, depois do menor terprestado depoimento na delega-cia de Olímpia, o delegado JoãoBrocanello Neto requisitou suainternação a justiça de Olímpia etambém a prisão preventiva de seucúmplice, André Amorim da Silva,de 27 anos, vulgo Neguinho”.

No entanto, a justiça de Olím-pia decretou apenas a prisão pre-

ventiva de “Neguinho” (foto à di-reita), que foi preso no último dia3 de maio e continua encarcera-do. O menor não teve a internaçãodecretada.

O LATROCÍNIOO comerciante “Chiquinho Ruiz”

foi morto em Olímpia com umtiro na boca, disparado por um re-vólver calibre 22, quando chegavacom seu veículo no portão da ga-ragem de sua casa na rua GeneralOsório, esquina com a 7 de Setem-bro. O menor confessou ter sidoele quem atirou, alegando que ocomerciante reagiu ao roubo.

HOMICÍDIO Crime foi praticado no bar do Breu.

Lavrador mata madeireirocom tiro de espingarda 12

O acusado José deAssis Batista,prestou depoimentoe foi liberado.

que estava emseu carro edesferiu umúnico tiro edepois fugiu.Indagado pelo

delegado sobre a arma, uma es-pingarda calibre 12, José Batistadeclarou que estava carregando,pois tinha medo de ser agredido ehumilhado novamente. Solimar ébem mais forte do que Batista.

O motivo do crime, segundoJosé Batista, foi a desavença entreeles, motivada pelo fato de So-limar estar morando com sua ex-mulher Maria de Fátima.

O crime foi praticado por voltadas 18h30 do dia 31 de julho, nointerior do Bar do Breu, na ruaLuiz Gonzaga da Costa, noCDHU, em Cajobi. Segundoapurado, José Batista chegouem seu carro Fiat Uno e efe-tuou o disparo de espingarda,calibre 12, que atingiu a altu-ra da boca do madeireiro, quemorreu no local.

DA REDAÇÃO lavrador José

de Assis Batista, de50 anos, é acusadode ter assassinado omadeireiro SolimarAntônio Paiola, de 52, com um tirode espingarda calibre 12 na boca, nofinal do mês de julho em Cajobi.

O acusado se apresentou espon-taneamente, acompanhado de seuadvogado e como já não estavaem estado de flagrância, depoisdo depoimento foi liberado. JoséBatista alegou que há cerca de 15dias antes do crime foi agredidopor Solimar, tendo tido seu rostoesfregado no asfalto, quando sesentiu muito humilhado. Contou,também, que neste período foisempre seguido por Solimar, queameaçava agredi-lo novamente.Afirma o acusado que no dia docrime encontrou com Solimar, poracaso, no bar e achou que fosse seragredido novamente.

Com isso, segundo o depoimen-to, Batista disse que pegou a arma

Page 25: É Natal 2012 flip/jornalempdf_24_… · a quem às vezes, muitas vezes, falta o indispensável, re-cebe, nem que seja só no Natal, uma parcela da ge-nerosidade do outro, ex-posta

- Sábado, 24 de dezembro de 2011 RETROSPECTIVA 2011/ POLÍCIA - 25

LATROCÍNIO OU HOMICÍDIO? O pedreiro Valdir Reis Rocha foi assassinado com um tiro de espingarda calibre 12.

A autoria dolatrocínio ouhomicídio aindanão foiesclarecida pelapolícia.

Ladrões matam pedreiro em roubo na “Casinha Branca”

DA REDAÇÃOO pedreiro Valdir Reis Rocha,

de 30 anos, foi assassinado duran-te uma suposta tentativa de assal-to no final da noite do dia 25 denovembro, por volta das 23h40, no

quilômetro 448 mais 200 metrosda Rodovia Armando de SallesOliveira, SP-322, nas proximidadesdo trevo com a Assis Chateau-briand, SP-425, num estabeleci-mento comercial conhecido por “Casinha Branca”, na zona ruraldo município de Olímpia.

De acordo com o que se infor-mava na polícia, o pedreiro mor-reu vítima do segundo latrocínioregistrado na cidade em 2011.Consta que durante um assaltopraticado por três elementos, ele

levou um tiro de espingarda calibre12 no peito e faleceu no local. Osoutros dois bandidos estavam ar-mados com revólveres.

Segundo as informações, quan-do os bandidos chegaram encapu-zados exigindo o dinheiro que es-tava no caixa, havia 11 pessoasno local, sendo sete mulheres equatro homens, entre eles o pe-dreiro que foi baleado. A PolíciaMilitar foi informada do assalto eque as mulheres eram reféns dosbandidos. Inicialmente a ocorrên-

cia foi atendida pelos policiaiscabo Ladário e soldado Fernando.

O latrocínio, assalto seguido demorte, foi praticado por três ele-mentos, um de cor negra e doisbrancos, sendo que o que estavaarmado com a espingarda calibre12 efetuou dois disparos.

Um deles atingiu o peito do pe-dreiro e outro uma máquina demúsicas que há no local. De acor-do com a polícia, a gerente, a co-merciante Vanessa Silveira Morei-ra, de 32 anos de idade, moradora

em São José do Rio Preto, nãosoube informar o valor precisoque os bandidos levaram.

Mas, segundo ela, no caixahavia entre R$ 200 e R$ 300.Após o assalto os ladrões fugi-ram para o meio do mato. Mascom apoio da Força Tática deBarretos, a Polícia Militar damicrorregião realizou diligênciase acabou detendo dois suspeitos,que negam ter participado docrime. A autoria do latrocínionão foi esclarecida pela polícia.

ALTAIR ABALADA! Advogado Galib Jorge Tannuri afirmou que seu cliente é inocente e que se trata de um caso passional.

Comerciante Milton é acusado de duplo homicídio em Altair

O comercianteMilton Antônio daSilva é acusado dematar sua ex-mulher ElaineCristina de Lima eseu atual namoradoSandro AparecidoPereira, em Altair.

DA REDAÇÃOO comerciante Mil-

ton Antônio da Silva,de 49 anos, não parti-

cipou da reconstituição do duplohomicídio do qual é acusado, rea-lizado em julho em Altair. O advo-gado Galib Jorge Tannuri afirmouque seu cliente é inocente e que setrata de um caso passional.

A reconstituição realizada emAltair foi comandada pela dele-gada Débora Nobrega AbdalaQueiroz, que preside o inquéritopolicial que apura o crime quefoi praticado em julho.

O comerci-ante é acusa-do de ter assas-sinado comoito tiros depistola 380 suae x - m u l h e rElaine Cristinade Lima, de 36anos e seu atu-al namorado(primo primei-

ro) Sandro Aparecido PereiraSaim, de 25 anos (foto à esq).

O advogado Galib Tannuri jus-tificou sua posição de não concor-dar com a participação de seu cli-ente na reconstituição, argumen-tando que a Constituição Federalgarante ao acusado o direito denão produzir provas contra elemesmo.

Quanto ao acusado não terparticipado da reconstituição, oescrivão Diogo, da delegacia depolícia de Guarci disse que é umdireito que ele tem. Mas, o comer-

ciante Milton da Silva, que estápreso na cadeia pública de Bar-retos, foi levado ao local do cri-me, onde acompanhou a recons-tituição no interior de uma via-tura da Polícia Militar.

O duplo homicídio em Guaracifoi praticado no interior da loja deutilidades de Elaine Cristina. Elarecebeu seis tiros e Sandro Saimdois. Os disparos teriam sido pre-senciados por duas filhas do casal

(Milton e Elaine). O comercantepossui um hotel restaurante, namesma rua onde Elaine, tinhaseu estabelecimento comercial,distante um do outro, cerca detrinta metros.

Page 26: É Natal 2012 flip/jornalempdf_24_… · a quem às vezes, muitas vezes, falta o indispensável, re-cebe, nem que seja só no Natal, uma parcela da ge-nerosidade do outro, ex-posta

Sábado, 24 de dezembro de 2011 -26 - RETROSPECTIVA 2011/POLÍCIA

FUGA DE PRESOS 47 presos estavam encarcerados naquela cadeia no dia da fuga. A capacidade era para 16.

11 presos fugiram da cadeia de Severínia

DA REDAÇÃOOnze presos fugiram durante

a madrugada da cadeia públicade Severínia no início de março.A fuga foi descoberta apenaspor volta das 7 horas da manhã.O delegado seccional de Barre-tos, João Osinski Júnior, abriusindicância para investigar su-

Fuga aconteceudurante amadrugada.

posta facilitação de fuga porparte do carcereiro.

No momento da ação dos fu-gitivos, havia apenas um carce-reiro de plantão, que alega nãoter ouvido o barulho das serrase a movimentação dos presos. Acadeia, na madrugada da fuga,estava abrigando 47 detentos,enquanto sua capacidade nor-mal é para apenas 16.

Os presos serraram quatro gra-des de duas celas, o alambrado dopátio e utilizaram uma “Tereza”

(corda improvisada com lençóis)para ganharem a rua. Em umacela estavam 12 presos e seis fugi-ram. Na outra, também estava omesmo número de presos, tendofugido apenas cinco.

CADEIAS FORAMDESATIVADASPor decisão e determinação do

delegado João Ozinsk , da delega-cia Seccional de Barretos, emmaio, foram removidos todos osdetentos que estavam encarcera-dos na cadeia pública de Altair e

grande parte dos presos que esta-vam encarcerados na cadeia públi-ca de Severínia. A operação foi de-finida pelo seccional como “ade-quação do sistema prisional daárea da delegacia de Barretos”.

Embora todos os presos queestavam encarcerados em Altairtenham sido removidos, o dele-gado Ozinsk, declarou que a-quela cadeia não está desati-vada. Também os detentos dacadeia de Severínia foram remo-vidos, mas apenas uma parte.No entanto, o delegado secci-onal não quis falar em númerosde presos e nem para onde fo-ram transferidos, alegando mo-tivo de segurança dos presos eda administração.

O delegado João Ozinsk justifi-cou as remoções alegando que oobjetivo é de preservar a dignidadedos presos, respeitando os princípi-

os constitucionais da dignidade dapessoa humana e que está aguar-dando uma solução para o sistemaprisional com as inaugurações deCDPs nos próximos meses.

Sobre as três fugas de presosacontecidas nas duas cadeias em

abril, mês anterior a remoção,(duas na cadeia de Severínia euma em Altair), o delegado sec-cional declarou que “foi uma luzvermelha que se acendeu paramostrar a superpopulação car-cerária”, concluiu o delegado.

Page 27: É Natal 2012 flip/jornalempdf_24_… · a quem às vezes, muitas vezes, falta o indispensável, re-cebe, nem que seja só no Natal, uma parcela da ge-nerosidade do outro, ex-posta

- Sábado, 24 de dezembro de 2011 RETROSPECTIVA 2011/POLÍCIA/TRÁFICO - 27

OPERAÇÃO QUEBRA PEDRA Investigações partiram da prisão de Paraná em junho com mais de três quilos de droga.

Polícia prende 15 com mandados de prisão por associação ao tráfico

DA REDAÇÃOA Polícia Civil de Olímpia, com

18 policiais civis, incluindo dascinco cidades da comarca, e 10viaturas, cumpriu vários man-dados de prisões expedidos pelojuiz da 3.ª Vara local, HelioBenedine Ravagnani, contra 15pessoas acusadas de tráfico ouassociação ao tráfico de drogasna cidade.

Entre elas foram presas trêsque têm laços familiares com Gil-berto da Silva, vulgo Paraná, de35 anos de idade, preso em fla-grante em companhia de FlávioCorreia Branco, de 36 anos, nodia 16 de junho deste ano, fatoque deu início às investigaçõesque levaram a polícia a requereros 22 mandados de prisão pre-ventiva à justiça.

Ligadas familiarmente aParaná foram presas: ValquíriaTeodoro dos Santos Franco, de34 anos; Natália de Fátima dosSantos Souza, 26 anos; eGabriela de Fátima dos Santos,de 25 anos, que são, respectiva-mente, tia, cunhada e esposa.

DA REDAÇÃOUma operação conjunta entre

policiais civis de Olímpia e Brotas,em julho, culminou com a prisãodo casal Luiz Antônio Pereira, o“Washington Peão”, (foto) de 37anos e Rita de Cássia SouzaAlmeida, a “Ritinha”, de 24 anos.Os dois estão com as prisões pre-ventivas decretadas pela justiça deOlímpia, acusados de tráfico e as-sociação ao tráfico de drogas.

O casal foi preso no interior dacasa que moravam no centro deBrotas, na rua Elizeu Lourenço. Os

Também foram presos: Van-derlei Cristiano Machado, vulgoPitoco, de 43 anos, que é pai dovulgo Deco, também acusadode tráfico de drogas; MárcioAlves Miranda, vulgoMarquinhos Gordo, de 33 anos;Antônio Alfredo FurquimJúnior, vulgo Furquim ou Nenê,de 19 anos; Antônio PerpétuoSartorélio, vulgo Nininho, de 34anos; Marcio José Alves de Sou-za, vugo Marcinho do Taco, de35 anos; Julio Cesar Galeti, vulgoGaleti, de 21 anos; WellingtonCésar de Brito, vulgo Nego, de 27anos; Genildo Pereira Fontinelli,vulgo Baianinho, de 26 anos;Carla Priscila da Silva, de 28anos; Fabiano Rodrigo Matheus,30; Selma Cristina da SilvaTeixeira, 34; e Ricardo RodrigoPereira, de 27 anos.

Consta que foram expedidos19 mandados de prisão preventi-va pelo juiz Hélio Benedine Rava-gnani, do total de 22 requisitadospelo delegado João BrocanelloNeto, titular da Delegacia de Po-lícia de Olímpia.

RECAPTURADO! “Washington Peão” e suaesposa “Ritinha” alugaram uma casa e utilizavam nomes falsos.

“Washington Peão” e esposa são recapturados em Brotas“Peão” utilizavadocumentos falsoscom o nome deEudes Soares dosSantos e “Ritinha”,se passava porAmanda MontavamAtolini.

investigadores olimpienses Dirceu,Lourenço e Dênis, com o apoio depoliciais civis de Brotas, foram atéa casa e prenderam os procurados,que não reagiram. Na casa, os po-liciais apreenderam vários extratosbancários, um notebook e um veí-culo Gol, ano 96, verde, com placade Olímpia. Na casa, além do ca-sal, estava a filha menor deles.

Segundo informações da polí-cia, “Washinton Peão” e “Ritinha”estavam morando naquela cidadecomo um casal comum. “Peão”utilizava documentos falsos com onome de Eudes Soares dos Santose “Ritinha”, se passava por Aman-da Montavam Atolini. De acordocom a polícia, recentemente, “Wa-shington” chegou a ser abordadopela polícia rodoviária de SãoCarlos, dirigindo embriagado,mas depois de apresentar os docu-mentos falsos, foi liberado.

O delegado João Brocanelo

Neto, que co-mandou as in-v e s t i g a ç õ e spara recapturar“Washington” esua esposa, nãorevelou comoeles foram en-contrados, ape-nas enaltecendoo trabalho reali-zado pela suaequipe de inves-tigadores.

“WashingtonPeão”, segundoo delegado, estácom a prisãopreventiva de-creta, pois é acusado de envol-vimento com os 85 quilos de ma-conha aprendidos pela polícia deOlímpia, em outubro do ano pas-sado, no sítio São José, no bairroCampo Alegre. Ele fugiu da cadeia

de Barretos, em fevereiro desteano, juntamente com outros 43detentos. Já Ritinha, também tevea preventiva decretada, pela acu-sação de tráfico e associação aotráfico.

Page 28: É Natal 2012 flip/jornalempdf_24_… · a quem às vezes, muitas vezes, falta o indispensável, re-cebe, nem que seja só no Natal, uma parcela da ge-nerosidade do outro, ex-posta

28 - RETROSPECTIVA 2011/POLÍCIA/TRÁFICO Sábado, 24 de dezembro de 2011 -

DESMANTELANDO O TRÁFICO Investigações levaram à prisão várias dezenas de traficantes e associados ao tráfico.

Polícia passa o ano prendendo traficantesAs principais ações das polícias, tanto civil como militar, durante

o ano que passou se deu com a prisão de traficantes, desde os pe-quenos até chamados líderes do tráfico local. Na polícia militar fo-ram dezenas de prisões e apreensões de drogas e um ponto negati-vo a destacar: o crescimento vertiginoso do número de menoresenvolvidos e o aumento desenfreado do consumo do crack.

Pelos lados da polícia civil, as investigações, principalmente escutastelefônicas levaram à prisão várias dezenas de traficantes e associa-dos ao tráfico através do pedido e cumprimento de prisões preventi-vas. Destaque para as prisões de Washington Peão, Paraná e, já no fi-nal do ano, de Oscarzinho que chegou a movimentar aproximadamen-te 30 quilos de droga que eram comercializadas em Goiás.

DA REDAÇÃOGilberto Silva, vulgo Paraná, de

35 anos de idade, foi preso em fla-grante em junho junto com seucomparsa Flávio Correia Branco,de 36 anos. Ele é apontado pelapolícia de estar ocupando o ”filão”deixado pelo traficante Luís Antô-nio Pereira, vulgo WashingtonPeão, que está preso.

De acordo com Brocanello, o

PODANDO CABEÇAS Traficante era apontado como ocupando o “filão” deixado pelo traficante Washington Peão.

Polícia Civil prende “Paraná” acusado de chefiar tráfico

A droga estavaescondida dentrodo tanque decombustível.

embasamento jurídico no flagran-te realizado na quinta-feira foi oartigo 33, que é o tráfico e o 35que é associação ao tráfico, da Lei11.343, sobre o combate ao entor-pecente. Eles foram encarceradosna cadeia pública de Barretos.

Paraná, por já ter duas conde-nações por tráfico de drogas e játer cumprido pena durante seteanos em cadeia e penitenciáriasdo Estado de São Paulo, foi en-quadrado também no artigo 61,do inciso 1.º do Código Penal,que reconhece a reincidência es-pecífica que é uma agravantepara a pena.

INVESTIGAÇÃOE ABORDAGEMO delegado contou que a polí-

cia vinha trabalhando a mais deseis meses no encalço do Paraná,fazendo trabalho de inteligência,campanas. Houve alguns acompa-nhamentos e até tentativas frus-tradas em que acreditavam que es-tava ocorrendo a possibilidade daentrega ou transporte da droga.

Paraná foi preso próximo dotrevo de Guaraci, com grandequantidade de cocaína escondidasdentro de “bexigões” que estavamdentro do tanque de combustíveldo carro que estavam utilizando.

Flávio C. Branco e Gilberto da Silva (Paraná) foram presos com mais de três quilos dedrogas que estavam no interior do tanque de combustível de um veículo VW Parati.